Realizar consultas médicas e exames anuais deveriam ser atividades fixas do calendário de todos, especialmente para o diagnóstico precoce de doenças e a manutenção de uma vida saudável. Entretanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente. Para compreender a importância deste tema, o Blog Saúde e Você entrevistou a Dra. Carolina Giusti Buzo, cardiologista do grupo de Check-Up do Hospital Moinhos de Vento.
Dra. Carolina Giusti Buzo - Não existe uma idade específica. A necessidade de acompanhamento médico e avaliações através de exames existe ao longo de toda a vida e vai mudar de acordo com sexo, faixa etária, história familiar e comorbidades já conhecidas e em tratamento.
Este acompanhamento de rotina é importante em todas as idades, no entanto, com o envelhecimento do indivíduo, algumas doenças podem aumentar em incidência e alguns exames devem ser realizados anualmente, como mamografias em mulheres e avaliações da próstata em homens.
Dra. Carolina Giusti Buzo - Existem protocolos definidos para cada sexo e faixa etária, de acordo com a incidência das doenças e baseados nas recomendações das sociedades médicas nacionais e internacionais.
No entanto, cada paciente deve ter a seleção dos exames pensada de maneira individual por seu médico, levando em consideração suas características, histórico e hábitos individuais.
Alguns exames integram a maior parte das avaliações, como análises laboratoriais para triar alterações no hemograma, níveis de glicemia, colesterol, função tireoideana, renal e hepática; sorologias para doenças sexualmente transmissíveis; entre outros.
Exames cardiológicos, como eletrocardiograma e teste ergométrico, também podem ser solicitados principalmente em pacientes acima dos 40 anos, naqueles com história familiar de doenças cardiovasculares, comorbidades e hábitos de vida prejudiciais, como tabagismo, por exemplo.
Ultrassonografias e demais exames de imagem são avaliados para cada paciente.
O exame preventivo para rastreamento de câncer de colo de útero, mamografia para detecção de câncer de mama em mulheres, rastreamento do câncer de próstata e colonoscopia preventiva para triagem de câncer de intestino também fazem parte desta lista.
Além disso, é fundamental frisar que a avaliação para rastreamento de lesões suspeitas de pele e doenças oftalmológicas também são fundamentais para a avaliação.
Dra. Carolina Giusti Buzo - É indispensável. Um dos pilares fundamentais do check-up é o rastreamento de doenças assintomáticas.
Diagnosticando lesões precocemente podemos instituir tratamentos rapidamente, aumentando a qualidade de vida do paciente e suas chances de cura.
Dra. Carolina Giusti Buzo - O check-up vai muito além da realização de exames. É uma excelente oportunidade para identificar tendências (como a elevação progressiva da glicemia) e, com auxílio médico e nutricional, traçar estratégias para modificar hábitos e retardar o aparecimento de doenças.
Este é o momento para definir metas de atividade física diária, buscar uma alimentação balanceada, controle de peso, combater os danos gerados pelo estresse, melhorar a qualidade do sono, traçar estratégias para parar de fumar e manter seu calendário vacinal atualizado.
Dra. Carolina Giusti Buzo - O aumento da longevidade da população em conjunto a maus hábitos de vida e a baixos investimentos em prevenção contribuem para a elevação das doenças não transmissíveis, sendo elas a principal causa de morte no Brasil.
Atuar de maneira preventiva em saúde pode contribuir para o combate das principais causas de óbito, reduzir custos em todos os seguimentos do setor e, principalmente, contribuir para uma vida mais longa e com maior qualidade.
Fonte: Dra. Carolina Giusti Buzo é cardiologista do grupo de Check-Up do Hospital Moinhos de Vento.