Quem busca por uma opção ecológica para se cuidar, opta por usar o coletor menstrual. O produto vem ganhando cada vez mais destaque entre o público feminino, se tornando super comum no dia a dia das mulheres. Apesar de não ser novidade, há muito o que conhecer sobre esse item.
Isso porque, existem diversos formatos, cuidados, além dos benefícios que você precisa entender. Mas afinal, como o coletor menstrual funciona, por que ele é uma opção sustentável, prática e econômica? São essas perguntas que nós, da Panvel, vamos responder nesse artigo.
Então, para você não ficar com nenhuma dúvida, acompanhe o conteúdo até o final e saiba tudo o que precisa saber sobre o coletor menstrual. Vamos lá?
Você pode ler também: Cisto no ovário: saiba identificar os sintomas e como prevenir
O coletor menstrual nada mais é do que um objeto para coletar sangue durante a menstruação. Para deixar mais claro, ele é uma espécie de copinho de silicone dobrável e reutilizável, inserido no canal vaginal.
Com ele, é possível dispensar o uso de absorvente e manter a higiene feminina durante o período menstrual. Além disso, é importante ressaltar que existem diversos tipos de marcas, tamanhos e modelos, por isso, é fundamental ficar atento a cada um deles.
A sua forma de colocar, não é muito diferente de um absorvente interno. Mas afinal, como o coletor menstrual funciona?
Antes de tudo, é importante saber como funciona o coletor menstrual, para poder entender todo o processo. Ele atua como uma espécie de absorvente, no qual impede o vazamento do fluxo menstrual.
Para realizar a coleta, ele deve ser inserido na vagina, que possui mecanismo por pressão. Isso porque, o produto faz um vácuo nas paredes vaginais, impedindo o sangue de vazar. Vale ressaltar que o seu funcionamento é bem simples, podendo substituir o absorvente tradicional.
Não tem muito segredo na hora de usar o coletor menstrual, é necessário apenas dar atenção a alguns detalhes para evitar incidentes. Nesse sentido, é super importante descobrir o tamanho certo do coletor.
Após analisar alguns critérios para escolha, é importante dar atenção a forma de colocar o produto. Antes de iniciar o processo, faça a higienização das suas mãos e, em seguida, arrume uma posição confortável para inseri-lo, podendo ser deitada ou sentada.
Em seguida, dobre o coletor no início do canal vaginal e empurre em direção à coluna. Após encaixá-lo, solte a dobra para se ajustar. Por fim, passe o dedo ao redor do coletor e avalie se está todo aberto. Caso não esteja, gire-o.
Existem diversas vantagens quando se utiliza o coletor menstrual, por isso, ele vem ganhando bastante popularidade entre o público feminino. Quer saber quais são? Abaixo, você confere as vantagens de usar o produto.
Essas são as principais vantagens que o coletor menstrual pode trazer a saúde e o bem-estar da mulher, principalmente durante o dia a dia.
Apesar de ser bastante popular, existem ainda muitas dúvidas sobre o coletor menstrual. E para ajudar a esclarecer, nós, da Panvel, separamos as principais perguntas relacionadas ao produto.
Não, não machuca. Isso porque, o material de silicone permite ser ajustável ao canal vaginal da mulher. No entanto, é importante que você tenha atenção na hora de colocar o produto, para ser inserido corretamente, impedindo vazamentos e desconforto.
O recomendado é buscar por orientação de um ginecologista, para auxiliar no processo de utilização com dicas.
A limpeza do coletor é bem simples. Ao retirar o produto, esvazie o copinho, lave com água e sabão neutro. Em seguida, é só inseri-lo novamente. Contudo, é importante lembrar que esse processo deve ser feito conforme o fluxo de cada mulher.
Então, ao final de cada ciclo menstrual, é recomendado esterilizá-lo na água fervente por uns 5 minutos. Evite usar panelas de alumínio e antiderrapante, pois podem soltar substâncias metálicas e prejudicar o silicone.
Sim, sem problema nenhum. Isso porque, o coletor fica no canal vaginal, que é separado dos demais canais. Então, pode ir sem preocupação.
Pode sim. Assim como a resposta anterior, ambos produtos ficam em diferentes partes do corpo. Porém, é necessário ficar atento na hora de retirar o coletor, para, sem querer, puxar as cordinhas do DIU.
Então, o coletor menstrual deve ser utilizado entre 6 a 12 horas, é claro, vai depender bastante da intensidade da menstruação. Contudo, essa é a média de horas recomendada, porém, ele precisa ser retirado, no máximo, em 12h, para evitar vazamento e infecções.
Por fim, o coletor menstrual é um utensílio feminino que está ganhando espaço a cada dia. Isso porque, ele oferece mais conforto, segurança, economia, principalmente ajuda na preservação do meio ambiente. Qualquer mulher pode usá-lo, no entanto, é necessário conhecer seu corpo direitinho.
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim, a Panvel está sempre em busca de trazer dicas indispensáveis para cuidar da saúde de todos. E no nosso site, você encontra as melhores opções de produtos de qualidade e seguros. Clique aqui e confira as opções de coletor.