Blog Bem Panvel

Nova vacina protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR)

Por 
 | 
22/04/2024
2 min. de leitura

Uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas, o vírus sincicial respiratório (VSR) também pode atingir pessoas de qualquer idade e oferece maior risco de doenças graves em idosos. Em pessoas acima dos 60 anos, o VSR pode ser mais fatal do que o influenza.


Além da idade, as alterações do sistema imunológico provocadas pelo envelhecimento e a presença de comorbidades aumentam os riscos de evolução mais grave após infecção do VSR, que costuma ser causa de exacerbações em pneumopatas crônicos.


Nos Estados Unidos, o VSR foi responsável por 11,4% das hospitalizações dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica e por 7,2% dos pacientes com asma. As comorbidades mais frequentes entre pessoas com mais de 60 anos hospitalizadas por VSR nos Estados Unidos são:

  • Insuficiência cardíaca
  • Diabetes
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Asma brônquica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm), é cada vez maior a frequência com que o diagnóstico de VSR tem sido feito.

Vacina contra o VCR

A vacina contra o VCR protege contra as enfermidades associadas a esse vírus em adultos, como, por exemplo, a pneumonia, abrindo uma importante possibilidade de prevenção para os pacientes com pneumopatias crônicas.


A vacina Arexvy é a primeira vacina contra o vírus VSR a ser disponibilizada no Brasil. É indicada para pessoas a partir dos 60 anos e tem como objetivo principal a proteção desse grupo etário contra infecção do trato respiratório inferior (ITRI) pelo VSR, principalmente as pessoas com comorbidades e fragilidades que representam risco aumentado de complicações da infecção, internação e óbito. O imunizante é aplicado em dose única.

A recomendação da aplicação da vacina contra o vírus VSR é enfatizada para aquelas pertencentes a grupos de risco aumentado para formas graves, hospitalização e óbito decorrentes de infecção pelo VSR. A única contraindicação é para pessoas com história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina.

Vacine-se no Panvel Clinic

No Panvel Clinic, a vacina contra o vírus VSR é realizada por farmacêuticos capacitados, em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos e em horários flexíveis. A vacina é feita sob precisa de prescrição médica. Converse com o seu médico e agende seu horário no Panvel Clinic mais próximo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu