Acetilcisteina 600mg 16x5g Eurofarma Genérico L
Descrição do produto
A Acetilcisteína 600 mg é um expectorante que ajuda a eliminar as secreções no pulmão.
O que é a Acetilcisteína 600 mg?
A Acetilcisteína 600 mg é um medicamento expectorante em formato de envelopes granulados que pode ser usado para eliminar as secreções produzidas no pulmão, melhorando a respiração. A seguir, você conhece mais sobre esse expectorante.
Composição da Acetilcisteína 600mg:
Cada envelope de granulado contém:
Acetilcisteína………………………………………………………………………….600 mg
Excipientes q.s.p…………………………………………………………………………5 g
Excipientes: sacarina sódica, aroma de laranja, corante amarelo crepúsculo, dióxido de silício e frutose.
Superdose da Acetilcisteína 600 mg: o que fazer?
Em caso de alta dosagem do medicamento, o recomendado é ir até um socorro médico com o medicamento, a bula e a quantidade aproximada ingerida. Assim, o profissional de saúde saberá como solucionar a situação.
Para que serve e como funciona a Acetilcisteína 600mg?
A Acetilcisteína 600 mg é um medicamento expectorante que costuma ser usado quando o paciente está com dificuldade na respiração. Isso ocorre devido à alta quantidade de secreção no pulmão, que pode ser causada por:
- Bronquite aguda;
- Bronquite crônica;
- Enfisema pulmonar;
- Pneumonia;
- Colapso/atelectasias pulmonares;
- Mucoviscidose.
Nesses casos, o medicamento atua alterando as características do muco do pulmão para reduzir sua consistência e elasticidade. Dessa forma, a secreção fica mais fluida e pode ser eliminada facilmente pelas vias respiratórias.
Além disso, a acetilcisteína costuma ser utilizada em casos de intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol. O medicamento regenera os estoques da glutationa no fígado, funcionando como um antídoto para os danos hepáticos causados pelo excesso de paracetamol.
Contraindicações da Acetilcisteína 600mg:
O uso da Acetilcisteína é contraindicado em casos de pessoas com alergia à acetilcisteína ou a qualquer componente da sua composição.
Além disso, o medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem a devida orientação médica.
Como usar a Acetilcisteína 600mg?
Para usar o medicamento, é preciso dissolver o granulado em meio copo d’água em temperatura ambiente. Em seguida, ele pode ser ingerido por via oral, tanto por adultos quanto crianças acima dos 2 anos com a seguinte dosagem:
Crianças de 2 a 4 anos: 100 mg (1 envelope) 2 a 3 vezes por dia;
Acima de 4 anos: 100 mg (1 envelope) 3 a 4 vezes por dia;
Adultos: 600 mg (1 envelope) 1 vez ao dia, de preferência à noite.
O uso do medicamento pode ser feito no intervalo de 5 a 10 dias. Mas, caso os sintomas continuem, o ideal é procurar orientação médica.
Em casos especiais a dosagem é diferente. Para quem teve complicação pulmonar da fibrose cística, a dosagem será a seguinte:
Crianças acima de 2 anos: 200 mg (2 envelopes de 100 mg) a cada 8 horas;
Adultos: 200 mg (1 envelope de 200 mg) a 400 mg (2 envelopes de 200 mg) a cada 8 horas.
Em caso de overdose de paracetamol, a dose indicada é de 140 mg/kg por peso corpóreo dentro de 10 horas após ingerir o agente tóxico. Em seguida é preciso ingerir doses únicas de 70 mg/kg por peso corpóreo a cada 4 horas por 1 a 3 dias.
O que fazer se eu esquecer de usar a Acetilcisteína 600 mg?
Em caso de esquecimento, o recomendado é tomar a dose de costume assim que lembrar. É importante evitar tomar dose dupla, pois essa prática não é indicada pelos profissionais de saúde.
Interações medicamentosas:
A acetilcisteína não pode ser utilizada em adultos que usam outros medicamentos, como:
Fármacos antitussígenos por poder levar ao acúmulo de secreções;
Carvão ativado que reduz o efeito do medicamento.
É preciso ter atenção ao usar medicamentos com nitroglicerina, pois podem causar hipotensão e dilatar a artéria temporal. Portanto, é preciso que o paciente seja monitorado.
Além disso, caso seja preciso tomar antibióticos oralmente enquanto se usa a acetilcisteína 600 mg, o ideal é tomar o medicamento 2 horas antes de ingerir o antibiótico.
O uso da acetilcisteína junto a carbamazepina pode gerar níveis subterapêuticos da substância. Por fim, caso use medicamentos à base de nitrato, é preciso avisar o médico ou farmacêutico para ele fornecer orientações.
Efeitos colaterais da Acetilcisteína 600mg:
A maioria dos efeitos colaterais do uso da acetilcisteína 600 mg são gastrointestinais. Mas é possível ter outros efeitos em menor intensidade, como:
Reações incomuns: alergia, dor de cabeça, zumbido no ouvido, vômito, taquicardia, diarreia, estomatite, dor abdominal, náusea, urticária, erupção cutânea, angioedema, prurido, febre e pressão arterial baixa;
Reações raras: dispneia, dispepsia e broncoespasmo;
Reações muito raras: choque anafilático, hemorragia e reação anafilática/anafilactoide;
Reações com frequência desconhecida: inchaço na face.
Caso qualquer reação apareça, é preciso consultar seu médico para encontrar soluções.
Como guardar a Acetilcisteína 600mg?
É preciso manter o medicamento armazenado em local protegido da luz e da umidade, com temperatura ambiente entre 15 °C e 30 °C.
Por fim, antes de usá-lo, verifique sempre a data de validade e não consuma o medicamento caso o prazo tenha vencido.