Tetraciclina 500mg 12 Cápsulas Prati Donaduzzi Genérico
Descrição do produto
O que é Tetraciclina 500 mg?
O Cloridrato de Tetraciclina é um antibiótico, geralmente indicado para tratar infecções bacterianas originárias de microrganismos que são sensíveis à Tetraciclina.
Composição da Tetraciclina 500 mg
Cada cápsula de Tetraciclina dura contem:
Cloridrato de tetraciclina: 500 mg.
Excipientes: dióxido de silício, talco, laurilsulfato de sódio e estearato de magnésio.
Superdose da Tetraciclina 500 mg: o que fazer?
Não há registros de casos com superdosagem, porém, se ocorrer e houver algum sintoma evidente, procurar ajuda médica imediatamente.
Para que serve e como funciona a Tetraciclina 500 mg?
O medicamento é um tipo de antibiótico da classe das tetraciclinas e age inibindo o desenvolvimento das bactérias no corpo. Dessa forma, o Cloridrato de Tetraciclina consegue combater uma variedade de microrganismos, impedindo que as bactérias se multipliquem.
Além disso, o medicamento também pode ser usado para o tratamento de:
- Acne vulgaris;
- Infecção geniturinária;
- Tifo;
- Sífilis;
- Otite média, entre outros.
Contraindicações da Tetraciclina 500 mg
As contraindicações ao uso das cápsulas de Tetraciclina são:
- Pessoas com hipersensibilidade às tetraciclinas;
- Mulheres que estão amamentando;
- Grávidas;
- Crianças menores de 8 anos;
- Pessoas alérgicas ao corante amarelo.
Como usar a Tetraciclina 500 mg?
O Cloridrato de Tetraciclina deve ser ingerido com água. Outras recomendações sobre como usar o medicamento são:
- Recomenda-se que a Tetraciclina de 500 mg seja consumida a cada 12 horas;
- A orientação é que o tratamento com o Cloridrato de Tetraciclina tenha uma duração de 3 semanas e, a partir disso, a dose seja reduzida gradualmente ou em dias alternados;
- O uso do medicamento para o tratamento de doenças específicas, deve ser alinhado com um médico, pois podem ser receitadas doses e um tempo de tratamento diferentes para cada quadro clínico.
O que fazer se eu esquecer de usar a Tetraciclina 500 mg?
Ao esquecer de administrar o medicamento, tomar a dose esquecida imediatamente. Porém, se a dose em questão for próxima do horário da dose seguinte, respeitar o cronograma e ingerir a quantidade regular.
Importante: Não ingerir duas doses ao mesmo tempo, a fim de suprir a dose esquecida. Isso pode desencadear excesso do medicamento no organismo.
Cuidados ao usar a Tetraciclina 500 mg
A Tetraciclina pode causar algumas reações, portanto, exige alguns cuidados durante o seu uso. Confira, a seguir, quais são elas:
- O Cloridrato de Tetraciclina pode comprometer a formação óssea, o que inclui: descoloração dos dentes, formação dentária, hipoplasia do esmalte, além de se depositar nas unhas. Por isso, a orientação é que o medicamento não seja consumido por crianças menores de 8 anos;
- O remédio não deve ser consumido por grávidas que estejam na segunda metade da gestação, podendo causar descoloração e hipoplasia, e inibição do crescimento linear do esqueleto do feto;
- Mulheres que estão amamentando podem transmitir a ação do medicamento para o bebê através do leite, causando os mesmos problemas que citados no item anterior;
- Pode haver fotossensibilização da pele caso o paciente exponha-se excessivamente ao sol; então, é importante evitar durante o período de administração do medicamento;
- O uso da Tetraciclina pode gerar alterações em alguns exames laboratoriais, como: alterações na concentração de ureia sérica, por exemplo.
Interações medicamentosas
Estes são alguns dos efeitos em tomar outros medicamentos com a Tetraciclina de 500 mg:
- O uso da Tetraciclina com alguns tipos de remédios pode diminuir a absorção de alguns componentes dos mesmos, como: antiácidos, suplementos de cálcio, salicilatos de colina e magnésio, ferro e laxantes contendo magnésio;
- A colestiramina também é um medicamento pode ter sua absorção diminuída se administrada em conjunto com a Tetraciclina;
- Durante o período de tratamento, os contraceptivos orais ficam com a sua eficácia comprometida;
- Ao usar o medicamento, será necessário monitorar o nível de glicose no sangue, já que a Tetraciclina pode reduzir a necessidade que organismo tem de insulina;
- A absorção gastrintestinal das tetraciclinas pode ser comprometida se a pessoa estiver usando concomitantemente a cimetidina.
Para conhecer outros tipos de interações medicamentosas que podem impactar ou ser impactadas pelo consumo do Cloridrato de Tetraciclina, buscar mais detalhes na bula do medicamento.
Efeitos colaterais da Tetraciclina 500 mg
A Tetraciclina pode gerar alguns efeitos colaterais significativos, como:
- Reação alérgicas: alterações na pele, descoloração do dente e hipoplasia do esmalte;
- Efeitos gastrintestinais: náuseas, vômitos, diarreias e queimação epigástrica;
- Não é uma regra, mas pode ocorrer: escurecimento ou descoloração da língua, colite pseudomembranosa, pigmentação da pele e da membrana mucosa e fotossensibilização.
Como guardar a Tetraciclina 500 mg?
Algumas orientações para guardar o medicamento da forma correta:
- Manter em temperatura ambiente, longe do sol e umidade;
- Preservar na embalagem original;
- Sempre observar o aspecto do medicamento: as cápsulas são gelatinosas, nas cores amarela e preta. Se a aparência das cápsulas for diferente disso, não consumir.
Cuidados gerais
Outros pontos de atenção e cuidados gerais com a Tetraciclina são:
- Observar a data de validade do medicamento e não consumir o produto após o vencimento;
- Manter o medicamento longe do alcance de crianças e animais de estimação;
- Sempre seguir as orientações médicas a respeito de dosagem e tempo de tratamento.