Vacina Febre Amarela Stamaril Sanofi
Descrição do produto
Para que serve?
É indicada para a imunização ativa contra a febre amarela para adultos e crianças acima de 9 meses de idade.
STAMARIL® também é indicada para:
- Pessoas que vivem, viajam ou passam por uma área endêmica;
- Pessoas não vacinadas que se deslocam de uma área endêmica para uma área não endêmica potencialmente receptiva;
- Trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infecciosos
Quais doenças ela previne?
STAMARIL® previne contra a febre amarela.
A febre amarela é uma arbovirose causada por um vírus da família Flaviviradae, do gênero Flavivirus, transmitida ao homem por picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A forma clássica da doença caracteriza-se por um quadro íctero-hemorrágico, com comprometimento hepático, renal, miocárdico, neurológico e hemorrágico, com elevada letalidade. O período de incubação, no homem, é cerca de três a seis dias após a picada do Aedes aegypti. O paciente infectado é infectante para os mosquitos cerca de 24 a 48 horas antes do início dos sintomas e de três a cinco dias após o início da doença. O período de incubação no Aedes aegypti (período de incubação extrínseco) dura, em média, de nove a 14 dias, e este poderá transmitir o vírus da febre amarela por toda a vida, que é cerca de três a quatro meses
Quando tomar?
A sociedade brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro dessa vacina para crianças e adolescentes.
Para crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos,
A partir de 5 anos: O PNI disponibiliza dose única. A SBIm, no entanto, recomenda que uma segunda dose pode ser considerada, de acordo com o risco epidemiológico, pois não há consenso sobre a duração da proteção conferida e existe a possibilidade de falha vacinal;
Contraindicação:
STAMARIL® não deve ser administrada em:
- Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a ovos, a proteínas de galinha ou a qualquer componente da vacina, ou em pacientes com histórico de reação alérgica grave após a administração de dose anterior de STAMARIL® ou de uma vacina que contenha os mesmos componentes.
- Pacientes com imunodeficiências congênitas ou adquiridas que prejudicam a imunidade celular, incluindo as terapias imunossupressoras, como quimioterapia ou doses elevadas de corticosteroides sistêmicos, ou qualquer outro medicamento, incluindo biológicos com propriedades imunossupressoras ou imunomoduladoras conhecidas.
- Pacientes com histórico de doença do timo (incluindo a miastenia grave, timoma) ou timectomia. A timectomia e a doença do timo tem sido identificadas como potente influência no desenvolvimento da doença viscerotrópica associada à vacina febre amarela. O histórico de transtornos do timo deve ser questionado, antes de administrar a vacina febre amarela. Meios alternativos de prevenção nestes pacientes devem ser considerados.
- Pacientes sintomáticos infectados pelo HIV.
- Pacientes assintomáticos infectados pelo HIV quando acompanhado de evidências de função imune prejudicada.
- Crianças menores de 6 meses de idade devido ao risco de encefalite.
A administração de STAMARIL® deve ser adiada em caso de febre moderada ou grave e doenças agudas.
Pode ter alguma reação?
Os efeitos colaterais da vacina FEBRE AMARELA STAMARIL SANOFI são bastante individuais, mas as reações mais comuns são:
- Astenia (diminuição da força física);
- Febre;
- Náusea e vômitos;
- Erupções cutâneas;
- Mialgia (dor muscular);
- Dor e sensibilidade no lugar da aplicação.
Resolução da Anvisa:
De acordo com resolução da Anvisa RDC nº 197, Art. 14, Parágrafo único, a dispensação da vacina deve necessariamente estar vinculada à sua administração.
IMPORTANTE:
Você não receberá nenhum produto físico além do cupom fiscal. Este processo garante a você a realização da aplicação da vacina na loja Panvel escolhida por você.
A aplicação é feita em loja, você pode realizar o agendamento aqui.