Avodart (isolado ou em combinação com outro medicamento, chamado tansulosina) é destinado ao tratamento e à prevenção dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB) em homens que apresentam aumento da próstata.
Composição:
0,5 mg de dutasterida;
1 cápsula de excipientes*.
*Excipientes:
monodiglicerídeos de ácido caprílico/cáprico (MDC)
butilidroxitolueno
cápsula de gelatina (gelatina, glicerol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, triglicerídeos de cadeia média e lecitina).
Indicações de uso:
Avodart é indicado para:
Aliviar os sintomas;
Reduzir o volume da próstata;
Melhorar o fluxo urinário e diminuir o risco de retenção urinária (bloqueio completo do fluxo de urina);
Reduzir o risco de cirurgia relacionada à HPB.
Como funciona:
O aumento da próstata é causado por um hormônio chamado di-hidrotestosterona (DHT).
Avodart diminui a produção de DHT, reduzindo ou eliminando o aumento da próstata na maioria dos casos. Da mesma forma que o aumento da próstata é um processo que ocorre durante um longo período de tempo, a redução de seu volume e a melhora dos sintomas também requerem algum tempo;
Embora alguns homens apresentem redução dos sintomas e dos problemas 3 meses após o início do uso de Avodart, é necessário um período de tratamento de pelo menos 6 meses para verificar a ação do medicamento no organismo. Estudos mostram que o tratamento com Avodart durante 2 anos reduz os riscos de retenção urinária aguda e/ou a necessidade de cirurgia relacionada à HPB.
Contraindicações:
Avodart é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à dutasterida, a outros inibidores da 5¿-redutase ou a qualquer componente da fórmula;
É contraindicado para uso por mulheres;
É contraindicado para menores de 18 anos.
Como usar:
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.