A Levotiroxina é um medicamento usado no tratamento do hipotiroidismo, diagnosticado por solicitação de dosagem de TSH e T4 livre.
O medicamento pode ser encontrado nas versões Levotiroxina Sodica 50mcg, Levotiroxina Sódica 100mcg, Levotiroxina Sódica 25mcg, Levotiroxina Sódica 88mcg, Levotiroxina Sódica 125mcg, Levotiroxina Sódica 150mcg, Levotiroxina Sódica 112mcg e Levotiroxina Sódica 175mcg, que contêm o princípio ativo Levotiroxina Sódica e os excipientes amido de milho, ácido cítrico, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, gelatina, manitol.
O uso da Levotiroxina deve ser feito sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. A superdose desse medicamento pode causar convulsões, arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca. Em caso de superdose, é necessário procurar atendimento médico imediatamente e fazer acompanhamento nos dias subsequentes.
A Levotiroxina é um medicamento indicado para terapia de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo de qualquer etiologia, exceto no hipotireoidismo transitório, durante a fase de recuperação de tireoidite subaguda. Também é usado para supressão do TSH hipofisário no tratamento ou prevenção dos vários tipos de bócios eutireoidianos e para diagnóstico nos testes de supressão, auxiliando no diagnóstico da suspeita de hipertireoidismo leve ou de glândula tireóide autônoma.
A Levotiroxina é uma forma sintética do hormônio tireoidiano T4 (tiroxina), que é produzido naturalmente pela tireoide. Ela funciona suplementando os níveis de hormônios tireoidianos no corpo, compensando a deficiência causada pelo hipotireoidismo e ajudando a restaurar o equilíbrio hormonal necessário para o funcionamento adequado do organismo.
A Levotiroxina é contraindicada nos seguintes casos:
A Levotiroxina deve ser administrada via oral, com a ajuda de um pouco de água, em dose única diária, de acordo com a dosagem prescrita pelo médico. O medicamento deve ser ingerido preferencialmente pela manhã, em jejum 1 hora antes do café da manhã ou duas horas após o café da manhã ou ingestão dos alimentos, sempre no mesmo horário, todos os dias.
A Levotiroxina deve ser administrada sempre de acordo com a dosagem indicada pelo médico. Evite tomar o medicamento com alimentos, suplementos de cálcio, ferro ou produtos que contenham alumínio, pois podem interferir na absorção do medicamento. Faça visitas regulares ao seu médico para monitorar seus níveis hormonais e ajustar a dose de levotiroxina, se necessário. A Levotiroxina deve ser introduzida muito gradualmente em pacientes idosos e naqueles com hipotireoidismo de longa data. Lembre-se de que esse medicamento não deve ser usado para perda de peso.
O uso da Levotiroxina deve ser feito sempre no mesmo horário todos os dias. Caso se esqueça de tomar uma dose dentro de algumas horas, tome assim que lembrar. Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retome o seu cronograma regular. Tente manter um horário regular para tomar sua medicação. Isso ajuda a garantir que seus níveis hormonais permaneçam estáveis e consistentes. Nunca dobre a dose para recuperar uma dose perdida. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico ou farmacêutico.
O uso de Levotiroxina não deve ser feito em conjunto com colestiramina, colestipol, estrógeno, e contraceptivos orais. O medicamento pode aumentar a ação de anticoagulantes e teofilina, e pode exigir maiores doses de hipoglicemiantes orais e insulina. Também pode aumentar a ação de ou ter sua ação aumentada por simpatomiméticos, ácido acetilsalicílico e fenitoína. Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, incluindo prescrições, medicamentos de venda livre, suplementos e produtos à base de ervas.
O uso da Levotiroxina pode causar diversos efeitos colaterais. Caso observe algum desses efeitos, suspenda o uso do medicamento e procure orientação médica.
A Levotiroxina deve ser guardada em temperatura ambiente, em local fresco, protegido da luz e da umidade. Mantenha o medicamento em sua embalagem original e não o utilize caso o prazo de validade esteja vencido. Caso haja alguma alteração no aspecto do medicamento, consulte um farmacêutico.
Algumas dúvidas podem surgir em relação ao uso da Levotiroxina e seus efeitos. Veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse medicamento:
Quando uma pessoa com hipotireoidismo começa a tomar a Levotiroxina para repor os níveis hormonais, pode haver uma normalização do metabolismo, o que pode levar a uma perda de peso, principalmente se o hipotireoidismo estiver contribuindo para o ganho de peso. Mas a Levotiroxina não é um medicamento para emagrecimento e não deve ser usada com essa finalidade. Ela só deve ser administrada caso seja indicada pelo médico, sempre seguindo as orientações com cuidado.
Puran é uma dos nomes comerciais da Levotiroxina disponíveis no mercado. Os dois são nomes usados para a mesma substância ativa, a Levotiroxina Sódica. Por isso, não há diferença na substância, apenas na marca e nos excipientes utilizados na formulação do medicamento.
Não há um medicamento específico que possa ser considerado substituto direto da Levotiroxina. A Levotiroxina é um medicamento muito utilizado para o tratamento do hipotireoidismo e é muito eficaz. Em alguns casos, o médico pode considerar outras opções de tratamento, dependendo da causa subjacente do hipotireoidismo ou de outras condições médicas.
A Panvel é líder em qualidade e conveniência! Aqui você tem acesso confiável à Levotiroxina e outros medicamentos essenciais. Explore nosso site para mais informações sobre saúde e bem-estar, você também encontra outros medicamentos de endocrinologia. Cuide da sua saúde com produtos confiáveis e orientação especializada!