Blog Panvel
>
Tudo sobre Medicamentos
>
Vitamina D: como tomar, bula e muito mais

Vitamina D: como tomar, bula e muito mais

Já notou que hoje em dia muitas pessoas precisam de suplemento de Vitamina D? Essa suplementação se deve ao fato de que o nível desta vitamina no corpo está abaixo do esperado para uma vida saudável. Quer entender melhor sobre a importância da Vitamina D? Então fique aqui e leia este post que a Panvel preparou para você!

Para que serve a Vitamina D?

A vitamina D serve para fortalecer o sistema de defesas do corpo, melhorar a saúde dos ossos, músculos e principalmente, de algumas funções cerebrais. Estudos recentes indicam que a sua suplementação pode ajudar também em outras partes do organismo, tais como na regulação da pressão arterial e da diabete, na redução da inflamação e até na prevenção de alguns tipos de câncer.

O que a deficiência de Vitamina D causa?

A deficiência de vitamina D pode causar uma série de problemas ao corpo e à mente. Por isso, atualmente se fala tanto sobre a importância dessa vitamina. Os principais danos à saúde são:

  • ossos fracos;
  • fraqueza muscular;
  • depressão;
  • variação de humor;
  • baixa imunidade;
  • maiores chances de desenvolver doenças cardíacas;
  • queda de cabelo;
  • dificuldade em cicatrizar feridas.

A falta de vitamina D pode levar, inclusive, a doenças mais graves como a osteoporose, doenças autoimunes em adultos e ao raquitismo em crianças. Então, como manter a vitamina D em dia?

Como obter Vitamina D?

A vitamina D pode ser obtida por meio da suplementação, da exposição ao Sol e da alimentação A suplementação é mais indicada para prevenir problemas de saúde ou quando já foi comprovado por exames que a pessoa tem deficiência desta vitamina no corpo. 

Os suplementos de vitamina D podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais por todo país. São vendidos em cápsulas, gotas e até em balas de gomas, para estimular a criançada que precisa dessa vitamina para se desenvolver.

Quando os raios solares entram em contato com a pele, a vitamina D começa a ser produzida pelo corpo. Os especialistas recomendam exposição direta ao sol (ao ar livre) por cerca de 10 minutos, todos os dias, de preferência entre as 10 horas até 16 horas. Para melhorar a captação dos raios solares, o filtro solar deve ser dispensado somente nesse período. 

A alimentação também contribui para as reservas de Vitamina D no corpo. Por isso, a dieta deve incluir alimentos ricos nesta vitamina, tais como:

  • peixes gordurosos, como o salmão e atum;
  • gema de ovo;
  • leite e derivados de leite, como a manteiga e o queijo;
  • carnes de frango, boi ou de porco;
  • cogumelos;
  • e óleo de fígado de bacalhau.

Como tomar Vitamina D?

A vitamina D deve ser ingerida diariamente, sempre com as refeições para melhorar a absorção. A dose diária pode variar de acordo com diversos fatores, como idade, hábitos de vida e condições de saúde. 

No entanto, existem algumas recomendações gerais. A maioria dos adultos precisa de 600 UI a 800 UI (Unidades Internacionais) de vitamina D por dia. Idosos precisam de uma dose maior, entre 800 UI a 1.000 UI por dia. Crianças, mulheres grávidas ou amamentando podem tomar também, mas as doses devem ser ajustadas, devido às necessidades específicas de cada caso.

Nas farmácias, é possível encontrar opções com diferentes dosagens e quantidades, a partir de 30 cápsulas de 2000 UI de vitamina D, para atender as diferentes necessidades da população. 

Para saber a dosagem exata e a quantidade certa de suplementação o ideal é ir ao médico fazer um exame chamado 25-hidroxivitamina D ou 25(OH)D. Nem todo mundo precisa de suplementação de vitamina D e em alguns casos, a pessoa pode ser intoxicada pelo excesso dessa vitamina no corpo. 

caixa de medicamento panvel e botão para ver o produto

O que o excesso de Vitamina D pode causar?

Os suplementos de vitamina D devem ser usados somente por quem não consegue produzir a quantidade ideal por meio da alimentação e da exposição ao sol. A suplementação, em quem já possui bons níveis desta vitamina no corpo, pode causar intoxicação, sendo que os principais sintomas são:

  • enjôo;
  • prisão de ventre (constipação intestinal);
  • dor abdominal;
  • irritabilidade;
  • agitação e confusão;
  • cansaço extremo;
  • muita vontade de urinar;
  • dores musculares, entre outros.

Perguntas frequentes sobre Vitamina D

Quais os benefícios da Vitamina D?

Os principais benefícios da vitamina D são o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos, e a melhora da resposta imunológica contra infecções respiratórias e do sistema urinário. Ela ainda previne a formação de alguns tipos de câncer, a diabete, a pressão alta, a depressão e outros transtornos de humor.

Qual é o nível normal de vitamina D no corpo?

O nível ideal de vitamina D é de 40 a 60 ng/ml (nanogramas por mililitro) no sangue. Porém, dependendo de outros exames e fatores, como idade, local onde mora, clima, entre outros, o nível entre 30 e 100 ng/mL ainda é suficiente. Valores abaixo de 20ng/ml indicam deficiência, enquanto acima de 150 ng/ml é considerado excesso da vitamina.

Qual a diferença entre a vitamina D2 e vitamina D3?

Existem dois tipos de vitamina D: D2 e D3. As duas formas são eficazes, porém há algumas diferenças entre elas. A vitamina D2 é mais indicada para pessoas que seguem dietas veganas e vegetarianas, pois vêm de fontes vegetais como os cogumelos. A vitamina D3 vem de alimentos de origem animal e é indicada geralmente para pessoas que não conseguem tomar sol dentro do recomendado.

Agora que já conhece todos os benefícios de tomar vitamina D, que tal conhecer outras opções de Vitaminas a pronta-entrega na PanVel? Além de muita informação, comprando aqui você obtém os melhores descontos e prazos de entrega do Brasil. Entre e comprove!

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.