ACETILCISTEINA 40MG ADULTO 120ML EMS GENÉRICO L
ACETILCISTEINA 40MG ADULTO 120ML EMS GENÉRICO L

Acetilcisteina 40mg Adulto 120ml Ems Genérico L

COD 894430
Seja o primeiro a avaliar
Este produto é vendido e entregue pela Panvel.

Descrição do produto

 A Acetilcisteína Adulto é ideal para tratar de tosse e expectoração.

 

O que é Acetilcisteína?

O xarope expectorante para adultos contendo 40 mg de acetilcisteína apresenta sabor de framboesa. Recomenda-se o seu uso em situações em que o paciente enfrenta dificuldade em eliminar secreções densas por meio da expectoração. 

Destina-se a casos de bronquite aguda, bronquite crônica, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso/atelectasias pulmonares e fibrose cística. Além disso, a acetilcisteína é indicada para situações de intoxicação por paracetamol, tanto acidental quanto voluntária.  

 

Composição da Acetilcisteína

Cada 1 mL de xarope adulto contém:  

acetilcisteína .....................................................40 mg  

veículo* q.s.p .....................................................1 mL  

Excipiente: hietelose, sacarina sódica, ciclamato de sódio, propilparabeno, metilparabeno, hidróxido de sódio, essência de framboesa, edetato dissódico di- hidratado, propilenoglicol, água purificada.

 

Para que serve e como funciona a Acetilcisteína?

A acetilcisteína é um expectorante que auxilia na remoção das secreções pulmonares, facilitando a respiração. Sua ação modifica as características do muco respiratório, reduzindo sua consistência e elasticidade, resultando em uma textura mais fluida e liquefeita, o que facilita sua expulsão das vias respiratórias. 

Além disso, a acetilcisteína atua como antídoto para danos hepáticos causados pelo paracetamol, promovendo a regeneração dos estoques de glutationa, uma substância vital para a função normal do fígado. 

A absorção rápida da acetilcisteína pelo trato gastrintestinal resulta em início de ação aproximadamente uma hora após a administração, alcançando concentrações máximas nas secreções brônquicas.

 

Superdose da Acetilcisteína: o que fazer?

Até o momento não houve relato de nenhum caso de superdosagem para formas farmacêuticas orais de acetilcisteína. Entretanto, caso ocorra alta dosagem do medicamento, um dos primeiros passos é buscar por auxílio médico. Lembre-se de informar sobre a quantidade ingerida do medicamento, além de quaisquer sintomas que possam ter surgido, tenha também a bula em mãos.

 

Contraindicações da Acetilcisteína

Acetilcisteína é contraindicado para:

  • Crianças menores de 2 anos;
  • Pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de sua formulação.


Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

 

Como usar Acetilcisteína?

A acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral e não deve ser diluída. A acetilcisteína adulto 40 mg/mL pode ser usada na dose de 600 mg (15 mL), 1 vez ao dia, de preferência à noite. A duração do tratamento é de 5 a 10 dias, não desaparecendo os sintomas procure um médico.

 

O que fazer se eu esquecer de usar a Acetilcisteína?

Em caso de esquecimento, a recomendação é seguir com o tratamento e tomar o medicamento assim que lembrar. Contudo, evite dobrar as doses caso esteja próxima do horário das gotas seguintes. Esse processo não é recomendado pelos profissionais, então, é importante dar atenção.  

 

Cuidados ao usar a Acetilcisteína

Quando você for utilizar o medicamento, é fundamental seguir todas as orientações da bula ou do médico. Além disso, informe o profissional sobre outros medicamentos em uso e esteja atento a possíveis efeitos colaterais.

 

Interações medicamentosas 

A acetilcisteína não deve ser usada concomitantemente com fármacos antitussígenos, pois a redução do reflexo tussígeno pode levar ao acúmulo de secreções brônquicas. O uso de carvão ativado pode reduzir o efeito de acetilcisteína.

 

Efeitos colaterais da Acetilcisteína

Até o momento, ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas de Acetilcisteína. Os efeitos colaterais são bastante incomuns, sendo alguns deles: hipersensibilidade, broncoespasmo, rinorreia, vômito, náusea, urticária e prurido.

Caso alguns dos efeitos colaterais citados durem por muito tempo, consulte seu médico com urgência.

 

Como guardar a Acetilcisteína?

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente, entre 15º C a 30º, longe da luz do sol e também umidade. Evite armazená-lo em um banheiro ou em outro espaço inapropriado.

Por fim, ao usá-lo, verifique a data de validade e textura da Acetilcisteína. Lembre-se de mantê-lo longe do alcance das crianças ou animais de estimação. Caso os sintomas persistam ou piorem, procure assistência médica imediatamente.