Plasil 20 Comprimidos
Descrição do produto
O que é o Plasil?
O Plasil é um medicamento de uso oral destinado ao alívio de náuseas e vômitos de origem central e periférica. Atua principalmente no sistema digestório, sendo eficaz em casos de enjoos provocados por condições cirúrgicas, doenças infecciosas, metabólicas ou pelo uso de outros medicamentos.
Composição do Plasil
- Cloridrato de metoclopramida monoidratado (equivalente a 10 mg de cloridrato de metoclopramida anidro)
- Excipientes: lactose anidra, amido de milho seco e estearato de magnésio
Superdose do Plasil: o que fazer?
Em caso de superdose, podem ocorrer sintomas como sonolência, confusão, alucinações e reações extrapiramidais. A metemoglobinemia também pode se manifestar. O tratamento é sintomático e pode incluir administração de azul de metileno, se necessário. Busque atendimento médico imediatamente, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Para que serve e como funciona o Plasil?
O Plasil é indicado para tratar enjoos e vômitos, agindo diretamente no sistema digestório. Seu princípio ativo, a metoclopramida, atua aliviando esses sintomas ao estimular a motilidade gástrica e inibir os receptores que causam o reflexo do vômito. Seu efeito começa entre 30 e 60 minutos após a ingestão.
Contraindicações do Plasil
O Plasil não deve ser utilizado por pessoas com alergia à metoclopramida ou a qualquer componente da fórmula, pacientes com hemorragia, obstrução ou perfuração gastrointestinal, histórico de discinesia tardia, doença de Parkinson, metemoglobinemia, epilepsia, feocromocitoma ou que utilizem levodopa ou agonistas dopaminérgicos. É contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade.
Como usar o Plasil?
O comprimido deve ser ingerido inteiro, com líquido, 30 minutos antes das refeições. A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia. A dose máxima diária é de 30 mg e o tratamento não deve exceder 5 dias. Pacientes com insuficiência renal ou hepática devem utilizar doses ajustadas, conforme orientação médica.
O que fazer se eu esquecer de usar o Plasil?
Se esquecer uma dose, tome-a assim que possível. Caso esteja próximo da próxima dose, pule a dose esquecida e continue no horário habitual. Não tome doses duplas.
Cuidados ao usar o Plasil
Evite o uso prolongado por mais de 3 meses. Reações extrapiramidais são mais comuns em crianças e adultos jovens. Pessoas com histórico de convulsões, problemas cardíacos ou idosos devem ter cautela. O uso do medicamento pode afetar a capacidade de dirigir e operar máquinas devido à sonolência.
Interações medicamentosas com Plasil
- Contraindicado com levodopa e agonistas dopaminérgicos
- Evitar o uso com álcool
- Interações relevantes com: morfina, neurolépticos, fluoxetina, digoxina, ciclosporina, rifampicina
A metoclopramida pode alterar a absorção de outros medicamentos, devido ao seu efeito sobre a motilidade gástrica.
Efeitos colaterais do Plasil
- Muito comum: sonolência
- Comum: diarreia, sintomas extrapiramidais, síndrome parkinsoniana, depressão
- Incomum: distúrbios menstruais, alucinação, reações alérgicas
- Raro: convulsões, galactorreia
- Desconhecido: discinesia tardia, torsade de pointes, síndrome neuroléptica maligna
Como guardar o Plasil?
O medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15 ºC e 30 ºC, protegido da luz e em sua embalagem original. Mantenha fora do alcance das crianças. Não utilize o medicamento fora do prazo de validade ou se houver alterações em sua aparência.
Conheça outros produtos da categoria Anti-Nausea na Panvel Farmácias e encontre tudo o que precisa para cuidar do seu bem-estar gastrointestinal!