Spiriva Respimat 4ml 60 Doses
Descrição do produto
O Spiriva Respimat é um medicamento que facilita a passagem de ar nos pulmões, trazendo mais qualidade de vida.
O que é o Spiriva Respimat?
O Spiriva Respimat é um medicamento que ajuda a tratar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), caracterizada com sintomas como tosse, catarro e falta de ar. O medicamento também ajuda pacientes com asma, facilitando a passagem do ar pelos pulmões. Confira abaixo mais informações sobre esse medicamento.
Composição do Spiriva Respimat :
Cada dose do Spiriva Respimat possui:
Tiotrópio………………………………………………………………………………..2,5mcg
Excipientes: ácido clorídrico, água purificada, edetato dissódico e cloreto de benzalcônio.
Superdose do Spiriva Respimat: o que fazer?
Em alta dosagem, o recomendado é levar o medicamento e a bula até o socorro médico, informando ao profissional de saúde a quantidade ingerida.
É importante seguir esse procedimento porque a superdose do Spiriva Respimat pode acelerar os batimentos cardíacos, alterar os movimentos estomacais e intestinais, além de reter a urina.
Para que serve e como funciona o Spiriva Respimat?
O Spiriva Respimat é um medicamento que ajuda pacientes com dificuldade respiratória devido a:
- Asma;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Bronquite crônica;
- Enfisema pulmonar.
O medicamento age dilatando os brônquios, permitindo que a passagem de ar seja facilitada e oferecendo mais conforto ao paciente. Em média, leva cerca de 30 minutos para o efeito do medicamento iniciar e dura até 24 horas.
Contraindicações do Spiriva Respimat:
O Spiriva Respimat não deve ser utilizado em pacientes com alergia a atropina ou qualquer um de seus derivados, como ipratrópio ou oxitrópio. Seu uso também não é recomendado para pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente do medicamento.
Como usar o Spiriva Respimat?
O uso do Spiriva Respimat pode ser feito apenas uma vez ao dia de forma oral usando o inalador. Para aplicar, basta colocar o medicamento nos lábios e encher o peito de ar lentamente. Enquanto inspira, pressione o puff duas vezes para inalar a dose necessária.
Feito isso, prenda a respiração por 10 segundos ou o tempo que puder e volte a respirar novamente em seguida.
O que fazer se eu esquecer de usar o Spiriva Respimat?
Caso tenha se esquecido de usar o Spiriva Respimat, basta fazer a inalação normalmente assim que se lembrar de tomar o medicamento. É importante evitar fazer dosagem dupla, já que essa prática é contraindicada pelos profissionais de saúde.
Cuidados ao usar o Spiriva Respimat:
Ao usar o Spiriva Respimat é importante considerar os casos em que esse medicamento não é destinado, como:
- Casos agudos de estreitamento dos brônquios;
- Alívio de sintomas agudos;
- Primeira linha de tratamento da asma;
- Mulheres grávidas ou lactantes.
Além disso, ao fazer o tratamento com o Spiriva Respimat, deve ser observado pacientes que possuem casos especiais, como:
- Glaucoma de ângulo fechado;
- Aumento da próstata;
- Doença nos rins;
- Obstrução no colo da bexiga.
Nesses casos especiais, o uso do Spiriva Respimat deve ser feito com cuidado ou com acompanhamento médico.
Interações medicamentosas:
Até o momento, não é recomendado usar medicamentos anticolinérgicos, como atropina ou glicopirrônio, em conjunto com o Spiriva Respimat. Caso você use corticoides inalatórios e suas combinações com LABA, é importante observar que esses medicamentos não alteraram a exposição ao tiotrópio presente no Spiriva Respimat.
De qualquer forma, é importante informar ao seu médico os demais medicamentos que você faz uso para o profissional poder orientar se é possível ou não continuar o uso junto do Spiriva Respimat.
Efeitos colaterais do Spiriva Respimat:
Como qualquer outro medicamento, o Spiriva Respimat pode causar efeitos colaterais nos pacientes conforme a sua condição.
Sendo assim, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem apresentar as seguintes reações:
Comuns: boca seca;
Incomuns: tosse, faringite, disfonia, tontura, candidíase orofaríngea, constipação, erupção cutânea, coceira, retenção urinária e disúria;
Rara: insônia, aumento da pressão intraocular, visão borrada, glaucoma, alteração nos batimentos cardíacos, palpitação, epistaxe, broncoespasmo, disfagia, refluxo, gengivite, glossite, edema angioneurótico, urticária, úlcera cutânea, pele seca, infecção no trato urinário e doença do refluxo gastroesofágico;
Frequência desconhecida: desidratação, estomatite, sinusite, alergias, edema articular e obstrução intestinal.
Já os pacientes com asma podem ter as reações abaixo:
Incomuns: disfonia, faringite, tosse, palpitações, insônia, tontura, boca seca, broncoespasmo, candidíase orofaríngea, erupção cutânea;
Raras: gengivite, epistaxe, constipação, edema angioneurótico, estomatite, coceira, urticária, hipersensibilidade, infecção no trato urinário;
Frequência desconhecida: aumento da pressão intraocular, glaucoma, desidratação, visão borrada, alterações nos batimentos cardíacos, laringite, sinusite, disfagia, glossite, obstrução intestinal, infecção e úlcera cutânea, pele seca, inchaço nas articulações, retenção urinária e disúria.
Como guardar o Spiriva Respimat?
O Spiriva Respimat deve ser armazenado em ambiente com temperatura entre 15 °C e 30 °C. Após 3 meses de uso é preciso descartar o conjunto, pois ele não poderá mais ser utilizado.
Por fim, sempre verifique a validade do medicamento e não use o mesmo com o prazo de validade vencido.