Miosan 10mg 10 Comprimidos Revestidos
Descrição do produto
Miosan é um medicamento indicado para o tratamento de contrações musculares involuntárias associadas à dores musculares, e também para o tratamento da fibromialgia.
O que é Miosan?
Miosan é um medicamento indicado para o tratamento de espasmos musculares, que são contrações musculares involuntárias associadas à torcicolos, dores lombares, nos ombros, na região do pescoço que irradiam para os braços, e também para o tratamento da fibromialgia.
Composição do Miosan
Cada comprimido revestido de 10mg contém:
cloridrato de ciclobenzaprina……………………………………………………………..........10mg
excipientes qsp…………………............................................................................1 comprimido
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, fosfato de cálcio tribásico, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e corante de óxido de ferro amarelo.
Superdose do Miosan: o que fazer?
Caso ocorra o uso de uma quantidade maior do que a indicada para este medicamento, pode ocorrer com mais frequência sonolência e aumento da frequência cardíaca. Menos frequentemente ocorre tremor, agitação, coma, pressão alta, confusão mental, tontura, náuseas, vômitos e alucinações.
Nos casos de superdosagem, busque rapidamente por socorro médico, levando consigo a embalagem ou bula do medicamento. Caso sejam necessárias maiores orientações, ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001).
Para que serve e como funciona o Miosan?
Miosan trata espasmos musculares associados a diversas condições que causam dores agudas, sendo inclusive utilizado no tratamento da fibromialgia. O medicamento alivia os sintomas por se tratar de um relaxante muscular, suprimindo espasmos do músculo atingido. Sua ação tem início em, aproximadamente, 1 hora após a administração.
Contraindicações do Miosan
Miosan é contraindicado nos casos de:
- pacientes que possuam algum tipo de alergia ou hipersensibilidade à ciclobenzaprina, aos antibióticos aminoglicosídeos ou a qualquer componente da fórmula;
- pacientes com glaucoma ou retenção urinária;
- pacientes que estiverem no período pós-infarto do miocárdio;
- pacientes que estiverem utilizando medicamentos inibidores da monoaminoxidase ou tiver interrompido o uso desses medicamentos há menos de 14 dias;
- pacientes com arritmias cardíacas, bloqueio ou distúrbios de condução cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva;
- pacientes com hipertireoidismo.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar Miosan?
Este medicamento é de uso oral, e os comprimidos não devem ser partidos ou mastigados, mas sim engolidos. O medicamento deve ser utilizado seguindo as orientações de seu médico, pois as dosagens são variáveis dependendo de cada caso.
O que fazer se eu esquecer de usar Miosan?
Caso se esqueça de tomar o medicamento na hora correta, tome-o assim que se lembrar. Se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima dose, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Não dobre a próxima como forma de compensar a dose esquecida.
Cuidados ao usar Miosan
O uso do medicamento deve ser feito de maneira cuidadosa, respeitando as dosagens diárias, assim como deve ser feita a análise acurada das situações em que o medicamento é contraindicado. É fundamental seguir todas as orientações da bula e aquelas indicadas por seu médico ou cirurgião-dentista. Além disso, informe seu médico ou cirurgião-dentista sobre outros medicamentos que esteja fazendo uso.
Interações medicamentosas
O uso do Miosan pode aumentar os efeitos do álcool, dos barbituratos e dos outros depressores do Sistema Nervoso Central. Deve-se ter cautela no uso deste medicamento com outros medicamentos inibidores da recaptação de serotonina, como antidepressivos. Alguns medicamentos utilizados em transtornos motores podem ter sua ação aumentada pelo uso de Miosan, podendo levar a problemas gastrintestinais.
Sempre informe ao seu médico ou cirurgião dentista caso esteja fazendo uso de algum outro medicamento.
Efeitos colaterais do Miosan
Alguns dos efeitos colaterais causados pelo uso do medicamento são:
Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sonolência, tontura e boca seca.
Reações comuns (entre 1% e 10% dos pacientes): fadiga, dor de cabeça, confusão, dor abdominal, entre outros.
Reações incomuns (entre 0,1% e 1% dos pacientes): mal-estar, vômitos, inchaço nos lábios, arritmias cardíacas, alterações das funções hepáticas, entre outras.
Caso apareçam efeitos indesejáveis, informe seu médico ou cirurgião.
Como guardar Miosan?
Miosan deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15 ºC e 30 ºC, protegido da luz e umidade. O medicamento deve ser guardado em sua embalagem original e seu uso deve ser feito dentro do prazo de validade, portanto, verifique a data de validade contida na embalagem antes de utilizá-lo.
Miosan é um comprimido redondo, amarelo, biconvexo e liso. Observe o aspecto do medicamento antes de utilizá-lo. Caso ainda esteja dentro do prazo de validade e seja observado alguma mudança em seu aspecto, consulte um farmacêutico para poder ter certeza de que pode utilizá-lo.
Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças e animais.