Roacutan 20mg 30 Cápsulas C2
Roacutan 20mg 30 Cápsulas C2

Roacutan 20mg 30 Cápsulas C2

COD 325538
Seja o primeiro a avaliar
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

O que é Roacutan 20mg? 

Roacutan 20mg é um medicamento indicado para tratar formas graves de acne e quadros de acne resistentes aos tratamentos anteriores. 

 

Composição de Roacutan 20mg 

Cada comprimido de Roacutan contém 20mg do ingrediente ativo isotretinoína. Os excipientes são: 

 

- Óleo de soja; 

- Cera amarela; 

- Óleo de soja hidrogenado; 

- Óleo de soja parcialmente hidrogenado; 

- Gelatina; 

- Glicerol 85%; 

- Karion 83; 

- Dióxido de titânio; 

- Óxido de ferro vermelho. 

 

Superdose do Roacutan 20mg: O que fazer? 

Nunca exceda a dose diária de Roacutan 20mg recomendada pelo médico. Em caso de superdosagem, podem surgir sintomas como secura nos lábios, rachaduras na pele, dor de cabeça e perturbações visuais. Nesse caso, interrompa o tratamento imediatamente e procure rapidamente socorro médico. 

 

Para que serve e como funciona Roacutan 20mg? 

Roacutan 20mg funciona por meio da isotretinoína, substância derivada da vitamina A que reduz a atividade e diminui o tamanho das glândulas produtoras de sebo.  

 

Assim, o medicamento trata formas graves de acne, como acne nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes, além de quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores com o uso de antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico.  

No geral, o tempo médio de início de ação do medicamento é estimado entre 8 e 16 semanas. 

 

Contraindicações do Roacutan 20mg 

Roacutan 20mg é um medicamento contraindicado nos seguintes casos: 

 

- Em caso de hipersensibilidade a isotretinoína ou a qualquer um dos componentes da fórmula; 

- Em caso de alergia a soja; 

- Em caso de alergia a parabenos; 

- Em caso de aumento excessivo de vitamina A no organismo antes do início do tratamento; 

- Em caso de valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados; 

- Em caso de insuficiência hepática. 

 

Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Ele oferece alto risco, podendo causar graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto. Também é contraindicado para pacientes em período de lactação. 

 

Como usar o Roacutan 20mg? 

As cápsulas de Roacutan devem ser administradas por via oral, com a ajuda de líquidos, durante as refeições, uma ou duas vezes ao dia, de acordo com a orientação médica. É importante sempre seguir a dosagem indicada pelo médico e nunca exceder a dose máxima. 

 

O que fazer se eu esquecer de usar Roacutan 20mg? 

Caso se esqueça de ingerir um comprimido de Roacutan 20mg, tome a dose prescrita normalmente no dia seguinte, dando continuidade ao tratamento. Nunca dobre a dose para compensar a dose esquecida. Em caso de dúvida, entre em contato com o médico responsável pelo tratamento. 

 

Cuidados ao usar o Roacutan 20mg 

Roacutan 20mg não deve ser usado por mulheres com potencial para engravidar. Antes de iniciar o tratamento, é necessário examinar a função do fígado e da vesícula biliar para garantir a saúde do paciente.  

 

Os lípides (gorduras) no sangue também devem ser examinados antes e durante o tratamento. Pacientes com histórico de depressão devem ser acompanhados com cuidado e encaminhados para o tratamento adequado, se necessário. 

Também é importante evitar a exposição à luz solar e não utilizar agentes descamativos ou esfoliantes na pele. Desse modo, é indicado que o paciente utilize hidratantes labiais para evitar o ressecamento dos lábios durante todo o tratamento. 

 

Interações medicamentosas 

O uso de Roacutan 20mg deve ser evitado em conjunto com vitamina A. Também evite o uso de tetraciclinas e derivados, que podem causar elevação na pressão intracraniana e provocar sintomas como cefaléia (dor de cabeça), náuseas, vômitos e distúrbios visuais.  

 

Já o uso em conjunto com carbamazepina ou fenitoína pode causar a redução na concentração plasmática de carbamazepina ou fenitoína. Por isso, é recomendado controlar os níveis desses fármacos durante o tratamento com Roacutan.  

Então, informe ao médico caso esse produto esteja sendo usado com algum outro medicamento. 

 

Efeitos Colaterais do Roacutan 20mg 

Roacutan 20mg pode causar alguns efeitos colaterais, que exigem acompanhamento médico constante: 

 

- Anemia; 

- Blefarite; 

- Irritação ocular; 

- Coceira na pele; 

- Ressecamento da pele e dos lábios; 

- Dores musculares e articulares; 

- Dor na região lombar; 

- Dor de cabeça; 

- Presença de sangue na urina; 

- Depressão; 

- Queda de cabelos; 

- Tontura; 

- Insônia; 

- Diminuição das células brancas sanguíneas; 

- Diminuição da libido. 

 

Como guardar o Roacutan 20mg? 

Roacutan 20mg deve ser guardado em sua embalagem original, em temperatura ambiente e longe da luz e da umidade. Não use o produto com o prazo de validade vencido. Caso haja alguma mudança no aspecto dos comprimidos, consulte um médico ou farmacêutico antes da ingestão. 

 

Mantenha o medicamento em local seguro e fora do alcance de crianças. Siga corretamente as instruções de uso e faça acompanhamento médico regularmente. Nunca repasse o medicamento a outras pessoas.