Filgrastim 300mcg Solucao Injetavel 5 Frx1ml
Descrição do produto
Indicação:
O medicamento Filgrastim 300mcg é recomendado para tratar pacientes com câncer, que auxilia na produção de células sanguíneas na medula. Essa condição é causada por conta da quimioterapia mielossupressora.
Além disso, é importante ressaltar que o Filgrastim é indicado para pacientes com neutropenia crônica grave e pessoas submetidas ao transplante de medula óssea. Lembrando que o medicamento deve ser receitado e administrado por um profissional.
Composição do medicamento
Cada frasco-ampola do medicamento Filgrastim contém:
- filgrastim..................................................300 mcg.
Excipientes: ácido acético, hidróxido de sódio, sorbitol, polissorbato 80 e água para injetáveis.
Como funciona o Filgrastim?
O medicamento atua no corpo como um estimulante de sangue, ajudando a melhorar a produção de células brancas sanguíneas. Ou seja, o Filgrastim aumenta a quantidade dessas células no sangue do paciente, chamadas neutrófilos.
Com isso, o medicamento auxilia na prevenção de infecções durante o tratamento de quimioterapia. Por isso, ele é indicado para tratar de pacientes com câncer, melhorando a imunidade.
Como usar a solução do medicamento?
O medicamento é disponibilizado na versão de solução, por isso, é injetado diretamente no organismo do paciente. Ele deve ser administrado unicamente por um médico, especialista ou hematologista.
Vale ressaltar que a dose do medicamento vai depender da gravidade e condição de saúde. Apenas avaliando o seu estado clínico pelo médico, será possível prescrever a dose exata e a frequência.
Contudo, caso você mesmo faça a aplicação, é fundamental ter atenção às orientações do seu médico ou instruções da bula. Dessa forma, é possível garantir um tratamento eficaz através do uso do medicamento.
Respeite os horários, as doses, duração da medicação. Evite interromper o tratamento sem o acompanhamento e orientação do seu médico.
Contraindicação Filgrastim
Apesar de cada paciente ser único, é importante ressaltar que o medicamento pode ser contraindicado em alguns casos. Antes de começar seu tratamento com o Filgrastim, é fundamental consultar um médico especialista.
Só avaliação médica pode garantir um tratamento seguro, que não interfira no bem-estar do paciente. Saiba que ele é contraindicado para:
- pacientes com alergia aos componentes do medicamento Filgrastim;
- pacientes portadores de neutropenia congênita grave;
- pacientes que tiveram alguma reação alérgica anteriormente;
- não pode ser administrado 1 dia antes ou após a quimioterapia ou radioterapia;
- pacientes grávidas.
Caso seja necessária a utilização do medicamento, consulte um médico para avaliar a sua condição e necessidade do uso. Lembre-se que o seu bem-estar vem em primeiro lugar.
Efeitos colaterais da medicação
Mesmo testado e aprovado, o Filgrastim pode causar algumas reações adversas aos pacientes. Porém, na maioria dos casos, os efeitos colaterais são temporários, ou seja, não duram por muito tempo.
Portanto, o medicamento pode causar as seguintes reações:
- coceira ou urticária;
- inchaço na face ou mãos;
- formigamento da boca ou garganta;
- aperto no peito;
- dificuldade para respirar;
- anemia;
- leucocitose;
- síndrome mielodisplásica;
- trombocitopenia;
- dor de cabeça;
- leucoencefalopatia;
- náuseas e vômitos;
- alteração de paladar;
- falência renal;
- abscesso;
- eritema nodoso;
- foliculite;
- erupção liquenoide;
- celulite;
- psoríase;
- pioderma gangrenoso;
- vasculite da pele;
- entre outros.
É importante ter atenção aos efeitos associados ao medicamento, para evitar prejuízos à sua saúde. Caso as reações permaneçam por mais tempo, consulte imediatamente seu médico.
Lembrando que cada paciente tem uma condição e organismo diferente, por isso, os efeitos podem variar.
Características do medicamento
Para identificar o medicamento, existem alguns aspectos que ajudam os pacientes a verificar o Filgrastim. É importante estar atento a cada um deles, para adquirir a medicação ideal.
- Solução injetável;
- 300 mcg;
- Embalagens com 5 frascos-ampola;
- Administração via subcutânea ou intravenosa.
O que acontece se esquecer de tomar a medicação?
As doses e horários precisam ser respeitados durante o tratamento. Caso tenha esquecido de tomar a medicação, avise seu médico. A partir daí, o profissional vai avaliar a situação e orientar da melhor forma.
Qual o preço do medicamento?
Na Panvel, você encontra o medicamento com valor acessível, que cabe no seu bolso. São diferentes opções de preços para aproveitar. Então, não deixe de garantir o seu na farmácia mais próxima ou comprar através do site sem precisar sair de casa.
Filgrastim: bula do medicamento
Se você está procurando por informações detalhadas, é possível encontrá-las no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Basta acessar a página oficial da instituição pública e conferir!