Procimax 20mg 28 Comprimidos
Descrição do produto
Procimax® é usado para tratar a depressão e, após a melhora, para prevenir a recorrência desses sintomas. Procimax® é usado em tratamentos de longo prazo para prevenir a recorrência de novos episódios depressivos em pacientes que tem depressão recorrente. Procimax® é eficaz também para o tratamento de pacientes com transtorno do pânico e para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Entretanto seu médico pode prescrever Procimax® para outros propósitos. Pergunte ao seu médico se você tiver dúvidas sobre porque Procimax® lhe foi prescrito
Como usar o Procimax?
Os comprimidos do Procimax® são administrados por via oral, uma única vez ao dia. Os comprimidos do Procimax® podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos.
Preferencialmente tomar sempre no mesmo horário. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los. Se necessário, o comprimido poderá ser partido ao meio. Para isso, coloque-o sobre uma superfície lisa e seca, mantenha a parte sulcada para cima, coloque os dedos indicadores nas extremidades de cada lado do comprimido e pressione para baixo.
Este medicamento não deve ser mastigado.
Para o tratamento da depressão:
A dose usual é de 20 mg/dia. A dose pode ser aumentada até o máximo de 40 mg/dia.
Geralmente, são necessárias duas a quatro semanas para se obter uma resposta antidepressiva. O tratamento dos episódios de depressão exige, além da fase inicial, onde objetiva-se a melhora sintomatológica, um tratamento de manutenção. Após o desaparecimento dos sintomas durante o tratamento inicial é necessário o estabelecimento de um período de manutenção, com duração de vários meses, para a consolidação da resposta.
Para o tratamento do transtorno do pânico
A dose inicial na 1ª semana é de 10 mg ao dia, aumentada a seguir para 20 ou 30 mg/dia. A dose pode ser aumentada até um máximo de 40 mg/dia. Pacientes suscetíveis a ataques de pânico podem apresentar um aumento da ansiedade logo após o início do tratamento, que geralmente se normaliza nas duas primeiras semanas de uso do medicamento. Uma dose inicial menor é recomendada para evitar ou amenizar esse efeito.
A melhora total é atingida após aproximadamente três meses. O tratamento é de longa duração.
Para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
A dose usual é de 20 mg ao dia. A dose poderá ser aumentada pelo médico até um máximo de 40 mg/dia. Geralmente são necessárias duas a quatro semanas para se obter uma resposta. Após a melhora dos sintomas durante o tratamento inicial é necessário o estabelecimento de um período de manutenção.
Pacientes Idosos (> 65 anos de idade)
Para pacientes idosos, a dose inicial deve ser diminuída até a metade da dose recomendada, por exemplo: 10-20mg/dia. Pacientes idosos não devem receber mais que 20 mg/dia.
Crianças e adolescentes (< 18 anos)
O Procimax® não é recomendado para crianças e adolescentes. (ver item “O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?” na bula).
Função renal reduzida: não é necessário ajuste da dose em pacientes com comprometimento renal leve ou moderado.
Não está disponível nenhuma informação sobre o tratamento de pacientes com função renal gravemente reduzida (depuração de creatinina < 30 mL/min).
Função hepática reduzida
Pacientes com função hepática (do fígado) reduzida não devem receber doses maiores que
20 mg/dia.