ESBRIET 267MG 270 CAPSULAS
ESBRIET 267MG 270 CAPSULAS

Esbriet 267mg 270 Capsulas

COD 810350
Seja o primeiro a avaliar
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

  • Conteúdo: 270 cápsulas gelatinosas duras
  • Uso oral 
  • Uso adulto
  • Fabricante: Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

 

Composição

Cada cápsula de Esbriet contém:

  • 267 mg de pirfenidona

 

Excipientes:

  • Croscarmelose Sódica
  • Celulose Microcristalina
  • Povidona
  • Estearato de Magnésio
  • Água Purificada

 

Cápsula:

  • Dióxido de Titânio
  • Gelatina

 

 

Para o que é indicado

Esbriet é utilizado para tratamento da fibrose pulmonar idiopática – FPI (doença que atinge os dois pulmões, caracterizada por aparecimento de fibrose, ou seja, tecido de cicatriz, que substitui o tecido pulmonar normal e provocando falta de ar).

 

Como funciona

Ainda não se sabe detalhadamente como a pirfenidona funciona. Mas já se sabe que ela tem propriedades antiinflamatórias e antifibróticas e atua sobre os aspectos fibrótico crônico e inflamatório da fibrose pulmonar idiopática.

Esbriet reduz o acúmulo de células inflamatórias em resposta a vários estímulos. Também atenua a formação de fibroblastos (células de fibrose) e a produção de substâncias que promovem a inflamação. Após a administração de uma única dose oral de 801 mg de Esbriet , a máxima concentração no sangue foi alcançada entre 30 minutos a 4 horas (tempo mediano de 0,5 hora)..

 

Contraindicação

Você não pode tomar Esbriet se:

  • Tiver alergia à pirfenidona, que é o componente ativo de Esbriet , ou a algum dos excipientes (outras substâncias contidas no medicamento);
  • Histórico de angioedema devido ao uso de pirfenidona;
  • Se tiver doença do fígado grave ou terminal;
  • Se tiver doença do rim grave ou terminal que requer diálise;
  • Se estiver fazendo uso de fluvoxamina, que é um medicamento utilizado no tratamento de depressão e de transtorno obsessivo compulsivo (TOC).  

 

Como usar

Você deve tomar Esbriet com água, sem abrir, partir ou mastigar as cápsulas. O ideal é que seja ingerido junto com uma refeição, para reduzir a possibilidade de náuseas e tontura aparecerem.

 

Quando você for começar o tratamento, seu médico iniciará com uma dose baixa e o aumento será gradativo, até atingir a dose diária, de nove cápsulas por dia. 

 

Dias 1 a 7: uma cápsula, três vezes por dia (801 mg/dia)

Dias 8 a 14: duas cápsulas, três vezes por dia (1602 mg/dia)

Dias 15 em diante: três cápsulas, três vezes por dia (2403 mg/dia)

 

A dose diária recomendada de Esbriet para pacientes com FPI é de três cápsulas de 267 mg três vezes por dia, administradas junto com alimentos, até o total de 2403 mg/dia.

Doses acima de 2403 mg/dia não são recomendadas para nenhum paciente (vide item “O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?). 

 

  • Ajustes de doses

Se você tiver intolerância ao medicamento por causa de reações adversas gastrintestinais, você deve lembrar-se de tomar Esbriet junto com alimentos. Se os sintomas continuarem, o médico poderá reduzir a dose do medicamento e depois aumentar gradualmente conforme sua tolerância. Se mesmo assim você continuar com sintomas, pode ser necessário interromper o medicamento durante uma ou duas semanas até que os sintomas desapareçam.  

 

Se você apresentar reação de fotossensibilidade leve a moderada, deve lembrar-se de usar o bloqueador solardiariamente e evitar a exposição ao sol. A dose de Esbriet poderá ser reduzida a critério médico. Se a erupção cutânea persistir depois de 7 dias, Esbriet deve ser interrompido durante 15 dias e depois ser introduzido gradualmente.

 

Se você apresentar reação de fotossensibilidade grave, deve suspender a medicação e procurar seu médico. Depois de resolvida a erupção, o médico poderá reintroduzir novamente o medicamento gradualmente.

 

 Se você apresentar aumento significativo das enzimas hepáticas (substâncias dosadas no sangue para avaliar a função do fígado) pode ser necessário reduzir a dose, interromper a administração e verificar se você tomou algum outro medicamento que possa estar interferindo em seu tratamento. Seu médico saberá como ajustar Esbriet da melhor forma. Se o valor dessas enzimas for maior ou igual a 5 vezes o limite superior do normal, Esbriet deverá ser descontinuado definitivamente, e você não poderá mais receber este medicamento. Informe ao seu médico se você apresentar sintomas de alteração no fígado tais como fadiga (cansaço), anorexia (falta de apetite), desconforto no lado superior direito do abdômen, urina escura ou icterícia (aspecto amarelado de pele, mucosas e/ou olhos por causa de níveis elevados de bilirrubina no sangue).Informe ao seu médico se você estiver tomando outros medicamentos, como fluvoxamina e ciprofloxacino, pois seu médico poderá precisar ajustar a dose de Esbriet.

 

  • Populações especiais

Idosos

Não é necessário ajuste de dose se você tiver 65 anos de idade ou mais.

 

Insuficiência hepática

Não é necessário ajuste de dose se você apresenta alteração leve a moderada do fígado, mas é necessário observar com mais cuidado sinais de toxicidade, porque alguns pacientes apresentam níveis mais elevados da pirfenidona nessa situação. O Esbriet não foi estudado em insuficiência grave do fígado. Por isso, você não poderá usar este medicamento se tiver insuficiência hepática grave. Durante o tratamento devem ser feitos exames de sangue para verificar como está o funcionamento do fígado. 

 

Insuficiência renal

Se você tem alteração do funcionamento dos rins grau leve, poderá receber Esbriet em doses habituais. Esbriet deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal leve ou moderada. Se você precisar de diálise ou tiver insuficiência renal grave, não poderá tomar Esbriet , porque este medicamento não foi testado em pessoas nessa situação.

 

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.