Cefalexina 500mg 10 Comprimidos Revestidos Ems Genérico C
Descrição do produto
O que é Cefalexina 500mg?
É um medicamento da categoria de antibiótico, utilizado frequentemente para tratar de infecções bacterianas, como respiratórias, pele, ossos e até articulações.
Devido à sua função e agentes ativos, o Cefalexina 500mg pertence à classe das cefalosporinas. Lembrando que o remédio deve ser usado sob acompanhamento de um profissional de saúde.
Composição da Cefalexina 500mg
Cada comprimido revestido contém:
cefalexina comprimidos ............................................................................. 500 mg;
excipientes** qsp ................................................................................. 1 comp. rev.
Excipiente: microcristalina, manitol, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, talco, amido, dióxido de titânio, polímero catiônico do ácido metacrílico, macrogol, corante amarelo crepúsculo 6, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, álcool isopropílico, acetona, água purificada.
Superdose da Cefalexina 500mg: o que fazer?
Caso ocorra a ingestão de superdosagem do medicamento, é fundamental procurar auxílio médico com urgência. Informe-o sobre a quantidade de comprimidos ingeridos, horário que ocorreu e qualquer sintoma manifestado. Evite tomar qualquer atitude sem orientação de um profissional de saúde, para evitar agravar a condição.
Para que serve e como funciona a Cefalexina 500mg?
O medicamento serve para tratar de infecções bacterianas, principalmente do trato respiratório, atuando no combate ao crescimento das bactérias no organismo. Entre as condições, o remédio é indicado para:
- infecções na garganta (faringite, amigdalite);
- sinusite;
- bronquite;
- infecções da pele e tecidos moles;
- infecções ósseas;
- infecções do trato geniturinário;
- infecções dentárias.
A ação do medicamento se baseia na interferência do crescimento das bactérias, com a formação da parede celular das bactérias. Assim, enfraquecendo os agentes infecciosos e tornando-os suscetíveis a danos e morte.
Contraindicações da Cefalexina 500mg
Assim como os demais medicamentos, o Cefalexina 500mg é contraindicado para alguns pacientes. Geralmente, a bula do remédio informa quem não deve ingerir o medicamento ou sob orientação médica. Confira abaixo!
Pacientes alérgicos às cefalosporinas;
Pacientes mulheres grávidas sem orientação médica.
Caso seja necessária a utilização do medicamento, é fundamental consultar um médico e evitar qualquer risco à sua saúde, principalmente se estiver grávida.
Como usar a Cefalexina 500mg?
Como a Cefalexina é apresentada em comprimidos, a administração do medicamento deve ser feita por via oral, independente das refeições. As doses podem variar entre os dias, contudo, recomenda-se seguir a bula ou as orientações do médico.
- Adultos: entre 1 a 4 g diárias, com dose usual de 250 mg a cada 6 horas.
- Pacientes acima de 15 anos: uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas.
Os tipos de infecções também podem influenciar na dose administrada, por exemplo, para infecções do trato respiratório, é necessário usar uma dose de 500 mg a cada 6 horas.
O que fazer se eu esquecer de usar a Cefalexina 500mg?
Caso você esqueça de tomar o medicamento, a recomendação é administrá-lo assim que lembrar. Contudo, se estiver quase na hora da próxima dose, evite dobrá-la e siga com o horário estipulado das próximas dosagens.
Cuidados ao usar a Cefalexina 500mg
Ao usar o medicamento, é importante dar atenção a alguns cuidados, como seguir todas as instruções médicas, sem aumentar a dose por conta própria. Além disso, atente-se aos seguintes pontos:
- informe o médico sobre seu histórico de saúde;
- evite consumir álcool durante o tratamento;
- monitore reações alérgicas;
- evite a automedicação;
- acompanhe os efeitos colaterais;
- evite atividades que requeiram alerta.
Interações medicamentosas
O medicamento funciona como um antibiótico eficaz contra diversas infecções, por isso, é necessário evitar consumo simultâneo com antiácidos, suplementos de ferro e diuréticos, além de medicamentos nefrotóxicos e anticoagulantes, por conta do risco de interações. Lembre-se que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas para evitar complicações.
Efeitos colaterais da Cefalexina 500mg
Mais um cuidado que você precisa ter é com as reações adversas causadas pelo medicamento. Os efeitos colaterais são passageiros, geralmente, duram apenas nos primeiros dias. Contudo, caso sejam persistentes, é fundamental consultar um médico especialista.
Confira, a seguir, alguns dos efeitos colaterais que podem ser causados após a ingestão do medicamento:
- Diarreia;
- Dispepsia, dor abdominal e gastrite;
- Penicilinas ou cefalosporinas;
- Hepatite transitória e icterícia colestática;
- Erupções cutâneas;
- Urticária;
- Anafilaxia;
- Prurido anal e genital;
- Monilíase genital;
- Vaginite e corrimento vaginal;
- Tonturas, fadiga e dor de cabeça;
- Entre outras.
Como guardar a Cefalexina 500mg?
Recomenda-se manter o medicamento em temperatura ambiente de 15ºC a 30º. Além disso, proteja contra luz e também mantenha em um lugar seco. Ao utilizá-lo, verifique data de validade e também condição física do medicamento.
Por fim, mantenha a Cefalexina 500 mg fora do alcance de crianças e evite usar sem indicação médica. Caso os sintomas persistam, consulte o seu médico.