A Amoxicilina é um antibiótico de amplo espectro, muito conhecido e prescrito pelos médicos. É chamada assim porque ela combate diferentes tipos de doenças infecciosas.
As infecções acontecem quando uma bactéria entra no nosso corpo, se aloja em algum lugar e começa a se reproduzir. Neste momento, é comum perceber alguns sinais que indicam a infecção como: febre, dores pelo corpo, cansaço, entre outros. A Amoxicilina age impedindo que as bactérias cresçam e se reproduzam mais, melhorando os sintomas e acabando com a doença.
A amoxicilina serve para tratar infecções causadas por alguns tipos de bactérias, responsáveis pelas seguintes doenças:
Para saber se a doença é causada por uma bactéria sensível à ação da Amoxicilina, basta ir ao médico. Por meio do exame físico, dos sinais e sintomas relatados pela pessoa e por alguns exames de sangue, quando necessário, este profissional conseguirá identificar qual a bactéria presente e o melhor antibiótico a tomar.
Embora seja um antibiótico bastante seguro, a Amoxicilina pode ter algumas contraindicações. Mulheres grávidas e crianças que pesam menos de 40 kg não devem tomar este antibiótico.
Algumas condições de saúde, como a amamentação, e doenças, como a insuficiência renal, podem exigir um acompanhamento médico rigoroso e o uso de Amoxicilina deve ser feito com muito cuidado.
Pessoas que já tiveram alergia a outros antibióticos e apresentaram sinais como diarreia ou lesões espalhadas pela pele, devem se atentar. A amoxicilina pode interagir com outros medicamentos como: contraceptivos orais, probenecida, varfarina e o alopurinol. Em todos esses casos, o médico avaliará o risco e o benefício e poderá decidir seguir com outro tratamento, se necessário.
A dose padrão de Amoxicilina é de um comprimido de 500mg, 3 vezes ao dia, para crianças (com mais de 40 kg) e adultos. Conforme a gravidade da infecção e das condições de saúde, o médico pode optar por aumentar ou diminuir a concentração e a quantidade de vezes que a pessoa vai tomar durante seu tratamento.
O comprimido de Amoxicilina não deve ser partido, nem mastigado. Por isso, para doses menores do que 500mg, o ideal é usar a suspensão oral deste medicamento.
A dose inicial da suspensão oral de Amoxicilina é de 250mg, 3 vezes ao dia, para adultos e idosos. Em crianças, a dose inicial é de 125mg, também 3 vezes ao dia.
Esse medicamento deve ser usado em um período de 7 a 14 dias. Não se deve abandonar o tempo de tratamento prescrito pelo médico quando deixar de sentir os sintomas. Isso pode fazer com que as bactérias voltem a crescer e se reproduzir, agravando a doença.
A Amoxicilina é facilmente encontrada em todas as farmácias, mas para comprá-la é necessário levar uma receita médica em 2 vias.
Conforme o tratamento prescrito, a farmácia identifica qual e quantos comprimidos de Amoxicilina você precisa e poderá te oferecer alguma dessas opções:
Os efeitos colaterais mais comuns da Amoxicilina são geralmente leves, mas devem ser informados ao médico:
Embora seja raro, outros efeitos mais graves podem ocorrer. Caso sinta seu rosto, seus lábios, sua língua ou a garganta inchando, junto a dificuldade em engolir saliva ou respirar, busque por ajuda médica imediatamente, pois você pode ser alérgico à Amoxicilina ou a essa classe de antibiótico.
É importante conhecer todos os efeitos que a Amoxicilina possa causar, para que você faça seu tratamento com segurança. Algumas dúvidas podem surgir ao receber a prescrição médica deste medicamento e a seguir listamos as principais para você.
A Amoxicilina deve ser usada por um período entre 7 a 14 dias. Porém, em alguns casos, o médico pode aumentar ou diminuir a quantidade dos dias, se houver necessidade. De qualquer maneira, é importante seguir à risca o tempo recomendado na sua prescrição e informar ao médico sempre que houver um efeito diferente do esperado.
Esse fármaco é indicado para tratar infecções nos dentes, melhorando a dor dentro de alguns dias de uso. Para aliviar a dor de dente, o médico pode prescrever um analgésico, enquanto o antibiótico age contra as bactérias presentes.
O medicamento é indicado também para tratar amigdalites e pode aliviar a dor de garganta à medida que vai combatendo as bactérias causadoras da infecção. Porém, esse alívio não é imediato. O médico poderá prescrever analgésicos e/ou anti-inflamatórios que vão agir diretamente na dor, enquanto o antibiótico combate a origem da doença.
A Amoxicilina é eficiente para tratar sinusite, pois é capaz de matar as bactérias causadoras da doença. É importante ir ao médico informar os sintomas, para que ele defina se este antibiótico é o melhor para o seu caso. Evite a automedicação para não agravar o quadro.
O efeito da Amoxicilina começa entre 1 a 2 horas depois da ingestão da primeira dose. Porém, o alívio dos sintomas devem acontecer entre 24 horas até 72 horas depois que começar o tratamento.
O medicamento pode causar diarreia em algumas pessoas, já que é um dos efeitos colaterais mais comuns deste antibiótico. Essa condição pode começar no segundo dia de tratamento e permanecer até o final do tratamento. Porém, caso a diarreia seja acompanhada de uma forte dor de barriga ou tenha sangue nas fezes, é importante buscar por ajuda médica imediatamente.Agora que já sabe todos os efeitos da Amoxicilina, que tal começar seu tratamento quanto antes? Visite a sessão de medicamentos para alergias e infecções da Panvel, siga as orientações, confira as melhores ofertas e receba direto na sua casa!