Fluoxetina é um medicamento muito usado para tratar depressão e outros distúrbios mentais, como o TOC e a bulimia. É considerada a primeira escolha para controlar crises depressivas e, por isso, você já deve ter ouvido falar bastante sobre ela, certo?
Se quiser saber mais sobre o cloridrato de fluoxetina e entender o porquê dele ser o queridinho dos médicos psiquiatras, leia este post e saiba tudo sobre este medicamento!
O Cloridrato fluoxetina 20mg ml serve para tratar doenças psiquiátricas, que necessitam de regulação de serotonina, tais como a depressão, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), a bulimia e o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância química responsável por levar mensagens de um neurônio para outro. Ela está ligada a mensagens para regulação do humor, do sono, do apetite e até de memória e aprendizado. A fluoxetina é capaz de aumentar os níveis de serotonina no cérebro e por isso é usada para tratar as doenças acima.
O Cloridrato de fluoxetina em cápsulas de 10mg impede que a serotonina seja reabsorvida pelos neurônios, aumentando assim a quantidade do neurotransmissor entre os neurônios. Assim, ele aumenta a quantidade de serotonina no corpo, regulando o humor, reduzindo sentimentos de tristeza e desânimo, pensamentos repetitivos e compulsões.
Após 2 a 6 semanas de uso diário de fluoxetina, você deverá perceber benefícios como a melhora do humor, do sono, redução de ansiedade e da intensidade de pensamentos obsessivos e compulsivos e aumento da energia e concentração.
Antes de comprar cloridrato fluoxetina 20mg, você deve passar por um médico psiquiatra e receber uma receita médica de controle especial, caso este seja o melhor tratamento para o seu caso. Esta receita será entregue na farmácia e ali você encontrará algumas opções deste medicamento.
Fluoxetina deve ser ingerida com o auxílio de um copo de água, antes ou após alguma refeição e, de preferência, no período da manhã ou à tarde.
A dosagem e a forma farmacêutica serão estipuladas de acordo com a doença tratada ou a gravidade dela. Conforme a resposta de cada pessoa e a evolução da doença, as doses podem ser ajustadas.
A dose inicial de fluoxetina para tratar depressão é de 20mg por dia. Dependendo da forma farmacêutica prescrita, você pode tomar 2 cápsulas de 10mg uma vez ao dia, 1 comprimido de 20mg ou 20 gotas da solução oral.
A dose inicial de fluoxetina para tratar Bulimia é de 60mg ao dia. Se a receita indicar o tratamento em cápsulas você pode tomar 3 cápsulas de 10mg, 2 vezes ao dia. Se a prescrição for em comprimidos de 20mg, pode tomar 3 comprimidos em dose única. Em solução oral, 60 gotas, em dose única ou divididas em 2 vezes ao dia, são suficientes.
A dose inicial de fluoxetina para tratar TOC pode variar de 20mg à 60mg por dia. Devido a variação entre doses, é importante seguir as recomendações prescritas na receita médica quanto a quantidade de cápsulas, comprimidos e gotas, a quantidade de doses divididas no mesmo dia e os horários.
A dose ideal é de 20mg por dia, de forma contínua (todos os dias) ou de forma intermitente (iniciando 14 dias antes do início previsto da menstruação até o primeiro dia da menstruação). Para seguir o tratamento em cápsulas, são necessárias 2 cápsulas de 10mg, uma vez ao dia. Para o tratamento em comprimidos, apenas 1 comprimido de 20mg é o suficiente. Para o tratamento em solução oral, tomar 20 gotas ao dia, em dose única também.
Fluoxetina não deve ser usada por crianças ou jovens com menos de 18 anos, pessoas com diabetes, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Caso tenha alergia a cloridrato de fluoxetina ou a qualquer componente da fórmula, seu uso também não é recomendado.
A fluoxetina pode interagir com outros medicamentos e substâncias. Caso faça uso de alguma das substâncias abaixo, outro medicamento pode ser mais indicado:
Sempre informe ao médico sobre todos os medicamentos e substâncias que faz uso. Assim ele pode escolher a melhor opção de tratamento e fazer ajustes na posologia, de acordo com cada caso.
Os efeitos mais comuns da fluoxetina são:
Um dos efeitos colaterais da fluoxetina é a sonolência, principalmente no início do tratamento. Porém, a medida que o corpo se acostuma com o tratamento, esse efeito desaparece e o sono volta ao normal.
Outro efeito colateral comum da fluoxetina é a redução do apetite, o que pode levar ao emagrecimento. Porém este medicamento não deve ser usado para essa finalidade. Existem outros tratamentos e adequações nos hábitos de vida que podem trazer melhores resultados na perda calórica.
Reunimos aqui as principais informações para você começar seu tratamento com fluoxetina. Conheça agora todas as opções de antidepressivos na Panvel. Aqui você encontra tudo para cuidar melhor da sua saúde mental!