Benzoilmetronidazol 4% Pediátrico 120ml Ems Genérico L
Descrição do produto
O que é o Benzoilmetronidazol?
O Benzoilmetronidazol é um medicamento utilizado no tratamento de giardíase e amebíase. Essas são infecções gastrointestinais causadas por protozoários, especificamente o Giardia lamblia e diversas amebas. Confira abaixo como o medicamento funciona.
Composição do Benzoilmetronidazol
Cada comprimido revestido contém:
Benzoilmetronidazol........................................................................................40,00 mg
Excipientes q.s.p....................................................................................................1 mL
Excipientes: silicato de alumínio e magnésio, benzoato de sódio, ciclamato de sódio, carmelose sódica, amarelo de tartrazina, essência de damasco, ácido cítrico, sacarina sódica, sorbato de potássio, óleo de rícino hidrogenado etoxilado, álcool etílico e água purificada.
Superdose do Benzoilmetronidazol: o que fazer?
Em caso de superdose do Benzoilmetronidazol, é preciso buscar assistência médica imediatamente. Informe o profissional de saúde sobre a quantidade ingerida e eventuais sintomas, mantendo a bula disponível.
O tratamento deve ser sintomático e de suporte, visando minimizar complicações, como náuseas, vômitos, ataxia, convulsões e neuropatia periférica, associadas a doses excessivas.
Para que serve e como funciona o Benzoilmetronidazol ?
O Benzoilmetronidazol é um anti-infeccioso com atividade antimicrobiana e antiparasitária, atuando especificamente contra microrganismos anaeróbios. Seu princípio ativo, o derivado benzoil do metronidazol, age combatendo infecções relacionadas a:
Giardíase (infecção pelo Giardia lamblia);
Amebíase (infecção por diversas amebas).
A substância ativa, o benzoil derivado do metronidazol, exibe atividade antimicrobiana e antiparasitária, direcionada principalmente a microrganismos anaeróbios. Após a administração, a concentração máxima no sangue é alcançada em cerca de quatro horas após o consumo.
Contraindicações do Benzoilmetronidazol
O Benzoilmetronidazol é contraindicado nos casos de histórico de alergia ao metronidazol, derivados imidazólicos ou outros componentes do produto.
Além disso, a presença do corante amarelo tartrazina, pode desencadear reações alérgicas, incluindo asma brônquica, especialmente em indivíduos alérgicos ao ácido acetilsalicílico.
Como usar o Benzoilmetronidazol?
Para usar o Benzoilmetronidazol, comece agitando o frasco. A administração do medicamento é oral, com o copo-medida graduado que vem incluso.
Para tratar da giardíase em crianças de 1 a 5 anos, a dosagem ideal é de 5mL, 2 vezes ao dia por 5 dias. Para crianças de 5 a 10 anos, a dose é de 5 mL, 3 vezes ao dia pelo mesmo período.
Para a amebíase intestinal a dose é de 20 mg (0,5mL)/kg, 4 vezes ao dia, por 5 a 7 dias. Para tratar a amebíase hepática a dosagem é a mesma, mas o tratamento dura de 7 a 10 dias.
Cada mL contém 40 mg de Benzoilmetronidazol e sua administração por vias não recomendadas não foi estudada, portanto, a segurança e eficácia são garantidas apenas pela via oral.
O que fazer se eu esquecer de usar o Benzoilmetronidazol?
Se esquecer uma dose de Benzoilmetronidazol, tome-a assim que lembrar. No entanto, se estiver próximo do horário da próxima dose, aguarde e siga o horário regular, sem dobrar a dose.
Evite tomar duas doses simultaneamente. Em caso de dúvidas, consulte seu farmacêutico, médico ou cirurgião-dentista para orientações adicionais sobre o uso do medicamento.
Cuidados ao usar o Benzoilmetronidazol
O uso prolongado do Benzoilmetronidazol necessita do acompanhamento médico para realizar testes de sangue e assim monitorar o surgimento de reações adversas como:
Neuropatia central ou periférica;
Parestesia;
Ataxia;
Tontura;
Convulsões.
Além disso, o medicamento tem o potencial de escurecer a urina. As grávidas devem evitar o tratamento com o remédio sem orientação médica devido aos efeitos desconhecidos na organogênese fetal.
Ao iniciar o tratamento o paciente também não deve dirigir ou operar máquinas pesadas em caso de confusão, tontura, alucinações, convulsões ou alterações visuais.
Interações medicamentosas
Durante o tratamento com metronidazol, evite bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool. Outros medicamentos que possuem interação com o Benzoilmetronidazol e devem ser evitados são:
Dissulfiram;
Anticoagulantes orais;
Lítio;
Ciclosporina;
Fenitoína;
Fenobarbital;
Bussulfano.
Efeitos colaterais do Benzoilmetronidazol
Os efeitos colaterais do Benzoilmetronidazol podem variar entre as pessoas. Porém, a maioria dos efeitos ocorrem em menos de 10% dos casos, são leves e desaparecem com o tempo. Alguns deles são:
Comuns: dor de estômago, náusea, vômito, diarreia, gosto metálico na boca, descoloração da língua, dor de cabeça, tontura;
Menos comuns: angioedema, coceira, urticária, humor depressivo, visão dupla, borrada, alteração de cores, diminuição de glóbulos brancos e plaquetas;
Raros: convulsões, confusão, ataxia, meningite asséptica, agranulocitose.
Como guardar o Benzoilmetronidazol?
Guarde o Benzoilmetronidazol em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e também umidade. Evite locais sujeitos a variações extremas de temperatura.
Não utilize o medicamento após o prazo de validade expirar. Siga rigorosamente estas orientações para garantir a eficácia e segurança do produto.