Cloridrato Venlafaxina 75mg 30 Capsulas Medley Generico C1
Descrição do produto
O que é Cloridrato Venlafaxina?
O Cloridrato Venlafaxina é um medicamento recomendado para tratar a depressão, abrangendo casos que envolvam ansiedade, e também para evitar recaídas e recorrências desse quadro depressivo. A seguir, você confere informações mais detalhadas sobre o Cloridrato Venlafaxina.
Composição do Cloridrato Venlafaxina
Cada cápsula de liberação controlada contém:
cloridrato de venlafaxina ........... 42,4 mg(1);.............. 84,8 mg(2);.............169,6 mg(3)
excipientes q.s.p. ............................... 1 cápsula
(1) correspondente a 37,5 mg de venlafaxina;
(2) correspondente a 75 mg de venlafaxina;
(3) correspondente a 150 mg de venlafaxina.
Excipientes: sacarose, amido, talco, hipromelose, etilcelulose, triacetina.
Superdose do Cloridrato Venlafaxina: o que fazer?
Em situações pós-comercialização, a ocorrência de overdose com Venlafaxina foi principalmente associada ao consumo simultâneo de álcool e/ou outros medicamentos, inclusive casos com desfecho fatal.
Os eventos mais comumente descritos em casos de superdosagem abrangem taquicardia, variações no estado de consciência (que vão desde sonolência até coma), dilatação da pupila, convulsões e vômitos.
Para que serve e como funciona o Cloridrato Venlafaxina?
A venlafaxina e sua forma ativa, a O-desmetilvenlafaxina (ODV), são fortes inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina no nível neuronal e apresentam uma inibição mais leve da recaptação de dopamina.
Acredita-se que a eficácia antidepressiva da venlafaxina esteja associada à intensificação da atividade neurotransmissora no Sistema Nervoso Central (SNC).
Contraindicações do Cloridrato Venlafaxina
Não é recomendado o uso deste medicamento em casos de hipersensibilidade à venlafaxina ou a qualquer componente de sua fórmula, assim como em situações de uso concomitante com qualquer inibidor da monoaminoxidase (IMAO).
A administração da venlafaxina não deve ser iniciada antes de, pelo menos, 14 dias após o término do tratamento com um IMAO, a menos que seja um IMAO do tipo reversível, onde um intervalo menor pode ser considerado.
Além disso, é aconselhável interromper o uso da venlafaxina por pelo menos 7 dias antes de iniciar o tratamento com qualquer IMAO (ver informações sobre interações medicamentosas). Vale ressaltar que este medicamento não é indicado para menores de 18 anos.
Como usar o Cloridrato Venlafaxina?
O cloridrato de venlafaxina de liberação controlada deve ser ingerido junto de alimentos, preferencialmente no mesmo horário diariamente. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras com líquido, sem serem divididas, trituradas, mastigadas ou dissolvidas.
Alternativamente, pode-se cuidadosamente abrir a cápsula e espalhar todo o conteúdo sobre uma colher de purê de maçã. Essa mistura de medicamento e alimento deve ser engolida imediatamente sem mastigar, seguida por um copo de água para garantir a completa deglutição do princípio ativo.
O período de tratamento dependerá bastante da sua condição, pois o médico irá avaliar qual a dosagem adequada.
O que fazer se eu esquecer de usar o Cloridrato Venlafaxina?
Em caso de esquecimento, a recomendação é seguir com o tratamento e tomar o medicamento assim que lembrar. Contudo, evite dobrar as doses caso esteja próxima do horário das gotas seguintes. Esse processo não é recomendado pelos profissionais, então, é importante dar atenção.
Cuidados ao usar o Cloridrato Venlafaxina
Quando você for utilizar o medicamento, é fundamental seguir todas as orientações da bula ou do médico. Além disso, informe o profissional sobre outros medicamentos em uso e esteja atento a possíveis efeitos colaterais.
Interações medicamentosas
O uso simultâneo com medicamentos que aumentam a propensão a sangramentos pode elevar o risco de sangramentos espontâneos. Além disso, a combinação da venlafaxina com outros medicamentos que aumentam os níveis de serotonina no organismo (como antidepressivos, antipsicóticos, anfetaminas e antagonistas da dopamina) pode aumentar o risco de Síndrome Serotoninérgica.
O uso concomitante com cetoconazol (antifúngico) pode resultar em aumento da concentração de cloridrato de venlafaxina no sangue.
Efeitos colaterais do Cloridrato Venlafaxina
(ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Redução do apetite, ocorrência de sonhos anormais, nervosismo, diminuição da libido, agitação, anorgasmia (dificuldade em atingir prazer sexual ou orgasmo), acatisia (dificuldade em permanecer quieto), tremor e parestesia (sensação de dormência e formigamento).
Como guardar o Cloridrato Venlafaxina?
Mantenha esse o Cloridrato Venlafaxina em temperatura ambiente, entre 15º C a 30º, longe da luz do sol e também umidade. Evite armazená-lo em um banheiro ou em outro espaço inapropriado.
Por fim, ao usá-lo, verifique a data de validade e textura do medicamento. Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças ou animais de estimação. Caso os sintomas persistam ou piorem, procure assistência médica imediatamente.