No calendário, elas aparecem uma semana separadas entre si. Na vida real, estão ligadas diariamente para o bem-estar do nosso organismo. Estamos falando da nutrição, cujo dia foi celebrado nesta quinta-feira (31/03), e da saúde, que comemora sua data a cada 7 de abril.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nutrição é definida como a ingestão de alimentos em relação às necessidades dietéticas do organismo. Assim, a nutrição adequada, composta por uma dieta suficiente e equilibrada, é um elemento primordial para a boa saúde. Sem alimentos nutritivos, somos incapazes de viver, aprender, proteger-nos contra doenças e ter uma vida produtiva.
Desde a obesidade e o colesterol, passando pela falta de vitaminas e minerais, muitas doenças estão relacionadas com o desequilíbrio na alimentação. Entre outros sintomas, a má nutrição pode:
Por isso, é importante pensar em cada refeição como fonte não apenas para saciar a fome, mas de cuidado da saúde e do bem-estar. Uma alimentação adequada atende as necessidades do organismo a partir das características pessoais de cada um, com a finalidade de manter o bom estado nutricional e de saúde. Problemas digestivos e até mesmo sintomas leves de desconforto após a ingestão de algum alimento podem apontar para alergias ou intolerâncias alimentares e precisam ser investigados.
E já que estamos falando de saúde, o que ela significa para você? A OMS a define como "um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções ou doenças". Assim, fica claro que a saúde contempla diversos fatores que intervêm na qualidade de vida de cada um.
Uma pessoa saudável, portanto, é aquela que desfruta de uma vida plena nos níveis mental, social e físico. É assim que você tem se sentido? Além de seguir uma dieta saudável e equilibrada, algumas ações podem lhe ajudar para usufruir de um bom estado de saúde:
Além disso, para o Dia Mundial da Saúde 2022, a OMS destaca a relação com o ambiente. A partir do tema "Nosso planeta, nossa saúde", a organização propõe três reflexões:
O tema também se relaciona com a nutrição: uma alimentação adequada implica que os meios de produção sejam igualmente sustentáveis. Por exemplo: a forma como se cuidam os animais que proporcionam carne ou leite impacta diretamente na nossa saúde. O desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis contribui para combater a má-nutrição e o desperdício, fazendo com que mais pessoas estejam nutridas em todo o mundo.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relação entre a boa nutrição e a sua saúde, que tal colocar em prática e ter uma alimentação saudável todos os dias?
Além desses cuidados, você também pode conferir o teste DNHygia Nutrição, é um teste genético que avalia 94 variantes genéticas de 67 genes, ajuda você a identificar todas essas questões para entender como funciona o seu corpo, além de buscar o plano de ação nutricional e comportamental ideal para você. Além deste exame, a Panvel trabalha com outros tipos de Testes Genéticos.