O Mounjaro (tirzepatida) é um novo medicamento injetável aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2 e tem se destacado por sua eficácia. Seu principal diferencial é a ação sobre dois hormônios responsáveis pelo controle do açúcar no sangue e do apetite: o GIP (peptídeo inibidor gástrico) e o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon). O Mounjaro estará disponível no Brasil e à venda na Panvel, logo no 1º semestre de 2025.
Diferente de outros medicamentos para diabetes, o Mounjaro atua de maneira dupla, estimulando a liberação de insulina e reduzindo a produção de glicose pelo fígado. Além disso, ele desacelera o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, o que pode levar a uma significativa perda de peso.
Veja o mecanismo de ação de Mounjaro no organismo:
Atualmente, o Mounjaro é aprovado no Brasil para o tratamento do diabetes tipo 2 em adultos. No entanto, pesquisas indicam seu potencial para tratar obesidade e outras condições metabólicas, e sua liberação para essa finalidade pode ocorrer no futuro. Em países como Estados Unidos, o princípio-ativo do Mounjaro já foi aprovado pelas autoridades de Saúde para uso no controle à obesidade. No Brasil, a receita para emagrecimento só ocorre off-label (com finalidade diferente da bula), a critério dos médicos.
Veja a dosagem recomendada de Mounjaro - e lembre-se que o uso deve ser recomedado por um médico:
Como qualquer medicamento, o Mounjaro pode causar efeitos adversos. Os mais comuns incluem:
Em alguns casos, podem ocorrer efeitos mais graves, como pancreatite ou reações alérgicas. Por isso, seu uso deve ser sempre acompanhado por um profissional de saúde.
O medicamento já está aprovado pela Anvisa e estará disponível no Brasil e na Panvel. Ele é administrado por injeção subcutânea e deve ser utilizado sob prescrição médica.
Mounjaro é contraindicado para pessoas que tenham histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular de tireoide ou em pacientes com síndrome de Neoplasia Endócrina Múltipla. Mounjaro também é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade grave conhecida à Mounjaro ou a qualquer um de seus excipientes.
Não. A Lilly é a única fornecedora legal da tirzepatida e não fornece qualquer ingrediente ou princípio ativo para farmácias de manipulação ou qualquer outra empresa. Fique atento a anúncios e ofertas de produtos manipulados ou falsificados que podem colocar sua saúde em risco.