Metronidazol 250mg 20 Comprimidos Prati Generico
Descrição do produto
O Metronidazol 250mg é um medicamento anti-infeccioso ideal para o tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites e outras infecções.
O que é Metronidazol 250mg?
Metronidazol é indicado para o tratamento de Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia); Amebíase (infecção causada por alguma espécie de ameba); Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas); Vaginites (inflamação na vagina) por Gardnerella vaginalis; Infecções causadas por bactérias anaeróbias.
Composição do Metronidazol
Cada caixa contém 20 comprimidos, com composição:
metronidazol…………………………………..250mg
Excipientes: Lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, macrogol, copolímero de álcool, polivinílico e macrogol.
Superdose do Metronidazol: o que fazer?
Caso ocorra alta dosagem do medicamento, um dos primeiros passos é buscar por auxílio médico. Lembre-se de informar sobre a quantidade ingerida do medicamento, além de quaisquer sintomas que possam ter surgido, tenha também a bula em mãos.
Enquanto aguarda por socorro médico, evite tomar qualquer atitude baseada em achismo ou sem orientação de um profissional. É possível que ações assim possam agravar o quadro do paciente.
Para que serve e como funciona o Metronidazol?
O metronidazol age bloqueando a produção de material genético pelas bactérias e outros microrganismos. Por isso, tem uma boa ação no tratamento de tricomoníase, vaginose bacteriana, entre outras.
Contraindicações do Metronidazol
O uso de Metronidazol durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado visto que atravessa a barreira placentária e seus efeitos sobre a organogênese (formação das células que estão formando o feto) fetal humana ainda são desconhecidos.
Pacientes com encefalopatia hepática (disfunção do sistema nervoso central em associação com falência hepática) e doença severa, ativa ou crônica do sistema nervoso central e periférico devem ter cautela quanto ao uso deste medicamento
Bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com metronidazol e no mínimo um dia após o uso.
Como usar o Metronidazol?
É necessário ingerir os comprimidos integralmente por via oral, sem realizar a mastigação, acompanhados de uma quantidade adequada de líquido, preferencialmente cerca de um copo de água.
O que fazer se eu esquecer de usar o Metronidazol?
Se houver o esquecimento de uma dose, administre-a assim que se lembrar. Entretanto, se a próxima dose estiver prestes a ser tomada, aguarde até o horário regular, evitando a ingestão de duas doses simultaneamente.
Em situações de dúvida, busque a orientação do farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista.
Efeitos colaterais do Metronidazol
O medicamento em questão pode desencadear diversas reações adversas, categorizadas em diferentes níveis. Entre as reações mais comuns, incluem-se distúrbios gastrintestinais, cujos sintomas englobam dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral e alterações no paladar.
Em relação ao sistema nervoso, pode ocorrer encefalopatia, dores de cabeça, convulsões e tontura, sendo a descontinuação do tratamento recomendada para a resolução desses sintomas. Distúrbios cardíacos, psiquiátricos, visuais, do ouvido, sangue, hepatobiliares, na pele e tecido subcutâneo, além de reações gerais, também foram observados, exigindo atenção médica diante de manifestações indesejáveis.
Caso ocorram tais sintomas, é essencial comunicar ao médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico, e relatar à empresa por meio do serviço de atendimento.
Como guardar o Metronidazol?
É necessário armazenar este medicamento em condições de temperatura ambiente, que variam entre 15 °C e 30 °C, protegido contra a incidência direta de luz e umidade.
As informações referentes ao número de lote, datas de fabricação e validade estão disponíveis na embalagem do produto.
Por fim, ao usá-lo, verifique a data de validade e textura do medicamento. Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças ou animais de estimação. Caso os sintomas persistam ou piorem, procure assistência médica imediatamente.