O Cloridrato de Tansulosina é um medicamento indicado para o tratamento dos sintomas urinários em homens associados à hiperplasia prostática benigna (HPB), aumento benigno da próstata que pode causar dificuldade para urinar.
O medicamento contém a substância Cloridrato de Tansulosina e os excipientes macrogol, butil-hidroxitolueno, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol e óxido de ferro amarelo. Ele está disponível nas opções Cloridrato Tansulosina 0,4mg 30 Comprimidos, Cloridrato Tansulosina 0,4mg 20 comprimidos e Cloridrato Tansulosina 0,4mg 60 Comprimidos.
O uso da Tansulosina deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. A superdose desse medicamento pode causar hipotensão e distúrbios cardiovasculares. Em caso de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente para medidas de suporte cardiovascular e monitoramento da função renal.
A Tansulosina é um medicamento usado para tratar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), condição comum em homens mais velhos em que a glândula da próstata aumenta de tamanho, causando dificuldades urinárias.
A Tansulosina atua bloqueando os receptores adrenérgicos alfa-1, causando o relaxamento dos músculos da próstata e da uretra, o que melhora o fluxo urinário e alivia os sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), como dificuldade em urinar, micção frequente e urgência urinária.
A Tansulosina é contraindicada apenas em alguns casos:
A administração da Tansulosina deve ser feita de acordo com a indicação médica. Normalmente, o medicamento é ingerido em dose diária de 0,4mg, sempre no mesmo horário. A cápsula deve ser ingerida inteira, por via oral, sem partir ou mastigar, com a ajuda de um pouco de líquido.
Siga a orientação médica, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o uso da Tansulosina sem consultar o médico, mesmo que seus sintomas melhorem. O profissional pode recomendar consultas regulares para monitorar sua resposta ao tratamento e fazer ajustes na dose, caso necessário. Esse medicamento não é indicado para menores de 18 anos de idade.
Caso perceba que se esqueceu de tomar a dose de Tansulosina, tome-a assim que se lembrar. Se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e tome apenas a próxima dose programada. Não tome uma dose extra para compensar a dose esquecida. É importante continuar tomando a Tansulosina conforme prescrito, mesmo que você esqueça uma dose ocasionalmente. Tente manter um horário regular para tomar a medicação.
O uso de Tansulosina não deve ser feito em conjunto com cetoconazol ou outros remédios que tenham ação semelhante, como alfuzosina, doxazosina, prazosina, silodosina ou terazosina, entre outros.~Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, incluindo prescrições, medicamentos sem receita médica, suplementos e produtos à base de plantas.
O uso da Tansulosina pode causar alguns efeitos colaterais. Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.
A Tansulosina deve ser guardada em temperatura ambiente, em local fresco, protegido da luz e da umidade. Guarde o medicamento fora do alcance de crianças e animais de estimação, preferencialmente em um armário ou local alto, seguro e fora de vista. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.
É comum surgirem dúvidas em relação ao uso da Tansulosina e seus efeitos. Veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento:
A duração do tratamento com Tansulosina varia de pessoa para pessoa e deve ser determinada pelo médico com base na avaliação individual de cada paciente. É importante manter consultas regulares para avaliar sua resposta ao tratamento, monitorar os sintomas e fazer ajustes na dose, se necessário. Não interrompa o uso da Tansulosina sem consultar seu médico, mesmo que seus sintomas melhorem
A indicação de tomar a Tansulosina à noite não é uma regra fixa, mas alguns médicos podem recomendar essa abordagem. Isso porque o medicamento pode causar tonturas e sensação de fraqueza, especialmente quando se levanta rapidamente após estar deitado ou sentado.
Tomar o remédio à noite pode minimizar esses efeitos colaterais. Além disso, alguns pacientes sentem uma piora dos sintomas durante a noite, e tomar a Tansulosina nesse período pode ajudar a aliviar os sintomas e proporcionar um sono mais tranquilo.
Pessoas com pressão alta podem tomar Tansulosina, mas isso deve ser feito com cuidado e com a supervisão médica adequada. O médico pode recomendar o monitoramento regular da pressão arterial para garantir que ela permaneça dentro dos limites saudáveis.
Além disso, efeitos colaterais como tontura e fraqueza podem ser mais problemáticos em pessoas com pressão alta. Nesse caso, é importante informar o médico imediatamente para que ele avalie o tratamento.
O consumo de álcool, incluindo cerveja, enquanto se está tomando Tansulosina, pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais, como tontura, sonolência e diminuição da pressão arterial. Assim, aumenta também o risco de acidentes e quedas.
Além disso, o álcool pode interferir no tratamento e comprometer os resultados. É importante ter cautela, considerar os possíveis riscos à saúde e sempre consultar seu médico para recomendações personalizadas.
Esse conteúdo foi útil para você? Aqui na Panvel você encontra tansulosina e outros medicamentos para a saúde do homem. Explore nosso site para acessar mais conteúdos informativos e esteja atento à sua saúde!