Venvanse é um remédio recomendado para o tratamento de TDAH e Compulsão Alimentar. Seu princípio ativo, o cloridrato de lisdexanfetamina, é capaz de estimular o sistema nervoso central, ajudando pessoas que sofrem desses transtornos, a terem uma vida melhor.
Recebeu a prescrição, mas ainda não sabe como usá-lo e o que pode esperar do seu tratamento? Então este post foi feito para você! A Panvel reuniu as informações mais importantes da bula e trouxe aqui tudo o que você precisa saber sobre este medicamento.
Venvanse 30mg com 28 cápsulas serve para tratar Transtorno do Déficit de Atenção ou Hiperatividade (TDAH) em crianças e adultos, e o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) somente em adultos. Seu tratamento contínuo melhora a atenção, diminui a impulsividade e hiperatividade e ainda reduz as crises compulsivas por comida.
Devido ao aumento de estudos sobre estes transtornos mentais, novos casos diagnosticados têm surgido dia após dia. E o Venvanse tem sido a escolha de muitos médicos psiquiatras, devido ao tempo de ação e a dosagem necessária para cada caso. Continue sua leitura para entender melhor como este medicamento funciona.
Venvanse 50mg com 28 cápsulas atua diretamente no cérebro, levando o aumento de dopamina e noradrenalina, dois neurotransmissores muito importantes para atenção, recompensa e movimentação.
A dopamina é liberada quando experimentamos uma situação prazerosa, motivando a repetir comportamentos que causem satisfação. Níveis adequados desta substância, regulam a capacidade de atenção, memória e aprendizado, além de contribuir para o bom-humor e a sensação de bem-estar.
A noradrenalina é uma das grandes responsáveis pela resposta do nosso organismo ao estresse, melhorando algumas funções como a atenção e a concentração. Essa resposta acontece, porque o cérebro entende que estamos em uma “situação de perigo”. Sendo assim, a noradrenalina é liberada para nos deixar mais alerta, motivados e mais focados em tarefas importantes para enfrentar tal situação. Além disso, ela também participa na regulação do humor.
Com o tratamento, os níveis desses dois neurotransmissores aumentam no organismo, e permitem que a pessoa desenvolva melhor suas atividades diárias, conseguindo trabalhar, estudar ou se relacionar com o ambiente em que vive.
Venvanse pode ser encontrado nas farmácias, mas só pode ser vendido com prescrição médica. Para comprar é necessário apresentar uma receita amarela, específica para medicamentos que estimulam o sistema nervoso e podem causar dependência.
Na receita, o médico vai colocar dados sobre o paciente e a quantidade suficiente para fazer o tratamento em um mês.
Antes de concluir a compra, verifique se a dose que aparece na embalagem é a mesma que o médico prescreveu. Se certifique de ter todas as recomendações médicas.
Venvanse 70mg com 28 cápsulas deve ser ingerido logo pela manhã, já que um dos seus efeitos é deixar a pessoa mais disposta. Se tomar tardiamente, pode ter dificuldade para dormir.
A dose inicial de Venvanse é de uma cápsula de 30mg por dia e pode ser ajustada segundo a tolerância aos efeitos do medicamento e a melhora dos sintomas.
O médico deve avaliar uma série de fatores antes de prescrever Venvanse. Parte desses fatores se devem às contraindicações. Embora seja um medicamento seguro, não deve ser usado por:
Alguns medicamentos podem interagir com o Venvanse, impedindo seu uso devido ao forte risco de causar efeitos colaterais graves. Por isso é importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que usa, incluindo remédios que não necessitam de receita médica, vitaminas e fitoterápicos. As principais interações acontecem com outros estimulantes do sistema nervoso, antidepressivos, remédios para o coração ou para controlar convulsões.
Os efeitos colaterais mais comuns de Venvanse são:
O efeito de Venvanse começa dentro de 2 horas após tomar a dose. Os efeitos colaterais podem ser percebidos, também, dentro deste mesmo período e continuar durante o tempo total de ação (que pode ser até 12 horas). Informe ao seu médico todas as reações que sentir, para que ele faça ajustes ou escolha outra opção. Os efeitos colaterais não devem ser mais fortes do que os benefícios do medicamento.
Venvanse é um medicamento que exige muitos gastos para a sua fabricação, o que acaba o tornando muito caro para boa parte das pessoas. Porém, o valor dele tende a diminuir, tendo em vista das opções genéricas e similares que vem chegando nas farmácias.
Os dois medicamentos são eficazes para o tratamento de TDAH, mas possuem diferenças entre eles que podem ajudar na escolha do médico. Venvanse tem um tempo de ação maior e um menor potencial de abuso. Ritalina tem um tempo de ação menor, é mais barato, porém um maior potencial de abuso.
As sensações ao tomar Venvanse podem variar de pessoa para pessoa, mas é possível perceber um aumento da concentração e do foco, conseguindo pensar com mais clareza e ter menos momentos de distração. A sensação de controle sobre os impulsos e a capacidade de pensar, antes de agir, melhora também em muitos dos casos.
A Panvel oferece tudo o que você precisa para cuidar da sua saúde, desde conhecimento até a maior diversidade de produtos. Confira os medicamentos para tratar distúrbios cerebrais e comece logo o seu tratamento!