Flexalgin 30 Comprimidos
Descrição do produto
- Conteúdo: 30 comprimidos
- Princípio ativo: paracetamol + carisoprodol + diclofenaco sódico + cafeína
- Dosagem: 300mg + 125mg + 50mg + 30mg
- Uso oral, uso adulto
- Fabricante: Geolab Indústria Farmacêutica S/A
Composição
Cada comprimido contém:
- 300mg de paracetamol
- 125mg de carisoprodol
- 50mg de diclofenaco sódico
- 30mg de cafeína
Excipientes: povidona, lactose monoidratada, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, dióxido de silício, amarelo crepúsculo, estearato de magnésio, água purificada e álcool etílico.
Para que serve Flexalgin?
Flexalgin é um medicamento indicado para o tratamento de reumatismo (conjunto de doenças que pode afetar as articulações, músculos e esqueleto, caracterizado por dor, restrição de movimento e eventual presença de sinais inflamatórios). Como exemplos mais comuns desta doença temos: lombalgia (dor da coluna lombar), osteoartrites, crise aguda de artrite reumatoide ou outras artropatias reumáticas, crise aguda de gota (doença caracterizada pela deposição de cristais de ácido úrico junto às articulações e em outros órgãos), estados inflamatórios agudos pós-traumáticos e póscirúrgicos. Flexalgin é também indicado como coadjuvante em processos inflamatórios graves decorrentes de quadros infecciosos.
Como Flexalgin funciona?
Flexalgin apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual em geral, está associado a queixas como a dor e sinais inflamatórios como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade. Flexalgin por ter em sua composição uma associação de medicamentos irá agir da seguinte forma:
O carisoprodol é um relaxante muscular, que reduz indiretamente a tensão da musculatura esquelética em seres humanos.
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que produz estado de alerta mental e tende a corrigir a sonolência que o carisoprodol provoca. A cafeína também tem ação contra a dor, atuando sobre a musculatura e tornando-a menos susceptível à fadiga (cansaço) e melhorando seu desempenho.
O diclofenaco sódico, é um importante anti-inflamatório que atuará também no combate a dor e na diminuição de sintomas como a febre e inchaço localizados, assim como o paracetamol também possui ação anti-inflamatória, e atua sinergicamente no controle da dor e temperatura.
Contraindicação
Flexalgin está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta). É contraindicado também, em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos anti-inflamatórios (ex: acido acetilsalicílico) com desencadeamento de quadros reativos como os asmáticos nos quais pode ocasionar acessos de asma, urticária (coceira) ou rinite aguda (inflamação da mucosa do nariz). Flexalgin deverá ser usado somente sob prescrição médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Como usar
Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas respeitando-se o máximo de um comprimido tomado a cada 8 horas, portanto, três doses diárias.
No entanto, cabe ressaltar que cabe ao médico analisar individualmente cada caso clínico adaptando a melhor dosagem de medicação e a duração de tempo do tratamento, de acordo com a idade do paciente e às suas condições gerais.
Deverão ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deverá ultrapassar 10 dias.