Em todo o mundo, milhões de pessoas convivem sem saber com uma doença que pode se tornar grave com o passar dos anos. O perigo das hepatites virais é justamente o seu desenvolvimento silencioso: essa inflamação no fígado pode evoluir de maneira assintomática durante décadas até desencadear em complicações como cirrose e câncer.
O Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De todos os tipos da doença, a hepatite C é considerada a mais perigosa, pois se torna crônica em 75% dos casos. A ausência de sintomas leva muitas pessoas a só conhecerem o diagnóstico quando a hepatite C já está em estágio avançado. “Por isso é importante fazer o teste para descobrir se tem a doença. O tratamento é oferecido pelo SUS e evita que a doença evolua para quadros graves”, explica a gastroenterologista e hepatologista Josiane Fischer.
Apesar de serem conhecidas por não demonstrarem sinais, em alguns casos as hepatites virais podem apresentar sintomas. São eles:
Mesmo que você não tenha nenhum destes sintomas, é importante fazer os exames de hepatites B e C.
A recomendação do Ministério da Saúde é realização dos testes para as hepatites B e C pelo menos uma vez na vida. “Além de permitir o tratamento, também evita o risco de contaminar outras pessoas da nossa família”, afirma a médica Josiane Fischer.
No Panvel Clinic, é possível realizar o exame rápido para detectar a Hepatite C. Não há necessidade de requisição médica, e o resultado fica pronto em até 15 minutos, servindo como uma triagem para o tratamento, caso o diagnóstico seja positivo.
Apenas os tipos A e B de hepatite já têm vacinas disponíveis. No Panvel Clinic é possível se vacinar contra ambos os tipos da doença, clique para saber as opções de imunização.
O diagnóstico de hepatite C não é motivo para apreensão, já que o tratamento disponível para a doença é altamente eficaz: os antivirais de ação direta (DAA) permitem a eliminação da infecção pelo organismo. Os medicamentos são utilizados geralmente entre 8 e 12 semanas, com percentual de cura que chega a 95% dos casos. Todas as pessoas com o diagnóstico de infecção pela hepatite C podem receber o tratamento gratuitamente pelo SUS. Em caso de gestantes, o tratamento é iniciado após o parto.
Neste Julho Amarelo, considere fazer o teste da hepatite C e verifique seu cartão vacinal para se certificar que a imunização contra os tipos A e B da doença já foi realizada. Com prevenção, fica tudo bem!