MICOFENOLATO MOFETILA 500MG 50 COMPRIMIDOS REVESTIDOS ACCORD GENÉRICO
MICOFENOLATO MOFETILA 500MG 50 COMPRIMIDOS REVESTIDOS ACCORD GENÉRICO

Micofenolato Mofetila 500mg 50 Comprimidos Revestidos Accord Genérico

COD 558450
Seja o primeiro a avaliar
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

  • Conteúdo: 50 Comprimidos revestido 500mg
  • Uso oral
  • Uso adulto
  • Fabricante: Accord

 

Composição

Cada comprimido revestido de micofenolato de mofetila contém:

 

Princípio ativo: micofenolato de mofetila .............................................................................................. 500 mg

 

Excipientes:

 

  • Celulose microcristalina
  • Hiprolose
  • Povidona
  • Estearato de magnésio
  • Talco
  • Croscarmelose sódica
  • Hidropropilmetilcelulose
  • Óxido de titânio
  • Óxido de ferro vermelho
  • Azul de indigotina 132 laca de alumínio
  • Óxido de ferro preto.

 

Para que é indicado

O micofenolato de mofetila é indicado para evitar a rejeição de órgãos transplantados e para o tratamento de rejeição que não esteja respondendo ao tratamento habitual em pacientes adultos que tenham recebido transplante de rins, coração ou fígado. O micofenolato de mofetila deve ser usado juntamente com a ciclosporina A e corticosteroides.

 

Como funciona

O micofenolato de mofetila é um potente inibidor da enzima IMPDH, responsável pela proliferação e diferenciação de linfócitos, uma das principais células envolvidas no processo de rejeição de órgãos em casos de transplantes. Com menos linfócitos no sangue, diminuem também as chances de rejeição. Para evitar a rejeição, você precisa começar a tomar micofenolato de mofetila logo depois do transplante. 

 

Contraindicações

Micofenolato de Mofetila está contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao micofenolato de mofetila ou ao ácido Informe ao seu médico se você tem alergia ao micofenolato de mofetila ou se tem outras doenças alérgicas. O micofenolato de mofetila é contraindicado a pacientes com alergia conhecida ao micofenolato de mofetila ou ao ácido micofenólico. Informe ao seu médico se você tem ou já teve problemas estomacais, como úlcera. Neste caso, você terá que ser acompanhado com mais cuidado.

 

Gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. O micofenolato de mofetila é contraindicado durante a gravidez porque provoca alterações no feto em formação.

 

O micofenolato de mofetila é contraindicado para mulheres em idade fértil que não estão utilizando métodos contraceptivos altamente efetivos.

O micofenolato de mofetila é contraindicado para mulheres que estão amamentando.

 

Como usar

Utilize o micofenolato de mofetila comprimidos exatamente como seu médico prescreveu. Consulte seu médico antes de tomar outros medicamentos. Não use nem misture medicamentos por conta própria

 

  • Manuseio

 

O micofenolato de mofetila comprimidos deve ser ingerido com um pouco de água. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros e não devem ser quebrados, esmagados, triturados ou mastigados para evitar inalação ou contato direto com a pele ou mucosa. Não ingerir comprimidos quebrados. Se o micofenolato de mofetila entrar em contato com a pele ou membranas mucosas, lavar com água abundante e sabão. Se atingir os olhos, lavar com bastante água. 

 

  • Via de administração

 

O micofenolato de mofetila comprimidos deve ser administrado por via oral. 

 

  • Dosagem

 

É importante que você tome micofenolato de mofetila todos os dias para garantir que seu órgão transplantado continue funcionando bem. Continue tomando micofenolato de mofetila até que seu médico oriente a suspensão do uso. A dose usual de micofenolato de mofetila é de 1 g (2 comprimidos) a 1,5 g (3 comprimidos) duas vezes por dia, conforme o caso. O seu médico saberá calcular a dose adequada para o seu caso e também avaliar a necessidade de redução da dose na presença de determinados efeitos colaterais.

 

Dosagem padrão para evitar a rejeição de rins:

1,0 g administrada duas vezes ao dia (dose diária de 2 g). Apesar de a dose de 1,5 g, duas vezes ao dia (dose diária de 3 g) ter sido usada em estudos clínicos e ter se mostrado efetiva e segura, não há vantagem em termos de eficácia para pacientes de transplante dos rins. Pacientes que recebem 2 g/dia de micofenolato de mofetila demonstraram um perfil de segurança geral melhor quando comparados aos pacientes que receberam 3 g/dia de micofenolato de mofetila.

 

Dosagem padrão para evitar a rejeição de coração:

1,5 g administrada duas vezes ao dia (dose diária de 3 g).

 

Dosagem padrão para evitar a rejeição de fígado:

1,5 g administrada duas vezes ao dia (dose diária de 3 g). 

 

Dosagem para o tratamento da primeira rejeição e da rejeição dos rins que não esteja respondendo ao tratamento habitual:

1,5 g administrada duas vezes ao dia (dose diária de 3 g).

 

  • Administração oral:

 

A dose inicial de micofenolato de mofetila deve ser administrada o mais breve possível após o transplante dos rins, do coração ou do fígado. 

 

Instruções especiais de dosagem

Pacientes com neutropenia (diminuição dos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco do sangue responsável principalmente pelo combate a bactérias):

Para pacientes que desenvolvem neutropenia, o tratamento com micofenolato de mofetila deve ser interrompido ou a dose deve ser reduzida. 

 

Disfunção grave dos rins:

Para pacientes transplantados renais com disfunção grave e crônica dos rins, fora do período imediatamente após o transplante ou após o tratamento da rejeição aguda ou refratária, evitar doses maiores que 1 g duas vezes ao dia. Para pacientes com retardo da função do órgão transplantado, não é recomendado ajuste de dose, mas o paciente deve ser cuidadosamente monitorado. Para pacientes que receberam transplante do coração ou do fígado com disfunção grave dos rins, não existem dados disponíveis.

 

Disfunção do fígado grave:

nenhum ajuste de dose é recomendado em pacientes de transplante dos rins com doença grave no parênquima do fígado. Não existem dados disponíveis sobre pacientes que receberam transplante do coração com doença grave do parênquima do fígado.

 

Idosos (> 65 anos):

Não é recomendado nenhum ajuste de dose.

 

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.