Você já ouviu falar em higiene do sono? Trata-se de um conjunto de comportamentos, condições ambientais e outros fatores relacionados ao sono, utilizada em todas as idades, para organizar o horário e os rituais de sono. Com a higiene do sono é possível evitar ou minimizar sonambulismo, terror noturno, pesadelos e algumas doenças do sono, tais como as síndromes da apneia obstrutiva do sono e a das pernas inquietas.
Importante em todas as idades, além do repouso e do relaxamento muscular, o sono é fundamental para os mecanismos de atenção e memória.
1. Mantenha uma rotina regular: tente ir dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias. Tenha horários regulares para as refeições, tomar medicamentos e outras atividades, pois isso ajuda a manter nosso relógio interno regular.
2. Vá para a cama somente quando estiver com sono.
3. Exercite-se regularmente. A atividade física melhora o sono, mas dê preferência a exercícios leves, como alongamento ou caminhada se for próximo ao horário de dormir.
4. Evite bebidas com cafeína após as 17 horas, como café, refrigerantes, chá preto e achocolatados.
5. Faça refeições leves durante a noite.
6. Não fume antes de dormir.
7. Tenha rituais relaxantes antes de dormir.
8. Evite bebidas alcoólicas.
9. Transforme seu quarto num local agradável para dormir, sem luminosidade, sem ruído e com temperatura adequada. Retire a TV do quarto e fique longe das telas em geral (celular, tablet, etc).
10. Se possível, deixe as preocupações longe da cama.
Caso a sua dificuldade para dormir persista, apesar das técnicas acima, procure um médico.
Fontes:
Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)