Resfenol 20 Cápsulas
Descrição do produto
O Resfenol é um medicamento utilizado para alívio de sintomas típicos de gripes e resfriados.
O que é Resfenol?
O Resfenol é um medicamento que atua no Sistema Nervoso Central diminuindo febre e dores relacionadas a gripes e resfriados. Também é um medicamento que diminui efeitos alérgicos, aliviando a coriza, rinite, edema e atuando no descongestionamento nasal.
Composição do Resfenol:
Cada cápsula contém:
paracetamol……………………………………………………………………...……………400 mg;
maleato de clorfeniramina.................................................................................................4 mg;
cloridrato de fenilefrina…………………………………………………………………………..4mg;
excipiente q.s.p……………………………………………………………………………..1 cápsula
Excipientes: estearato de magnésio, amido, talco e água purificada.
Superdose do Resfenol: o que fazer?
Caso ocorra o uso de uma quantidade maior do que a indicada para este medicamento, busque rapidamente por socorro médico, levando consigo a embalagem ou bula do medicamento.
Nos casos raros de síndrome do abuso de Resfenol ocorre intoxicação por uso prolongado do medicamento, o que está associado a sintomas de esquizofrenia como, por exemplo, alucinações.
Caso sejam necessárias maiores orientações, ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001)
Para que serve e como funciona o Resfenol?
O Resfenol é um medicamento que serve para aliviar os sintomas decorrentes de gripes e resfriados, agindo no alívio de sintomas como:
- congestão nasal;
- coriza;
- febre;
- dor de cabeça;
- dores musculares e mal-estar corporal
A associação dos componentes do medicamento age no corpo de forma a aliviar as dores e controlar a febre, assim como diminuir a coriza.
O medicamento possui tempo de início de ação de 15 minutos após ser ingerido.
Contraindicações do Resfenol
O Resfenol é contraindicado para:
pacientes que possuam algum tipo de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes que estão presentes na fórmula;
pacientes com pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico
menores de 18 anos;
Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas grávidas sem orientação de um médico ou de um cirurgião-dentista. Também não deve ser utilizado concomitantemente ao uso de álcool.
Ainda, diabéticos e idosos devem usar este medicamento com acompanhamento médico. Em caso de dúvidas, consulte seu médico antes de utilizar este medicamento.
Como usar o Resfenol?
O Resfenol é um medicamento de uso oral que deve ser ingerido da seguinte forma
Adultos de 18 a 60 anos devem tomar 1 cápsula a cada 4 horas com quantidade suficiente de líquido para que seja deglutida, não excedendo 5 cápsulas em um intervalo de 24 horas.
O tratamento deve ser realizado enquanto durarem os sintomas, não excedendo 3 dias. A alteração da dosagem e período de ingestão dos comprimidos deve ser feita apenas com orientação médica.
O medicamento não deve ser partido ou mastigado, mas sim engolido por completo.
O que fazer se eu esquecer de usar o Resfenol?
Caso se esqueça de usar o medicamento na hora correta, retome seu uso na próxima hora recomendada até o limite recomendado por dia. Não dobre a próxima dose caso tenha se esquecido de tomar o medicamento na hora anterior.
Cuidados ao usar o Resfenol
O uso do medicamento deve ser feito de maneira cuidadosa, respeitando as dosagens diárias, assim como deve ser feita a análise acurada das situações em que o medicamento é contraindicado. É fundamental seguir todas as orientações da bula e aquelas indicadas por seu médico.
Interações medicamentosas
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes que também estejam fazendo uso de inibidores da monoaminooxidase (IMAO) como a fenelzina, com barbitúricos, como o fenobarbital . Também não se deve fazer o uso de outros medicamentos com paracetamol de forma simultânea.
Efeitos colaterais do Resfenol
Alguns dos efeitos colaterais causados pelo uso do medicamento são:
Reações muito comuns: sonolência, náuseas.
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10%): dor ocular, tontura, palpitações, boca seca, desconforto gástrico, diarreia, tremor, sede.
Reações raras (ocorre entre 0,01% e 1% dos pacientes): agitação, ardência ocular, flatulência, sudorese, turvação visual.
Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes): irritação no estômago, insônia, cansaço
Caso ocorram efeitos colaterais, seu médico ou cirurgião-dentista deve ser informado.
Como guardar o Resfenol?
O Resfenol deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15 ºC e 30 ºC, protegido da luz e umidade. A substância deve ser guardada em sua embalagem original e seu uso deve ser feito dentro do prazo de validade.
Antes de administrar a substância, verifique se seu aspecto se encontra dentro da normalidade.
Por fim, lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças e animais.