Desogestrel é um anticoncepcional no modelo de minipílula - com progestagênio isolado -, onde a principal função é prevenir a gravidez.
A maioria dos anticoncepcionais age impedindo a entrada do espermatozóide no útero, porém, nem sempre impedem o amadurecimento do óvulo, que é a principal ação das pílulas no estilo combinadas.
O Desogestrel é diferente porque possui uma dosagem considerada mais alta, impedindo assim com que essa maturação aconteça, dessa forma, é considerada como uma das pílulas de maior eficácia.
Ela é uma das mais utilizadas por mulheres que não podem fazer o uso de estrogênio ou que estão em fase de amamentação.
Cada pílula do medicamento possui:
Enquanto isso, os excipientes que compõem essa fórmula, são:
É preciso começar o uso do comprimido na primeira linha, sempre no dia da semana correto.
Depois disso, continue tomando os 28 comprimidos na ordem das setas até que a cartela acabe, assim, não há riscos de se perder naqueles que foram tomados ou não.
Lembre-se de ingerir o comprimido diariamente sempre no mesmo horário. No caso de sangramento durante o uso do remédio, continue tomando os comprimidos normalmente.
Assim que a cartela acabar, comece outra em seguida e não aguarde pela menstruação.
Deve-se tomar o primeiro comprimido logo no primeiro dia do ciclo menstrual.
É possível começar entre o 2º até o 5º dia sem nenhum problema. É indicado que durante a primeira semana seja utilizado outro método anticoncepcional como prevenção.
É indicado que a mulher comece o Desogestrel no dia depois de tomar o último comprimido da cartela anterior, ou, no dia da retirada do anel ou adesivo.
É importante destacar que nesses casos em específico não há a necessidade do uso de um método anticoncepcional a mais.
É possível começar no dia procedente sem tomar os comprimidos, ou na retirada do adesivo ou anel, além do intervalo do placebo do anticoncepcional hormonal combinado.
Mas, nesse caso é recomendado o uso de um método anticoncepcional adicional durante os primeiros 7 dias.
Nesse caso, a mulher pode realizar a troca por Desogestrel a qualquer momento.
Se for o implante ou SIU, essa mudança deve ser realizada no momento da retirada, assim como em medicamento injetável, que deve ser no dia exato em que a próxima injeção seria administrada.
Também não é necessário o uso de nenhum método anticoncepcional adicional.
É recomendado começar o uso de Desogestrel imediatamente. Não é preciso o uso de nenhum método anticoncepcional adicional.
É recomendado que o início do Desogestrel seja entre os dias 21 e 28 depois do parto, ou, aborto que aconteceu no segundo trimestre de gestação.
Quando iniciado após esse período, é recomendado que a mulher use outro método de barreira durante os 7 primeiros dias como prevenção.
Mas, se a mulher tiver tido relação sexual antes do início do tratamento, é indicado realizar exames e confirmar a não gestação para dar continuidade ao medicamento.
A proteção do medicamento tem redução caso o intervalo entre as pílulas seja maior que 36 horas.
Caso o atraso seja menor que 12 horas entre as pílulas, deve ser tomado assim que possível - o outro comprimido deve ser ingerido no horário normal.
Se o atraso for maior que 12 horas, deve-se seguir a recomendação anterior e utilizar outro método anticoncepcional pelos próximos 7 dias.
No caso do esquecimento dos comprimidos durante a primeira semana de uso do medicamento e se relações sexuais tenham acontecido, é necessário realizar exames para verificar a possibilidade de uma gravidez.
As reações adversas mais comuns com o uso do Desogestrel são:
No caso de acontecerem distúrbios gastrintestinais graves entre 3 a 4 horas após a ingestão do medicamento, a eficácia pode ser afetada pela não absorção completa, sendo assim recomendado uso de métodos anticoncepcionais adicionais.
Não existem relatos de problemas graves no caso de superdosagem do medicamento.
Mas, pode acontecer:
No caso de intoxicação é recomendado ligar para o 0800 722 6001.
A interação de outros medicamentos com anticoncepcionais podem gerar sangramentos inesperados ou falha na proteção do mesmo.
Interações com medicamentos ou produtos fitoterápicos que são indutores de enzimas microssomais, mais especificamente enzimas do citocromo P450 (CYP), podem ocasionar o aumento de depuração, diminuindo assim a concentração de hormônios sexuais e por consequência, a concentração plasmática de hormônios sexuais, ocasionando a redução da eficácia do medicamento.
Alguns exemplos de produtos, são:
Essa indução enzimática pode acontecer após o início do tratamento, assim, pode ser continuado em algumas semanas.
Depois do final da terapia, pode perdurar por até 28 dias.
Caso a mulher esteja fazendo o uso de qualquer um dos medicamentos citados acima, é recomendado que utilize outro método anticoncepcional durante o uso do medicamento e 28 dias após finalizado.
Para saber mais sobre interações medicamentos, clique aqui e tenha acesso a bula completa.
Você encontra Desogestrel à venda na Panvel Farmácias. Confira:
Confira a bula de Desogestrel.
As informações deste artigo foram tiradas da bula de Desogestrel, produzido pela Sandoz, e do site oficial do medicamento.