A gestação é um período de grandes transformações na vida da mulher. Um acompanhamento médico adequado é essencial para garantir uma gravidez saudável. O obstetra é o profissional responsável por cuidar da saúde da gestante e do bebê, monitorando a evolução da gestação e orientando sobre os cuidados necessários em cada fase.
“A palavra obstetra vem do latim ‘Obstare’, que significa ficar aoyalado. Obstetrícia é a especialidade médica que cuida da mulher durante todo o ciclo gravídico e puerperal, monitorando as pacientes desde a fase pré concepcional até o pós nascimento, orientando sobre os cuidados necessários em cada fase”, explica a médica ginecologista e obstetra Maria Fernanda Amorim Pellicioli.
No dia do obstetra, celebrado 12 de abril, lembramos que o ideal é procurar esse especialista antes mesmo de engravidar, para realizar exames e preparar o organismo para a gestação. "A consulta pré-concepcional é muito importante para um pré-natal saudável. Através desta avaliação podemos diagnosticar condições pré existentes, que precisam ser tratadas e, também, podemos entender melhor como vai funcionar este vínculo entre médico e paciente e como será este acompanhamento”, orienta a médica.
Após a confirmação da gravidez, a primeira consulta deve ocorrer o mais cedo possível. "O acompanhamento médico precoce é fundamental para avaliar a saúde da mãe e do bebê, iniciar as suplementações necessárias e orientar sobre alimentação, exercício físico e hábitos saudáveis", destaca a especialista.
Durante os nove meses de gestação, o obstetra realiza uma série de exames e consultas para garantir que tudo esteja evoluindo bem. Esse acompanhamento permite identificar e tratar precocemente possíveis complicações, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, infecções urinárias e alterações no desenvolvimento do bebê. "Um pré-natal regular é essencial para amenizar os riscos de complicações maternas e fetais, garantindo uma gestação mais tranquila", ressalta Maria Fernanda.
Além dos exames laboratoriais e ultrassonográficos, o obstetra também orienta sobre as mudanças no corpo da gestante, sintomas comuns e sinais de alerta. "Cada trimestre da gestação traz desafios diferentes, riscos diferentes. O obstetra está ali para guiar a paciente e a pessoa que lhe acompanha, além de esclarecer as dúvidas que possam surgir", diz a médica.
O acompanhamento com o obstetra segue durante os nove meses de gestação e se mantém no pós-parto. Veja o intervalo comum entre as consultas:
"Essa frequência possibilita que o médico tenha uma maior proximidade com a gestante conforme a gestação vai evoluindo” explica Maria Fernanda Amorim Pellicioli.
Após o nascimento do bebê, o obstetra ainda acompanha a mulher no período pós-parto. "Este período é conhecido como puerpério, um momento de grandes mudanças hormonais e emocionais. O vínculo entre médico e paciente, construído ao longo do pré natal é essencial para avaliar a recuperação da mãe e tratar possíveis intercorrências, como patologias hipertensivas e a depressão pós parto. A detecção precoce destas patologias possibilita uma intervenção mais efetiva.", pontua a especialista.
O obstetra desempenha um papel fundamental na saúde da mãe e do bebê, desde o planejamento da gestação até o pós-parto. Procurar esse especialista no momento certo faz toda a diferença para garantir uma gravidez mais saudável e segura. O pré-natal bem feito reduz riscos e proporciona mais tranquilidade para a gestante e sua família, bem como, cria um vínculo médico paciente, fundamental para a saúde física e emocional da gestante.Se você está planejando engravidar ou já recebeu a confirmação da gestação, não hesite em procurar um obstetra e iniciar o acompanhamento médico o quanto antes!
Médica ginecologista e obstetra.