Cloridrato De Ambroxol Xarope Adulto 30mg/ml 120ml
Descrição do produto
O que é Cloridrato de Ambroxol Xarope adulto?
É um remédio indicado para aliviar a tosse, além de reduzir a produção de secreções nas vias respiratórias. Por isso, o xarope é usado para tratar de condições causadas por gripes, resfriados, bronquite e outras. A seguir, você confere informações mais detalhadas sobre o Cloridrato de Ambroxol Xarope.
Composição do Cloridrato de Ambroxol
Cada 5mL do xarope adulto contém:
cloridrato de ambroxol ………………………............................................... 30mg;
veículo q.s.p................................................................................................. 5mL.
Excipientes: sorbitol, ácido cítrico, glicerol, sacarina sódica, hietelose, benzoato de sódio, propilenoglicol, essência de menta, essência de banana e água.
Superdose do Cloridrato de Ambroxol: o que fazer?
Caso ocorra alta dosagem do medicamento, um dos primeiros passos é buscar por auxílio médico. Lembre-se de informar sobre a quantidade ingerida do remédio, além de quaisquer sintomas que possam ter surgido, tenha também a bula em mãos.
Enquanto aguarda por socorro médico, evite tomar qualquer atitude baseada em achismo ou sem orientação de um profissional. É possível que ações assim possam agravar o quadro do paciente.
Para que serve e como funciona o Cloridrato de Ambroxol?
O Cloridrato de Ambroxol serve para tratar de doenças broncopulmonares, ou seja, brônquios e pulmões. Com auxílio do xarope, é possível facilitar a expectoração causada por:
- gripes;
- resfriados;
- bronquite;
- outras condições respiratórias.
Devido sua composição, o medicamento funciona eliminando o catarro das vias respiratórias, aliviando a tosse e desobstruindo os brônquios. Isso porque o xarope possui efeito anestésico na região, auxiliando no alívio de irritação da garganta associada à tosse com catarro. Geralmente, seu início de ação ocorre em até 2 horas após a administração.
Contraindicações do Cloridrato de Ambroxol
O medicamento possui contraindicações específicas em pacientes, devido a diferentes fatores. Ao fazer uso do xarope, informar ao profissional de saúde sobre qualquer condição que possa prejudicar sua saúde. Resumidamente, o Cloridrato de Ambroxol é contraindicado em:
- pacientes com hipersensibilidade conhecida ao cloridrato de ambroxol e a outros componentes da fórmula;
- pacientes com casos de condições hereditárias raras de intolerância à frutose.
Contudo, caso seja necessário a utilização do remédio, você precisa consultar seu médico para garantir o bem-estar da sua saúde.
Como usar o Cloridrato de Ambroxol?
Como o medicamento é disponibilizado em sua versão xarope, a administração deve ser feita de maneira oral. Vale ressaltar que ele poderá ser usado tanto acompanhado de alimentos ou não.
O remédio vem acompanhado de um dosador, basta tomar a quantidade necessária prescrita pelo médico ou na bula por meio do copinho de medição. Já para uso pediátrico, deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos apenas sob prescrição médica.
O período de tratamento dependerá bastante da sua condição, pois o médico irá avaliar qual a dosagem adequada.
O que fazer se eu esquecer de usar o Cloridrato de Ambroxol?
Em caso de esquecimento, a recomendação é seguir com o tratamento e tomar o remédio assim que lembrar. Contudo, evite dobrar as doses caso esteja próxima do horário das gotas seguintes. Esse processo não é recomendado pelos profissionais, então, é importante dar atenção.
Cuidados ao usar o Cloridrato de Ambroxol
Quando você for utilizar o medicamento, é fundamental seguir todas as orientações da bula ou do médico. Além disso, informe o profissional sobre outros medicamentos em uso e esteja atento a possíveis efeitos colaterais.
Interações medicamentosas
Saiba que não são conhecidas interações prejudiciais com outros medicamentos. No entanto, é fundamental informar seu médico ou dentista sobre qualquer outro medicamento que você esteja tomando.
Efeitos colaterais do Cloridrato de Ambroxol
Assim como qualquer outro medicamento, o xarope pode causar algumas reações adversas em 10% dos pacientes. Porém, esses efeitos colaterais são passageiros, alguns deles são:
Reações comuns: disgeusia, hipoestesia da faringe, náusea e hipoestesia oral;
Reações incomuns: vômitos; diarreia; dispepsia, dor abdominal e boca seca;
Reações raras: garganta seca, erupção cutânea e urticária;
Reações com frequência desconhecida: reação/choque anafilático, alergia e edema.
Caso alguns dos efeitos colaterais citados durem por muito tempo, consulte seu médico com urgência.
Como guardar o Cloridrato de Ambroxol?
Mantenha esse o Cloridrato de Ambroxol em temperatura ambiente, entre 15º C a 30º, longe da luz do sol e também umidade. Evite armazená-lo em um banheiro ou em outro espaço inapropriado.
Por fim, ao usá-lo, verifique a data de validade e textura do medicamento. Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças ou animais de estimação. Caso os sintomas persistam ou piorem, procure assistência médica imediatamente.