Blog Panvel
>
Tudo sobre Medicamentos
>
Remédio para dor de garganta: o que tomar e como aliviar

Remédio para dor de garganta: o que tomar e como aliviar

A dor de garganta pode ser aliviada com remédios anti-inflamatórios, analgésicos, antialérgicos e até antibióticos. Por ser um sintoma muito comum em diversas doenças, antes de escolher qual medicamento tomar, é importante saber qual a causa dela e quais os outros sinais que acompanham a condição.

O médico é o profissional mais indicado para identificar a causa e passar o tratamento mais adequado para dor de garganta. Por isso, caso a dor persista por muito tempo ou esteja impactando nas suas atividades do dia a dia, procure por atendimento especializado. Clínicos gerais e médicos otorrinolaringologistas são os melhores profissionais para tratar e identificar as possíveis causas.

Quais as causas da dor de garganta?

As principais causas da dor de garganta são:

  • reações alérgicas;
  • inflamações;
  • infecções virais e bacterianas (como na gripe e nos resfriados). 

A garganta pode ficar irritada inclusive com o ar muito seco, poluição, fumaça excessiva, inalação de produtos químicos e até mesmo pelo refluxo do ácido que vem do estômago. 

Alguns casos mais persistentes da dor de garganta podem indicar, inclusive, doenças mais graves, como o lúpus, ou alguns tipos de tumores, como o câncer orofaríngeo. Nesses casos, os médicos investigarão a fundo por meio de exames e acompanhamento contínuo.

Para cada uma dessas causas, há uma forma de aliviar ou tratar a dor de garganta. Continue sua leitura para o tópico seguinte e saiba como cada tipo de remédio funciona nas diferentes causas da dor de garganta.

Quais são os remédios para dor de garganta?

Hoje em dia há diversas opções de remédios para dor de garganta nas farmácias. Conforme a causa e os outros sinais, que geralmente acompanham a dor de garganta, é possível saber qual o melhor remédio a tomar.

Remédio bom para dor de garganta

O melhor remédio para aliviar a dor de garganta é um analgésico. Esse tipo de medicamento alivia a dor e pode ser recomendado pelo médico em todos os casos, independente da causa ou da gravidade.

Os principais analgésicos, indicado para dores de garganta, são:

  • dipirona;
  • paracetamol;
  • ibuprofeno;
  • e ácido acetilsalicílico.

Esses medicamentos são usados para dor, leve à moderada, e febre baixa, que pode acompanhar alguns quadros de dor de garganta. O modo de uso de cada um deles varia conforme a idade e o peso (no caso das crianças) e a intensidade do quadro. Por isso, antes de tomar, é bom consultar a bula, conversar com um farmacêutico ou um médico.

Remédio bom para dor de garganta inflamada

O melhor remédio para garganta inflamada é o anti-inflamatório. A inflamação é uma resposta do sistema imunológico, quando precisa defender o organismo de algo perigoso, como a invasão de bactérias ou vírus, ou uma lesão. É um sinal de alerta que o corpo mostra para iniciar o processo de recuperação. Esse tipo de medicamento atua diretamente na inflamação, ajudando também no alívio da dor e do inchaço.

Os anti-inflamatórios mais indicados para dor de garganta inflamada são:

  • diclofenaco potássico;
  • naproxeno;
  • e nimesulida.

Remédio bom para dor de garganta irritada

As pastilhas para garganta podem ser opções mais “saborosas” para amenizar a dor e a irritação de casos mais leves, sem febre, com ou sem rouquidão. 

Essas pastilhas são encontradas em diversos sabores e atuam no organismo como anti-inflamatórias, analgésicas e antitussígenas (acalmam a tosse). 

Pastilhas com os princípios ativos cloridrato de benzidamina ou flurbiprofeno são as mais recomendadas para pessoas que usam bastante a voz no dia a dia.

Remédio para dor de garganta infantil

Alguns medicamentos possuem versões específicas para bebês e crianças, geralmente em gotas ou xarope e com sabor agradável. Os remédios mais indicados para dor de garganta infantil são:

  • paracetamol (uso permitido em bebês com mais de 3kg);
  • ibuprofeno (uso permitido acima de 6 meses);
  • ácido acetilsalicílico (uso permitido acima de 6 meses);
  • cetoprofeno (uso permitido acima de 1 ano).

Bebês e crianças geralmente costumam ter diversos episódios de dor de garganta ao longo de suas vidas. Os sinais são os mesmos de adultos, mas nem sempre os pequenos conseguem verbalizar ou demonstrar o que sentem. Por isso é importante ficar atento(a) a outros sinais como a falta de apetite, a irritabilidade ou o choro persistente.

A dosagem e a frequência exata devem ser determinadas pelo médico, principalmente no primeiro episódio de uma dor de garganta. Evite dar qualquer medicação sem conhecimento médico para bebês e crianças. Além da possibilidade de esconder sinais e sintomas importantes para o diagnóstico de uma doença que ocasione a dor de garganta, doses altas podem trazer riscos graves à saúde deles.

caixa de medicamento panvel e botão para ver o produto

Remédio para dor de garganta em grávidas

O paracetamol é o remédio mais seguro para amenizar a dor de garganta em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Porém deve ser usado por um curto período e em doses adequadas para não afetar a saúde do feto ou do bebê. 

Todo medicamento consumido por mulheres sob estas condições, deve ser orientado e autorizado pelo ginecologista, obstetra ou por um pediatra.

Dores de garganta, embora sejam comuns na vida de qualquer pessoa, podem indicar condições mais graves. Por isso, a automedicação pode ser perigosa ao disfarçar outros sinais e diminuir os alertas que o corpo dá quando há uma doença que mereça tratamentos maiores e mais aprofundados.

Quando a dor de garganta se torna preocupante?

Quadros persistentes de dor de garganta, que vai e volta em curtos períodos, com febre alta (acima de 39⁠º) ou outros sinais que não melhoram após 3 dias de uso de analgésicos e anti-inflamatórios, devem ser melhor investigados. Sintomas debilitantes como dores no corpo, vômitos, dificuldade de respirar ou falar, sangramentos, entre outros, podem ser indicativos de reações alérgicas ou infecções.

A dor de garganta causada por alergia é chamada de faringite alérgica e deve ser tratada com anti-histamínicos. Este tipo de medicamento vai bloquear as histaminas, substâncias produzidas pelo nosso corpo em resposta aos agentes que nos causam alergia. Os anti-alérgicos mais indicados para este caso são a loratadina, cetirizina e maleato de dexclorfeniramina.

Infecções bacterianas ou virais que causam dores de garganta devem ser tratadas com antibióticos ou antivirais, com anti-inflamatórios e analgésicos. E para saber quais os medicamentos certos a tomar, basta ir ao médico. Somente assim é possível identificar quais bactérias ou vírus estão presentes e qual tratamento mais seguro e efetivo para cada caso.

O melhor remédio para dor de garganta será sempre aquele que resolverá a causa do problema. A Panvel possui uma diversidade de opções para te ajudar a cuidar da sua saúde, com as marcas mais recomendadas pelos médicos. Por isso, conheça bem sua condição, evite a automedicação e busque por orientação médica antes de começar qualquer tratamento.

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.