Forxiga é um medicamento antidiabético, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no corpo, além de prevenir o mau funcionamento dos rins e do coração.
Continue a sua leitura e saiba para que serve e quais as informações mais importantes da bula de Forxiga!
Forxiga serve para tratar diabetes do tipo 2, assim como prevenir e tratar insuficiência cardíaca e renal.
Este medicamento ajuda a eliminar o excesso de glicose pela urina, aumentando também a excreção de água e sódio. Além do controle de glicemia (açúcar no sangue), ele consegue melhorar a pressão exercida nos rins e no coração, causada pelo excesso de líquidos no corpo.
Forxiga não deve ser usado por pessoas que tenham diabetes do tipo 1 ou cetoacidose diabética.
Mulheres no segundo ou terceiro mês de gestação, assim como aquelas que estão amamentando, também são contraindicadas de tomar Forxiga.
Não há estudos o suficiente sobre a ação desse medicamento em crianças. Por isso, seu uso não é recomendado, principalmente se não houver acompanhamento médico.
Além disso, quem já apresentou reação alérgica a qualquer componente da fórmula, também não deve tomar o medicamento.
Este medicamento é composto por dapagliflozina, princípio ativo do Forxiga e pelos excipientes: celulose microcristalina, lactose, crospovidona, dióxido de silício, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco e óxido de ferro amarelo.
Forxiga deve ser usado por via oral, ou seja, deve ser ingerido. A pessoa deve tomar uma dose de 10mg diariamente, de preferência pela manhã ou à tarde.
A duração do tratamento depende da condição de saúde tratada e da gravidade, e deve ser determinada pelo seu médico. Normalmente, é um medicamento de uso contínuo, sendo necessário o acompanhamento regular para avaliar sua eficácia e ajustar o tratamento se necessário.
Se você tomou uma dose maior de Forxiga do que a recomendada pelo médico, pode ter desidratação ou pressão baixa (hipotensão). Caso sinta os sintomas abaixo, informe ao seu médico e procure por um serviço de pronto atendimento para receber os cuidados necessários:
Se esqueceu de tomar uma dose de Forxiga, tome-a assim que se lembrar. Porém, caso esteja próximo da hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e tome apenas a dose certa do horário. Nunca tome duas ou mais doses ao mesmo tempo.
É possível encontrar nas farmácias em embalagens de Forxiga 10mg com 30 comprimidos. Para comprar, é preciso apresentar uma receita com a prescrição do seu médico, já que é um medicamento de uso controlado.
Os efeitos colaterais mais comuns do Forxiga são:
Dentre os efeitos colaterais mais graves, estão:
Essas condições podem estar associadas à:
Durante o tratamento, caso perceba, um ou mais dos sinais listados acima, busque pelo pronto-socorro mais próximo!
Forxiga pode interagir com outros medicamentos. Por isso, informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando, inclusive vitaminas e aqueles que são à base de plantas. As principais interações medicamentosas são com:
Forxiga aumenta a eliminação da glicose pela urina, o que pode causar desidratação, como já mencionado.
Durante o consumo do medicamento, evite ou suspenda por completo o uso de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode aumentar a desidratação e levar a cetoacidose. É muito importante manter a boa hidratação, então beba bastante água, de forma regular, durante todo seu dia.
Monitore seus níveis de glicemia e de pressão arterial, todos os dias ou conforme a orientação do seu médico. Consoante o resultado do seu tratamento, pode existir ajuste de dose, a remoção ou inserção de outros medicamentos.
O uso de Forxiga fará com que você sinta mais vontade de urinar. Então, escolha um horário entre o período da manhã e à tarde, para que a vontade de ir ao banheiro não interrompa seu sono durante à noite.
O genérico de Forxiga é chamado de dapagliflozina. Forxiga é o nome comercial do medicamento, fabricado pela marca AstraZeneca, que contém o princípio ativo dapagliflozina. Mas é possível encontrar outras marcas que fabricam este medicamento com o nome genérico.
Para eliminar o excesso de glicose, Forxiga causa um aumento na produção de urina, levando a diminuição de líquidos do corpo. A perda da glicose faz com que o organismo utilize outras fontes de energia, como as gorduras, promovendo assim uma leve queima calórica. Como o Forxiga elimina os líquidos do corpo, ele pode contribuir para um aparente emagrecimento, mas não é esse o objetivo principal do medicamento.
Forxiga age bloqueando a reabsorção de glicose pelo sangue. O excesso de glicose é eliminado através da urina. Para haver essa eliminação, o volume de urina aumenta, fazendo o organismo expulsar mais líquidos. Com menos glicose e menos líquido na circulação sanguínea, os rins e o coração ficam menos sobrecarregados.
Agora que você já sabe tudo sobre Forxiga, que tal conhecer outras opções de antidiabéticos na Panvel? Aqui você aprende a cuidar melhor da sua saúde e encontra os melhores preços do Brasil! Confira e aproveite as ofertas exclusivas disponíveis em nosso site!