Quem já viajou para países como África do Sul, Colômbia e Tailândia, ou até mesmo para regiões brasileiras como a da Amazônia, já se deparou com a necessidade da vacina contra a febre amarela. Com a retomada gradual do turismo, informar-se sobre a doença e os países que exigem a imunização contra ela deve fazer parte dos preparativos de quem planeja as próximas férias.
A febre amarela é uma doença viral aguda e hemorrágica, endêmica em áreas tropicais da África e da América Latina. Sua transmissão ocorre por mosquitos pertencentes às espécies Haemagogus, Sabethes e Aedes. Muitas vezes, é difícil fazer a diferença entre casos de febre amarela e outras febres hemorrágicas virais. Os sintomas costumam aparecer entre três e seis dias depois da picada do mosquito infectado. Em sua fase inicial, manifestam-se na forma de:
Para a maioria dos pacientes, os sintomas acima desaparecem após pouco tempo. Porém, para entre 10% e 15% dos pacientes entram em um quadro mais grave, no qual há risco de morte. Nesta fase, os sintomas são:
A febre amarela provoca a morte de cerca de 50% dos pacientes que entram no quadro mais grave. O tratamento hospitalar precoce é um dos fatores que aumentam a taxa de sobrevivência. Ainda que não exista um antiviral específico para a febre amarela, o desfecho da doença melhora com o tratamento da desidratação, da insuficiência hepática e renal e da febre, por exemplo.
Por isso, a vacina contra a febre amarela é a medida preventiva mais importante e segura, além de acessível e eficaz. Ela proporciona uma imunidade efetiva para 99% das pessoas vacinadas. Uma única dose é suficiente para garantir a imunidade e proteger contra a febre amarela durante toda a vida.
Quem recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, deve tomar a dose de reforço, independentemente da idade que tiver, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, a imunização é indicada a partir dos nove meses de idade, conforme orientações para vacinação e que morem ou estejam com viagem marcada para municípios que compõem a Área com Recomendação de Vacina (ACRV) - desde julho de 2018, todo o estado de Santa Catarina é (ACRV).
A vacina contra a febre amarela é oferecida pela Panvel Clinic. Ela é indicada sobretudo para:
Se você vai viajar para algum dos países que exigem a vacina contra a febre amarela, esteja atento para fazer o certificado internacional de vacinação.
Além da vacina contra a febre amarela, os cuidados para prevenir a doença incluem evitar a proliferação dos mosquitos, mantendo a casa limpa sem acúmulo de água parada, ambiente ideal para reprodução dos mosquitos transmissores.