Diprospan 5mg/ml + 2mg/ml Suspensão Injetavel Ampola C/1ml
Descrição do produto
Diprospan injetável é um medicamento utilizado para o tratamento de doenças agudas e crônicas como doenças das articulações, condições alérgicas e dermatológicas.
O que é Diprospan injetável?
O Diprospan injetável é um medicamento indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondem aos corticóides como: doenças das articulações, condições alérgicas, condições dermatológicas, tumores malignos e outras condições.
Composição do Diprospan injetável
Cada mL da suspensão injetável contém:
dipropionato de betametasona (equivalente a 5mg de betametasona) ....................... 6,43mg
fosfato dissódico de betametasona (equivalente a 2mg de betametasona)................. 2,63mg
veículo q.s.p. ..................................................................................................................... 1mL
(fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio, edetato dissódico, polissorbato 80, álcool benzílico, metilparabeno, propilparabeno, carmelose sódica, macrogol e água).
Superdose da Diprospan injetável: o que fazer?
O uso do medicamento em uma quantidade maior do que a indicada não leva a situações de risco de vida, a não ser que em dosagens extremamente altas.
Nos casos de superdosagem, busque rapidamente por socorro médico, levando consigo a embalagem ou bula do medicamento. Caso sejam necessárias maiores orientações, ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001).
Para que serve e como funciona o Diprospan injetável?
O Diprospan injetável é um medicamento anti-inflamatório, antialérgico e antirreumático que serve para o tratamento de diversas doenças agudas e crônicas, atuando no controle dos sintomas causados por essas condições.
Contraindicações do Diprospan injetável
O Diprospan injetável é contraindicada para:
pacientes que possuam algum tipo de alergia ou hipersensibilidade à betametasona, a outros corticóides, ou a qualquer outro componente da fórmula.
pacientes com infecções sistêmicas por fungos.
pacientes menores de 15 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Diprospan injetável?
Este é um medicamento injetável, e portanto só pode ser administrado por um profissional da saúde. Diprospan injetável pode ser administrado de forma intramuscular, intra-articular, periarticular, intrabúrsica, intradérmica, intralesional e em tecidos moles. Seu uso é variável e deve ser individualizado de acordo com a doença e gravidade do quadro do paciente.
O que fazer se eu esquecer de usar o Diprospan injetável?
Por se tratar de um medicamento que deve ser administrado por um profissional da saúde, raras serão as situações em que seu uso será esquecido. Em caso de esquecimento, o medicamento deve ser aplicado o mais rápido possível.
Cuidados ao usar o Diprospan injetável
O Diprospan injetável deve ser aplicado por um profissional da saúde por se tratar de um medicamento injetável. Além disso, seu uso intravenoso ou subcutâneo não é indicado.
Os efeitos dos corticoides são aumentados em pacientes com hipotireoidismo e em pacientes com cirrose hepática.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso do medicamento deve ser feito de maneira cuidadosa. É fundamental seguir todas as orientações da bula e aquelas indicadas por seu médico.
Interações medicamentosas
Diprospan injetável é um medicamento à base de corticosteróides, substância que apresenta interação com diversos medicamentos, portanto, antes de iniciar o uso deste medicamento, é essencial informar ao seu médico ou cirurgião dentista se está fazendo uso de outras substâncias.
Ainda, o uso concomitante deste medicamento com álcool podem aumentar a ocorrência ou a gravidade de ulcerações gastrintestinais.
Efeitos colaterais do Diprospan injetável
Alguns dos efeitos colaterais causados pelo uso do medicamento são:
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes): insônia, dispepsia, aumento do apetite, aumento da incidência de infecções no organismo como um todo.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes): dificuldade de cicatrização da pele, diabete mellitus, osteoporose, sangramento digestivo, retenção de sódio e água.
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 1% dos pacientes): reações de hipersensibilidade na pele, vermelhidão da face, depressão, convulsões, tontura, úlcera, pressão alta.
Reações com frequência desconhecida: perda de massa muscular, tendão, instabilidade articular decorrente de repetidas injeções intra-articulares, pancreatite, glaucoma.
Caso ocorram efeitos colaterais, informe imediatamente seu médico ou cirurgião dentista.
Como guardar o Diprospan injetável?
O Diprospan injetável deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15 ºC e 30 ºC, protegido da luz, e o conteúdo deve ser mantido dentro da caixa até o momento do medicamento ser utilizado.
O medicamento deve ser guardado em sua embalagem original e seu uso deve ser feito dentro do prazo de validade, portanto, verifique a data de validade contida na embalagem antes de utilizá-lo.
Diprospan injetável é um líquido levemente viscoso que contém partículas brancas de fácil ressuspensão. É um líquido límpido e incolor, livre de partículas estranhas. Após a ressuspensão, o líquido apresenta-se com uma coloração branco leitosa.
Observe o aspecto do medicamento antes de utilizá-lo. Caso ainda esteja dentro do prazo de validade e seja observado alguma mudança em seu aspecto, consulte um farmacêutico para poder ter certeza de que pode utilizá-lo.
Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças e animais.