Tropinal 20 Comprimidos
Descrição do produto
O que é o Tropinal?
O Tropinal é um medicamento indicado para o alívio de dores de origem espasmódica, como as cólicas menstruais, gástricas e intestinais. Com formulação que combina ação analgésica e antiespasmódica, o Tropinal comprimido atua no relaxamento da musculatura lisa e no controle da dor, oferecendo um efeito rápido e eficaz.
Composição do Tropinal
- Dipirona monoidratada – 300 mg
- Butilbrometo de escopolamina – 6,5 mcg
- Bromidrato de hiosciamina – 104 mcg
- Metilbrometo de homatropina – 1 mg
- Excipientes: estearato de magnésio, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica
Superdose do Tropinal: o que fazer?
Em caso de ingestão de uma quantidade maior do que a recomendada de Tropinal, podem ocorrer sintomas de efeitos anticolinérgicos. O tratamento da intoxicação pode exigir monitoramento clínico intensivo e medidas específicas para controle das complicações. Em qualquer suspeita de superdose, recomenda-se procurar atendimento médico imediato e levar a embalagem ou bula do medicamento.
Para que serve e como funciona o Tropinal?
O Tropinal é indicado para tratar cólicas de diferentes origens, como as do trato gastrointestinal, vias biliares e trato genito-urinário, além de ser um coadjuvante no tratamento das anexites. Sua ação analgésica e antiespasmódica é resultado da combinação dos seus princípios ativos, que atuam no alívio da dor e na redução dos espasmos musculares.
Contraindicações do Tropinal
O uso do Tropinal é contraindicado para:
- Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula
- Pessoas com histórico de asma induzida por analgésico
- Pacientes com glaucoma, insuficiência hepática e/ou renal
- Pessoas com discrasias sanguíneas
- Gestantes e lactantes (salvo orientação médica)
Como usar o Tropinal?
A dose média recomendada é de 1 a 2 comprimidos de Tropinal, administrados três vezes ao dia, ou conforme orientação médica. O uso deve ser feito por via oral.
O que fazer se eu esquecer de usar o Tropinal?
Caso se esqueça de tomar uma dose do Tropinal, continue o tratamento normalmente no horário da próxima dose. Não é recomendado dobrar a dose para compensar a anterior.
Cuidados ao usar o Tropinal
É importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tropinal, pois pode potencializar efeitos adversos. Pacientes devem ter cautela ao realizar atividades que exigem atenção, como dirigir, devido à possibilidade de tontura, sonolência ou alterações visuais. Caso os sintomas persistam ou piorem, é necessário reavaliar a condição com um profissional da saúde.
Interações medicamentosas com o Tropinal
O Tropinal pode ter seus efeitos potencializados pelo álcool. Embora a bula não mencione interações com outros medicamentos específicos, recomenda-se sempre informar ao médico todos os fármacos em uso para avaliar possíveis interações.
Efeitos colaterais do Tropinal
Os efeitos colaterais do Tropinal podem incluir:
- Hipersensibilidade (ex: agranulocitose, leucopenia, choque, reações cutâneas)
- Distúrbios como sonolência, confusão, tontura, perda de memória
- Distúrbios gastrointestinais, secura na boca, constipação
- Alterações oculares como fotofobia e perda da acomodação
Como guardar o Tropinal?
O Tropinal deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegido da luz e da umidade, e em sua embalagem original. Mantenha fora do alcance de crianças.
Conheça outros produtos relacionados à subcategoria Cólicas na Panvel Farmácias e encontre tudo o que precisa para o alívio das dores espasmódicas!