Nimovas 30mg 30 Comprimidos Revestidos
Descrição do produto
- Conteúdo: 30 comprimidos revestidos de 30mg
- Uso oral, uso adulto
Composição
Cada comprimido de Nimovas® 30 mg contém:
- nimodipino 30 mg
- excipientes* q.s.p 1 comprimido revestido
- *Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, povidona, estearato de magnésio, amido, macrogol, dióxido de titânio, talco e Eudragit.
Para o que é indicado
Nimovas® é indicado para melhorar a circulação sanguínea cerebral. É indicado também no tratamento de alterações das funções cerebrais em idosos com sintomas graves de alterações de memória, de comportamento ou de concentração e de oscilações de humor.
Nimovas® é indicado para prevenção e tratamento das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por vasoespasmo cerebral subseqüente à hemorragia subaracnóidea causada por aneurisma. Antes de se iniciar o tratamento com nimodipino, deve-se excluir a possibilidade de os sintomas serem causados por uma doença subjacente requerendo tratamento específico.
Como funciona
Nimovas® é um medicamento que age nas células nervosas (é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio), apresentando acentuada seletividade de ação em algumas áreas do cérebro. Suas propriedades terapêuticas relacionam-se com sua capacidade de inibir a contração das células musculares lisas induzidas por íons de cálcio. Nimovas® protege as células nervosas e estabiliza suas funções, promovendo o fluxo sangüíneo cerebral.
Contraindicação
Nimodipino não deve ser usado nas situações abaixo:
- Em caso de conhecida alergia ao nimodipino ou a qualquer outro ingrediente do produto ou em caso de problemas graves do fígado (p. ex. cirrose hepática).
- Em tratamento concomitante com rifampicina, pois este pode reduzir a eficácia de nimodipino.
- O uso de medicamentos antiepilépticos do tipo indutor de enzima (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina) reduz a concentração do nimodipino no sangue e conseqüentemente a sua eficácia. Por esse motivo, não se recomenda o uso de nimodipino com os medicamentos mencionados (vide “Interações Medicamentosas”).
- Na gravidez, na amamentação, em crianças e adolescentes.