Dulcolax Laxante 5mg Com 20 Drágeas
Descrição do produto
Dulcolax® é um laxante indicado para constipação intestinal ou prisão de ventre. Tem como princípio ativo o bisacodil, um fármaco purgativo que reativa* o ritmo natural do seu intestino para um alívio eficaz da constipação1,2.
É ideal para adultos que sofrem com prisão de ventre ocasional e também para crianças a partir de 4 anos. Porém, é importante destacar que crianças entre 4 e 10 anos que sofrem com prisão de ventre crônica ou persistente só devem ser tratadas com Dulcolax® Comprimidos sob a orientação de um médico.
O que é e como funciona um laxante?
Laxantes, também conhecidos como purgantes ou purgativos, são substâncias que facilitam a evacuação, seja através de contrações intestinais ou no acúmulo de água no intestino, a fim de amolecer as fezes. De forma resumida, são remédios para intestino preso, indicados em casos de prisão de ventre ou constipação.
Dulcolax®: para quê serve?
O laxante Dulcolax® serve para alívio da prisão de ventre ou constipação1, que pode se manifestar através dos seguintes sintomas: cólicas, distensões abdominais (também conhecidas como barriga inchada), dor retal, dificuldade para evacuar, entre outros.
Apesar de não ser considerada uma doença, a prisão de ventre ou constipação pode ser causada por algum distúrbio ou condição adjacente, seja de origem física, como a gravidez, ou psico-fisiológica, como o estresse. Por isso, recomenda-se consultar um médico se os sintomas persistirem.
Além de servir como remédio para prisão de ventre ou constipação intestinal, Dulcolax® também é indicado no preparo para exames diagnósticos (como colonoscopia e ultrassom geral), no pré e pós-operatório, e em condições que exigem uma evacuação facilitada.
Dulcolax®: como tomar
Recomenda-se tomar Dulcolax® Comprimidos com água, por via oral. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado¹, nem ingerido com produtos que reduzam a acidez do trato gastrointestinal superior, como leite, antiácidos (por exemplo, bicarbonato) ou inibidores da bomba de prótons¹.
Também é recomendado tomar Dulcolax® Comprimidos à noite, já que sua ação começa a fazer efeito a partir de 6 horas após sua administração**¹, permitindo acordar pela manhã com um alívio da prisão de ventre ou constipação¹.
Dulcolax®: posologia
A posologia do Dulcolax® comprimidos varia conforme a idade:
Atenção: gestantes ou lactantes e pessoas com diabete e/ou doença celíaca só devem tomar o medicamento sob orientação e supervisão direta de um médico. Para mais informações, consulte a bula de Dulcolax®.
Benefícios de Dulcolax®
Dulcolax® Comprimidos é um laxante que age da noite para o dia, proporcionando alívio eficaz e previsível da prisão de ventre ou constipação1,2.
Reativa* o ritmo natural do intestino1,3: estimulando o movimento intestinal;
Ação local contra a constipação: Dulcolax® age somente onde é necessário: no intestino1,2. Graças aos seus comprimidos revestidos com camadas gastrorresistentes, atua diretamente no cólon, aliviando a prisão de ventre ou constipação 2,3.
O que é bisacodil e para quê serve?
Bisacodil é o princípio ativo do laxante Dulcolax® e serve para estimular os músculos lisos da parede intestinal e promover o acúmulo de água no intestino, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação e aliviando a constipação1.
Os comprimidos de Dulcolax®, formulados para dissolver somente quando chegam ao cólon, contém 5mg de bisacodil, substância que age como laxante para soltar o intestino.
O que são prisão de ventre e constipação?
Prisão de ventre e constipação são duas formas diferentes de se referir à mesma coisa.
Constipação intestinal é o nome técnico utilizado para a denominação da disfunção gastrointestinal em que o indivíduo apresenta dificuldade para evacuar, enquanto prisão de ventre é um dos seus nomes populares, assim como intestino preso.
Essa é uma condição que pode afetar crianças e adultos em diferentes cenários.
Quais os sintomas de prisão de ventre ou constipação?
- Distensão abdominal;
- Redução de idas ao banheiro;
- Dificuldade para evacuar.
Quais as causas da prisão de ventre ou constipação intestinal?
A prisão de ventre ou constipação pode ser causada por diversos fatores:
- Gravidez;
- Síndrome do intestino irritável;
- Viagens;
- Estilo de vida.
Entenda detalhes a seguir.
1. Gravidez
A prisão de ventre na gravidez costuma ser desencadeada pelas mudanças que ocorrem no corpo da mulher. Alterações hormonais, como o aumento dos níveis de progesterona e a redução dos níveis de motilina, levam a um maior tempo de trânsito intestinal e também maior absorção de água pelos intestinos, dificultando a evacuação. Alterações físicas, como a própria expansão do útero, aumentam a pressão sobre os intestinos, levando à prisão de ventre.
A constipação na gravidez também pode ser uma situação a mais para lidar em um cenário já repleto de desafios. Por isso, uma dúvida comum é: grávidas podem tomar laxante? A resposta é: sim, grávidas podem tomar laxante, desde que sob supervisão e acompanhamento do médico obstetra (apenas o profissional de saúde vai ser capaz de indicar qual laxante elas podem tomar e a dosagem a ser usada no tratamento).
E, sim, grávidas podem tomar Dulcolax® (sob orientação médica).
2. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável também pode ser uma das causas da prisão de ventre. Mas, antes, o que é a síndrome do intestino irritável? É uma condição, um distúrbio intestinal que pode gerar dor na barriga, gases, diarreia e constipação.
Os gatilhos que a disparam ainda não são totalmente compreendidos e o diagnóstico costuma ser feito a partir da identificação dos sintomas, que incluem dor abdominal, inchaço, diarreia e prisão de ventre.
Laxantes, como Dulcolax®, podem ser usados como remédios para síndrome do intestino irritável, mas somente sob orientação expressa de um médico.
3. Viagens
Viagens também podem ser causadoras da prisão de ventre, seja por questões físicas (jet lag ou alterações na dieta), logísticas (menos acesso a banheiros durante o trajeto) ou psicológicas (inibição de usar o banheiro por estar em um ambiente desconhecido, menos privado).
4. Estilo de vida
Dieta inadequada, falta de atividade física, problemas no sono e outros fatores relacionados à condução de sua rotina podem influenciar nos movimentos intestinais naturais do organismo. Estresse, ansiedade e depressão também podem afetar o intestino e causar prisão de ventre.
Indicação: casos de constipação intestinal, no preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada. MS 1.8620.0020. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAT-BR-2404967. Outubro/2024.