Aciclovir é um medicamento utilizado para tratar infecções causadas pelo vírus da herpes, como a herpes labial ou herpes genital.
Reunimos aqui as informações mais importantes para você, antes de usar aciclovir. Continue sua leitura até o fim deste artigo!
Aciclovir é o nome do princípio ativo que compõe este medicamento. Além do princípio ativo, o medicamento possui excipientes variados conforme a forma física, que podem ser:
Os comprimidos são formados pelos excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, amido, estearato de magnésio, dióxido de silício, lactose monoidratada e povidona. Já o creme tem seus excipientes compostos por: poloxamer 407, álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, vaselina, parafina líquida, propilenoglicol e água purificada.
Caso a ingestão de aciclovir em comprimidos for maior do que o recomendado na prescrição médica, informe seu médico e vá em busca do Pronto Socorro mais próximo. Leve a embalagem do medicamento. Os sintomas da superdose são enjôo (náusea), vômitos, dor de cabeça e confusão.
O creme de aciclovir não deve ser ingerido, mas caso haja ingestão acidental, procure também por atendimento médico imediato.
O aciclovir serve para interromper o processo infeccioso causado pelo vírus Herpes simplex, tanto na pele quanto nas mucosas, o que inclui:
O aciclovir é capaz de bloquear os mecanismos de multiplicação dos vírus Herpes simplex, Herpes zoster, Esptein-Barr e Citomegalovírus. Ao ser absorvido pelas células infectadas, o aciclovir interrompe a disseminação da infecção em outras células e ajuda a controlar os sintomas da doença.
O uso de aciclovir não é recomendado para pessoas com alergia ao próprio aciclovir, valaciclovir ou qualquer componente do medicamento. Pessoas com alergia ao propilenoglicol não devem usar aciclovir em creme.
Idosos, pessoas com insuficiência renal, gestantes e mulheres amamentando devem usar aciclovir somente com indicação médica.
O tratamento com aciclovir deve ser orientado por um médico, que determinará a dose e a forma de administração mais adequada para cada caso.
A dose usual de aciclovir para adultos e em crianças acima de 6 anos é de 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalo mínimo de quatro horas entre cada dose, por cinco a dez dias, de acordo com a gravidade. Para a terapia supressiva de herpes genital, a dose é de 400 mg, duas vezes ao dia, por cinco a dez dias.
Para o tratamento de Herpes zoster ou em pacientes imunocomprometidos, a dose típica de aciclovir (somente para adultos) é de 800 mg, cinco vezes ao dia, de sete a dez dias.
O aciclovir creme pode ser usado em adultos ou crianças e deve ser aplicado na área afetada, cinco vezes ao dia, com um intervalo de quatro horas entre cada dose. Para herpes labial, o tratamento deve seguir por quatro dias. Para herpes genital, por cinco dias. Caso não ocorra a cicatrização, é possível estender o uso por mais cinco dias.
Os comprimidos de aciclovir podem ser ingeridos com alimentos, para ajudar a reduzir a irritação gástrica.
Após o uso de aciclovir em creme, evite o contato com mucosas não infectadas e com a região dos olhos. Antes e depois da aplicação, lave bem as mãos para evitar o contágio em áreas não afetadas.
Durante o tratamento com aciclovir tome bastante água, principalmente quando estiver tomando doses altas, para evitar problemas nos rins.
Mesmo que os sintomas melhorem antes do final do tratamento, não suspenda o uso. Assim, você garante que a infecção seja totalmente tratada. Respeite o intervalo entre as doses para manter níveis constantes de aciclovir no corpo.
Caso esqueça de tomar uma dose em comprimidos de aciclovir, administre-a assim que possível. Porém, se estiver próximo ao horário da dose seguinte, tome somente a dose seguinte. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.
Se esquecer de aplicar o aciclovir em creme, aplique assim que lembrar e continue com as aplicações posteriores.
Aciclovir pode interagir com algumas substâncias, quando utilizado ao mesmo tempo. Por isso, informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, assim como suplementos e medicamentos à base de plantas.
As principais interações com aciclovir são:
O aciclovir pode causar alguns efeitos colaterais, sendo que os mais comuns são:
Informe qualquer reação indesejada que sentir durante o tratamento com cetoprofeno.
Os comprimidos de aciclovir devem ser mantidos na embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
A bisnaga do aciclovir em creme não deve ser cortada, expondo o conteúdo ao ambiente externo. Mantenha a bisnaga sempre fechada e armazene em um local onde a temperatura permaneça abaixo de 30°C. Não coloque o produto na geladeira.
Você vai começar a perceber o efeito de aciclovir depois de 2 ou 3 dias do início do tratamento.
O creme de aciclovir deve ser aplicado em cima da(s) lesão(ões) de herpes e ao redor também. Não faça fricção, nem massageie o local para não agravar a(s) área(s) afetada(s). Antes e depois de aplicar o creme, lave bem as mãos para evitar disseminação do vírus.
Não há nenhuma restrição ao uso de aciclovir à noite. Na bula existe a orientação de que a dose noturna pode ser pulada, devido ao curto intervalo entre uma dose e outra (geralmente de 4 horas). Pulando a dose noturna, você não terá seu sono interrompido.
Embora a sonolência não seja um efeito colateral comum de aciclovir, algumas pessoas podem sentir cansaço durante o tratamento oral. A sonolência é um efeito raro de aciclovir em comprimidos, por isso, caso sinta sonolência, evite atividades que exijam atenção total, como dirigir ou operar máquinas.
Aciclovir está disponível nas farmácias somente em creme e em comprimidos. Caso pretenda fazer o tratamento por via tópica, o ideal é usar o creme.
O aciclovir deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Antes de iniciar seu tratamento confira o aspecto do medicamento. Veja se está de acordo com o que a bula fala. Só use medicação no prazo de validade.
Agora que já conheceu as informações mais importantes da bula de aciclovir, confira todas as opções de medicamentos para tratar herpes que a Panvel traz para você!