Omeprazol 20mg 56 Capsulas Liberacao Retardada Cimed Generico
Descrição do produto
O Omeprazol é um medicamento usado para tratar de condições que afetam o estômago, assim, combatendo dores e outros incômodos causados pela produção excessiva de ácido. Geralmente, a versão disponibilizada é em comprimido, proporcionando maior duração da ação do remédio.
Composição do Omeprazol liberação retardada 20mg 56 Capsulas
Cada cápsula de Omeprazol de liberação retardada contém:
- omeprazol pellets (equivalente a 20mg de omeprazol)........... 235,00mg;
- excipientes q.s.p. ............................................................................... 1 c.
Excipientes: manitol, sacarose, fosfato de sódio dibásico, carbonato de cálcio, laurilsulfato de sódio, hipromelose, ácido metacrílico, dietil ftalato, dióxido de titânio, talco, polissorbato 80 e hidróxido de sódio.
Superdose do Omeprazol liberação retardada 20mg: o que fazer?
Caso ocorra a situação de superdosagem do medicamento, é fundamental procurar auxílio médico com urgência. Além disso, recomenda-se levar a bula ou mesmo a embalagem do medicamento para verificar informações necessárias. Lembre-se de estar atento também a qualquer reação adversa.
Para que serve e como funciona o Omeprazol liberação retardada 20mg?
Esse medicamento serve para tratar de condições gástricas, como úlcera péptica, feridas no revestimento do estômago ou no intestino delgado e refluxo. Geralmente, essas condições causam dores e outros incômodos relacionados. Dessa forma, o Omeprazol auxilia no alívio dos seguintes sintomas:
- Sensação de queimação;
- Regurgitação ácida;
- Dores gástricas;
- Desconforto gástrico;
- Entre outros sintomas.
O Omeprazol funciona como um inibidor, agindo na redução da produção de ácido, bloqueando produção no estômago. Além disso, o remédio também auxilia na cicatrização de úlceras, e devido essa diminuição, alivia a dor e previne complicações.
Contraindicações do Omeprazol liberação retardada 20mg
Assim como demais remédios, existem contraindicações para a utilização do medicamento Omeprazol liberação retardada. É importante dar atenção a todos os cuidados de cada um deles para evitar problemas à saúde.
Portanto, o remédio é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao Omeprazol: benzimidazóis substituídos ou a qualquer outro componente da fórmula.
O medicamento também é contraindicado para paciente com hipersensibilidade ao omeprazol sódico.
Como usar o Omeprazol liberação retardada 20mg?
Esse medicamento deve ser administrado por via oral, logo pela manhã, conforme as indicações da bula. Como sua versão é disponibilizada em comprimidos, é necessário a ingestão com ajuda de um copo de água ou acompanhado de alimentos.
Lembre-se que o medicamento não deve ser partido, mastigado ou mesmo esmagado. Dessa forma, é possível garantir maior eficácia e ação deste medicamento. Por fim, sua dose é recomendada uma vez ao dia. Em condições que envolvem crianças, é necessário consultar um médico pediatra.
O que fazer se eu esquecer de usar o Omeprazol liberação retardada 20mg?
Caso você esqueça de tomar a dose, a recomendação é seguir com o planejamento e tomar assim que lembrar. Se lembrar próximo ao horário da dose seguinte, evite dobrar a dosagem dos comprimidos.
Cuidados ao usar o Omeprazol liberação retardada 20mg
Existem alguns cuidados necessários para a utilização do medicamento. Por exemplo, as contraindicações, condições como gravidez, além da mistura com outros remédios. Ao tomar o medicamento, evite o consumo de bebidas alcoólicas para garantir maior eficácia do remédio.
Interações medicamentosas
O Omeprazol pode interferir na ação de outros medicamentos, principalmente a forma como são absorvidos e metabolizados pelo corpo. Por isso, é fundamental evitar a combinação com anticoagulantes, meticilina e cetoconazol.
Efeitos colaterais do Omeprazol liberação retardada 20mg
O Omeprazol tem algumas reações adversas, assim como qualquer outro medicamento. Contudo, os efeitos são passageiros, porém, se persistirem por tempo maior do que o normal, o ideal é consultar um profissional de saúde.
- Distúrbios dos sistemas sanguíneo e linfático;
- Distúrbios do sistema imunológico;
- Distúrbios do metabolismo e nutrição;
- Distúrbios psiquiátricos;
- Distúrbios no sistema nervoso;
- Distúrbios da visão;
- Distúrbios do ouvido e labirinto;
- Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino;
- Distúrbios gastrointestinais.
Como guardar Omeprazol liberação retardada 20mg?
Guardar o medicamento corretamente, em temperatura ambiente entre 15º a 30º C. Além disso, evite manter o medicamento exposto à luz ou ambientes mais úmidos e não use fora da data de validade.
Por fim, mantenha fora do alcance das crianças e não use este medicamento sem orientação médica. Se os sintomas persistirem, consulte um médico imediatamente.