Losartana Potássica 50mg 30 Comprimidos Revestidos Eurofarma Genérico C
Descrição do produto
Losartana Potássica 50mg é um medicamento utilizado para para o tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca e outras condiçõe.
O que é Losartana Potássica?
A Losartana Potássica é um medicamento indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta) e insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração).
O medicamento também é indicado para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda. Além disso, oferece proteção renal em pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria.
Composição da Losartana Potássica
Cada comprimido revestido de 50 mg contém:
losartana potássica ……………………………………………………………………............ 50mg
excipientes* q.s.p. .............................................................................................. 1 comprimido
*Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.
Superdose da Losartana Potássica: o que fazer?
Existem poucos relatos sobre superdosagem com Losartana. O uso do medicamento em quantidades maiores do que as recomendadas provavelmente gerará sintomas como pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado.
Nos casos de superdosagem, busque rapidamente por socorro médico, levando consigo a embalagem ou bula do medicamento. Caso sejam necessárias maiores orientações, ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001).
Para que serve e como funciona a Losartana Potássica?
A Losartana Potássica age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade, o que reduz a pressão alta.
Ela também melhora o funcionamento do coração em pacientes com insuficiência cardíaca, além de diminuir o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo do coração (hipertrofia ventricular esquerda).
Por fim, é indicada para proteger os rins de pacientes com diabetes tipo 2 ou com proteinúria.
Contraindicações da Losartana Potássica
A Losartana Potássica é contraindicada por:
- pacientes que possuam algum tipo de alergia ou hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
- pacientes com diabetes mellitus que façam uso de medicamento contendo alisquireno.
- durante o segundo ou o terceiro trimestre de gestação.
- pacientes com insuficiência hepática grave.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Como usar a Losartana Potássica?
O medicamento não deve ser partido ou mastigado, mas engolido por completo. Seu uso deve seguir a prescrição médica pois é variável de acordo com a doença e gravidade do quadro do paciente.
Para a maioria dos pacientes hipertensos, por exemplo, a dose usual inicial e de manutenção é de 50 mg uma vez ao dia.
Para saber a forma correta de utilizar este medicamento para cada caso, um médico deverá ser consultado.
O que fazer se eu esquecer de usar a Losartana Potássica?
Caso se esqueça de usar o medicamento na hora correta, retome seu uso na próxima hora recomendada. Não dobre a próxima dose caso tenha se esquecido de tomar o medicamento na hora anterior.
Cuidados ao usar a Losartana Potássica
Informe seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que tenha, assim como quaisquer tipos de alergias. Também é importante informar caso tenha apresentado episódios recentes de vômitos ou diarréias, e se também possui problemas nos rins ou fígado.
O uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez e a amamentação.
Quando houver confirmação de gravidez, o tratamento com Losartana Potássica deverá ser descontinuado o mais rapidamente possível. Em caso de suspeita de gravidez, informe imediatamente seu médico.
Interações medicamentosas
A Losartana Potássica normalmente não apresenta interação com outras substâncias ou alimentos, ainda assim, sempre informe seu médico caso esteja fazendo uso de outros medicamentos ou substâncias.
Efeitos colaterais da Losartana Potassica
Os efeitos colaterais podem ser variáveis dependendo da condição que o paciente apresenta. De uma forma geral, alguns pacientes podem apresentar tontura, fadiga, atordoamento, erupções cutâneas, urticária, alteração de paladar, vômitos ou aumento da sensibilidade da pele ao sol.
Existem outros efeitos adversos que podem existir, alguns deles incomuns, portanto, ao sinal de qualquer efeito colateral, informe seu médico.
Como guardar a Losartana Potassica?
A Losartana Potassica deve ser conservada em temperatura ambiente, entre 15 ºC e 30 ºC, protegida da luz e umidade.
O medicamento deve ser guardado em sua embalagem original e seu uso deve ser feito dentro do prazo de validade, portanto, verifique a data de validade contida na embalagem antes de utilizá-lo.
Losartana Potassica é um comprimido oblongo, branco, biconvexo, vincado em uma das faces, com revestimento. Observe o aspecto do medicamento antes de utilizá-lo.
Caso ainda esteja dentro do prazo de validade e seja observado alguma mudança em seu aspecto, consulte um farmacêutico para poder ter certeza de que pode utilizá-lo.
Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças e animais.