A vacinação infantil garante a saúde dos pequenos desde os primeiros dias de vida e é fundamental para a prevenção e erradicação de doenças. No dia 27 de julho, comemoramos o Dia do Pediatra, a quem as mamães, os papais e familiares devem recorrer sempre que se sentirem inseguros em relação ao tema.
O pediatra é o profissional mais indicado para tratar do tema e esclarecer dúvidas sobre o calendário de vacinação, que se estende do nascimento à adolescência.
Ao longo das últimas décadas, muitas doenças foram erradicadas no Brasil e no mundo devido à imunização em massa da população. Entre elas a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, enfermidades que as novas gerações praticamente desconhecem.
O calendário de vacinação é um cronograma de imunizações de rotina elaborado pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Entidades civis, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, também podem propor calendários.
Revisado anualmente, os calendários podem variar conforme cada região do Brasil, pois as doenças circulam de forma diferente no país.
Para determinar o conjunto de vacinas que integra o calendário de vacinação, fatores distintos são levados em conta. Por exemplo, a existência ou não de epidemias, circulação e importância da doença a ser prevenida e a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz.
Os planos de vacinação em massa asseguram o controle das doenças e a imunização geral da população. Atualmente, o Plano Nacional de Vacinação prevê vacinas para bebês e crianças, mas também para adolescentes, idosos, povos indígenas, adultos e gestantes.
A Panvel disponibiliza em seu site um calendário de vacinação por faixa etária.
O dito popular “prevenir é melhor que remediar” é batido, mas verdadeiro, principalmente no caso da vacinação de crianças, que garante um crescimento imune a uma série de doenças.
Como os pequenos possuem um sistema imunológico ainda em construção, a cada vacina o corpo adquire novos anticorpos contra vírus e bactérias de doenças graves, além de evitar a circulação e disseminação de doenças entre os adultos.
A vacinação dos bebês já começa nos primeiros dias de vida, com a BCG, que previne a tuberculose, doença grave e infecciosa que pode levar à morte. Outras vacinas exigem que as crianças estejam um pouco mais crescidas e, por isso, seguir o calendário é importante.
Com a pandemia de coronavírus, o medo de sair de casa fez com que muitos pais atrasassem a vacinação das crianças. Se isso aconteceu com você, não entre pânico, é possível correr atrás do prejuízo.
Nesses casos não é necessário tomar todas as doses novamente, pois a vacina dada não é “perdida”. Para aquelas em que é necessária mais de uma dose, a imunização continuará de onde parou. O pediatra poderá indicar ajustes de dose em casos excepcionais.
Para manter o calendário de vacinação infantil em dia, a Panvel Clinic oferece um completo mix de vacinas. Confira a seguir quais estão disponíveis e quais doenças elas protegem:
Além dos imunizantes, a Panvel conta com farmacêuticos habilitados e salas individualizadas. Para sua comodidade, o serviço é agendado pelo site no dia e horário da sua preferência. Você pode escolher a unidade mais próxima que possui o serviço de vacinação.
A vacinação é um gesto importante de prevenção individual e de cidadania, pois minimiza a possibilidade de epidemias e garante a erradicação de doenças por mais tempo. Vacine-se!