Acetilcisteina 20mg/ml 150ml Eurofarma Genérico L
Descrição do produto
- Conteúdo: 20mg/ml 150ml
- Uso oral
- Fabricante: Eurofarma
- EAN: 7891317002176
- Principio Ativo: ACETILCISTEINA
- Registro Ministério da Saúde: 1004307710023
Acetilcisteína 20mg/ml é um medicamento expectorante, indicado para pacientes com secreção densa que têm dificuldade para expectorar. Saiba mais.
Acetilcisteína 20mg/ml – xarope 150ml – genérico Eurofarma
O que é Acetilcisteína?
Acetilcisteína é um medicamento expectorante, indicado para pacientes com secreção densa e viscosa e dificuldade para expectorar. Esta embalagem contém um frasco com 150ml de xarope. O produto é genérico, produzido pela Eurofarma.
Apresentações
Acetilcisteina 20mg/ml – xarope 100ml – genérico Eurofarma
Acetilcisteina 100mg – 16x5g – genérico Eurofarma
Acetilcisteina 200mg – 16x5g – genérico Eurofarma
Acetilcisteina 600mg – 16x5g – genérico Eurofarma
Composição
Cada 1ml de xarope contém:
20mg de acetilcisteína
Excipientes:
Edetato dissódico
Ácido clorídrico
Carmelose sódica
Sacarina sódica
Benzoato de sódio
Hidróxido de sódio
Metilparabeno
Álcool etílico
Água purificada
Aroma de framboesa
Para que serve Acetilcisteína?
Acetilcisteína é um expectorante que modifica as características da secreção respiratória (muco), reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando-a mais fluida ou mais liquefeita, o que facilita a sua eliminação das vias respiratórias.
Assim, o medicamento pode ser indicado para pacientes com bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações (piora do quadro clínico e complicações), enfisema pulmonar (doença crônica caracterizada pelo comprometimento dos pulmões), pneumonia (inflamação nos pulmões e brônquios) e colapso/atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios), mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística). Ou simplesmente para quem tem secreção densa e dificuldade para expectorar.
A Acetilcisteína também pode ser indicada para intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol, pois funciona ainda como antídoto de danos hepáticos provocados pela substância, regenerando os estoques de uma substância vital para a função normal do fígado (a glutationa).
Acetilcisteína é eficaz contra a Covid-19?
Não há indícios de que a Acetilcisteína seja eficaz no tratamento contra a Covid-19. Também não há contraindicações para utilizar o medicamento durante o período de contágio.
Como tomar o xarope Acetilcisteína?
Acetilcisteína deve ser administrada somente por via oral e não deve ser diluída.
Para crianças com 2 a 4 anos, o indicado é tomar uma dose de 5ml de duas a três vezes ao dia. Acima dos 4 anos, a dose pode ser de 5ml de três a quatro vezes ao dia, ou a critério médico.
medicamento não necessita de prescrição médica obrigatória. Antes de utilizá-lo, porém, é importante ler as informações da bula.
Efeitos colaterais da Acetilcisteína
Os eventos adversos mais frequentemente associados com a administração oral de Acetilcisteína são gastrintestinais.
Reações de hipersensibilidade incluindo choque anafilático, reação anafilática/anafilactoide, broncoespasmo, angioedema, rash e prurido têm sido reportadas com menor frequência.
Consulte a bula do medicamento para conhecer as reações adversas incomuns e raras.
Cuidados e precauções
Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos, pois os agentes mucolíticos podem induzir obstrução respiratória — devido às características fisiológicas das vias aéreas nessa faixa etária, a habilidade de expectorar pode ser limitada.
É recomendada precaução quando utilizado por pacientes com úlcera péptica ou histórico de úlcera, especialmente no caso de administração concomitante a outros medicamentos com conhecido efeito irritativo à mucosa gástrica.
A administração da Acetilcisteína, principalmente no início do tratamento, pode fluidificar a secreção brônquica e aumentar seu volume.
Acetilcisteína xarope 20 mg/ml contém metilparabeno. Esta substância pode causar reação alérgica (possivelmente tardia).
Atenção pacientes sob dietas restritivas de sódio: contém sódio.
A Acetilcisteína não deve ser administrada concomitantemente com fármacos antitussígenos.
O uso de carvão ativado pode reduzir o efeito da Acetilcisteína.
A administração concomitante de nitroglicerina e acetilcisteína causam hipotensão significante e aumentam a dilatação da artéria temporal, podendo causar dor de cabeça.
Avise seu médico ou farmacêutico se você usar medicamentos à base de nitrato em conjunto com o uso de Acetilcisteína.
O uso concomitante de Acetilcisteína e carbamazepina podem resultar em níveis subterapêuticos de carbamazepina.
Bula da Acetilcisteína
Consulte a bula do medicamento.