O alprazolam é um medicamento bastante indicado para tratamentos de transtornos de ansiedade e pânico. Por pertencer à classe de benzodiazepínicos, ele tem a capacidade de atuar no sistema nervoso central, deixando a pessoa mais relaxada.
Aqui separamos todas as informações que você precisa sobre o Alprazolam. Continue a leitura para tirar suas dúvidas!
A composição deste medicamento é formada pelo princípio ativo Alprazolam e pelos seguintes excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio, benzoato de sódio, dióxido de silício, amido, estearato de magnésio e água purificada.
O Alprazolam está disponível em comprimidos de Alprazolam 0,5mg, Alprazolam 1mg e Alprazolam 2mg. A versão de 0,5mg contém ainda óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho em seus excipientes e a versão de 1mg, inclui também corante vermelho eritrosina 3 e corante azul brilhante.
Caso a ingestão de Alprazolam seja maior do que a recomendada pelo médico, podem aparecer os seguintes sintomas: sonolência, fala arrastada, falta de coordenação motora, dificuldade para respirar e até coma.
Se houver superdose ou ingestão de Alprazolam junto com álcool procure atendimento médico de emergência, para monitoramento dos sinais vitais e outros procedimentos necessários.
Este medicamento é utilizado para tratar diversos sintomas comuns aos transtornos de ansiedade e pânico, tais como:
O Alprazolam pode ser usado também para tratar ansiedade associada a outras manifestações, entre elas a abstinência do álcool. Por ser um medicamento associado à categoria de calmantes exerce um efeito relaxante sedativo.
O Alprazolam causa um efeito depressor no sistema nervoso central, que varia desde um leve comprometimento no desempenho de algumas tarefas do dia a dia como pode facilitar a indução do sono. Após a ingestão, os efeitos podem ser notados em até 2 horas após a administração. A pessoa se sente mais calma e menos reativa às influências, que geralmente antecedem as crises de ansiedade e/ou pânico.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade, mulheres grávidas ou em período de amamentação. O Alprazolam não deve ser utilizado por pessoas que já apresentaram reação alérgica aos componentes da fórmula, assim como de outros benzodiazepínicos.
O uso de Alprazolam deve sempre seguir a prescrição médica. O tratamento é feito com doses diárias, administradas sempre no mesmo horário. Este medicamento não pode ser mastigado.
Em transtornos de ansiedade, a dose pode variar de 0,25mg a 0,5 mg, 3 vezes ao dia, por cerca de 6 meses.
Em transtornos de pânico, a dose geralmente recomendada é de 0,5mg a 1mg, antes de dormir ou então, de 0,5mg, 3 vezes ao dia, dependendo da gravidade dos sintomas e das condições clínicas da pessoa a ser tratada. O tratamento deve durar cerca de 8 meses.
Em idosos ou em pessoas debilitadas a dose recomendada é de 0,25mg, 2 ou 3 vezes ao dia.
É importante não interromper o tratamento sem o conhecimento do médico, pois as doses devem ser reduzidas lentamente para evitar abstinência.
O Alprazolam deve ser administrado sempre no mesmo horário, mas caso esqueça tome o comprimido assim que lembrar. Porém, caso esteja perto do horário da próxima dose, desconsidere a dose esquecida. Ingira somente a dose do horário e a partir disso, continue o tratamento regularmente. Nunca tome uma dose extra para compensar a dose esquecida, pois pode ocasionar efeitos indesejados graves.
Respeite a prescrição médica e tome o medicamento nas doses e nos horários estipulados. Não aumente, nem diminua a dose recomendada pelo seu médico e não interrompa o tratamento sem o conhecimento dele.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, por isso informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Não consuma bebidas alcoólicas, não dirija veículos, nem opere máquinas pesadas, pois sua atenção e sua habilidade podem ficar comprometidas durante o tratamento com Alprazolam.
A eficácia do tratamento pode ser prejudicada com o esquecimento recorrente das doses. Tome as doses do medicamento sempre no mesmo horário. Assim, com uma rotina estabelecida, o risco de esquecer uma dose é muito menor.
Não tome outro medicamento sem o conhecimento do seu médico durante o tratamento. Isso pode causar efeitos colaterais e ainda comprometer a eficácia do Alprazolam.
O Alprazolam interage com diversos medicamentos, por isso informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando ou medicamentos prescritos por outros médicos. Informe também sobre os medicamentos que faz uso sem receita médica, suplementos e à base de plantas.
Os medicamentos que interagem com Alprazolam são: cetoconazol, itraconazol e outros agentes antifúngicos azólicos, fluvoxamina, cimetidina, fluoxetina, anticoncepcionais orais, diltiazem, antibióticos macrolídeos (como eritromicina e troleandomicina), inibidores da protease do HIV e digoxina.
Este medicamento pode causar alguns efeitos colaterais. Caso perceba algum dos sinais mais comuns, informe ao seu médico:
Suspenda o uso imediatamente e procure orientação médica, caso perceba os sinais abaixo:
Os comprimidos de Alprazolam devem ficar na embalagem original, guardados em um local escuro, protegido de calor e umidade. Não os deixe à vista de crianças e animais de estimação. Não utilize o medicamento caso o prazo de validade esteja vencido. Não jogue a caixinha do medicamento fora, assim é possível monitorar a data de validade.
Sim, ele pode ser utilizado para induzir o sono, pois possui um efeito relaxante e sedativo. Pergunte ao seu médico qual a dose e o melhor horário para o uso do Alprazolam em casos de insônia.
O medicamento pode durar até 11 horas ativo no organismo, de acordo com a dosagem prescrita, o tempo de uso do medicamento e a regularidade do tratamento. Por isso é difícil calcular por quanto tempo a pessoa conseguiria dormir ao tomar Alprazolam. Mas sabe-se que dentro deste período, o efeito relaxante que leva ao sono profundo e revigorante, está presente.
O Alprazolam e Clonazepam pertencem à mesma classe de medicamentos, funcionando da mesma forma no organismo. A diferença é que o Alprazolam apresenta efeitos mais rápidos, após a administração, comparado ao Clonazepam.
Mas é importante ressaltarmos que o médico é o único profissional habilitado para identificar qual medicamento responde melhor às necessidades de cada paciente. Por isso, informe sempre seu médico sobre como se sente ao longo do tratamento!
Agora que você já sabe como usar o medicamento e como ele age no seu corpo, você pode encontrar Alprazolam aqui na Panvel, além dos demais medicamentos da categoria dos calmantes. Mas é bom ter atenção, pois para obter Alprazolam é necessário apresentar a receita médica!
Tenha cuidado no armazenamento do medicamento, o mantenha sempre fora do alcance de crianças e dos animais de estimação!