Imosec é um medicamento muito utilizado para tratar diarreia em adultos. Ele consegue diminuir a quantidade de fezes e as idas frequentes ao banheiro. Se quiser saber mais sobre este potente antidiarreico, continue aqui. A Panvel vai te ensinar quando tomar, como tomar e muito mais!
Imosec serve para tratar a diarreia, independente da sua causa. O seu uso ajuda a conter a perda excessiva de água e minerais importantes para a nossa saúde, e por isso também auxilia pessoas que usam bolsas de ileostomia ou colostomia.
Imosec diminui os movimentos intestinais, fazendo com que as fezes permaneça mais tempo ali e as evacuações menos frequentes. Enquanto as fezes são mantidas no intestino, há uma absorção maior de água delas, tornando-as mais sólidas. Seu efeito é percebido dentro de 2 horas após a ingestão da primeira dose.
Embora Imosec seja um medicamento seguro para a maioria dos casos de diarreia, é contraindicado para pessoas com:
Por isso, é importante passar por atendimento médico antes de tomar qualquer medicamento. Uma diarreia, sem uma causa aparente, pode, na verdade, ser o resultado de alguma inflamação, obstrução ou até de uma infecção silenciosa. Usar qualquer medicamento sem o conhecimento devido, pode disfarçar os sintomas de uma doença, atrasando o seu tratamento, e até piorar alguma condição.
Imosec é contraindicado também para crianças, mulheres grávidas, amamentando, ou pessoas que já tiveram alguma reação alérgica ao cloridrato de loperamida ou a qualquer um dos componentes do comprimido de Imosec: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio e lactose monoidratada.
A posologia recomendada é de 2 comprimidos de Imosec no início da diarreia e mais 1 comprimido, após cada evacuação. A dose máxima permitida por dia é de 8 comprimidos. Tome o comprimido sempre com água.
Quando estiver há 24 horas sem evacuar ou se perceber que as fezes já voltaram a ficar mais sólidas, pode abandonar o uso de Imosec. Porém, se a diarreia não melhorar em 2 dias, interrompa o uso do medicamento e procure por atendimento médico.
Esses casos são chamados de “superdose”. No caso do Imosec, algumas reações podem acontecer, tais como:
Essas reações podem acontecer também em crianças que usam Imosec. Caso surjam esses sinais, procure pelo atendimento médico mais próximo a você.
O genérico de Imosec é encontrado por meio do nome do seu princípio ativo, cloridrato de loperamida. Na Panvel você encontra diversos fabricantes que produzem esse genérico, como o Cloridrato de Loperamida 2mg ou então, o Cloridrato de Loperamida 2mg com 12 comprimidos
Como qualquer medicamento, o Imosec pode apresentar alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são:
Alguns efeitos colaterais podem ser mais graves e precisam de atendimento médico emergencial. Por isso, fique atento ao perceber inchaço no rosto, nos lábios ou na garganta, dificuldade para respirar, bolhas na pele, cansaço extremo ou dor de estômago intensa e persistente. Estes podem ser sinais de reação alérgica ou obstrução intestinal.
Imosec pode interagir com alguns medicamentos, aumentando as chances de ter efeitos colaterais e o risco de intoxicação. Por isso é importante saber se você está tomando algum dos medicamentos abaixo, antes de começar o tratamento com Imosec:
Não existe Imosec infantil. O uso do Imosec é totalmente contraindicado para crianças, inclusive para aquelas que são menores de 2 anos. Infelizmente ainda não há estudos suficientes para comprovar a segurança deste medicamento nos pequenos. Existem outros medicamentos indicados para tratar diarreia em crianças, mais seguros e eficazes.
Mulheres grávidas até o terceiro mês de gestação, ou que estejam amamentando não devem tomar Imosec. Após este período, o uso deve ser feito somente após a aprovação médica, para evitar prejuízos ao bebê.
Para comprar Imosec é necessário apresentar receita médica, mas a farmácia não deve retê-la. Embora o cloridrato de loperamida, princípio ativo de Imosec, seja uma substância de controle especial pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), há um adendo na Portaria 344/98 que libera a compra deste medicamento da retenção de receita.
Imosec não é indicado para diarreias causadas por virose. Além de piorar o caso, o uso deste medicamento pode causar efeitos colaterais mais graves. O ideal é tomar algum antibiótico prescrito após avaliação médica.
Agora que já sabe tudo sobre Imosec, que tal conhecer os repositores de flora intestinal para restabelecer a saúde intestinal? Aqui na Panvel você encontra opções para fazer um tratamento completo e melhorar a sua saúde, além dos melhores descontos e muita informação.