Imagem: reprodução/Projeto Camaleão
De uma brincadeira divertida para mudar o visual, surgiu uma das iniciativas mais inspiradoras em busca do bem-estar de pacientes com câncer em Porto Alegre. A primeira edição do Projeto Camaleão: Autoestima contra o Câncer foi realizada como uma ação independente, em 2014. No encontro, pacientes e participantes em geral eram convidados a brincar com o visual e trocar experiências.
A pequena ação gerou um grande resultado. "Fomos recebendo o retorno das pessoas, pacientes e familiares, e vimos o impacto que esta pequena intervenção tinha no tratamento do câncer. Resolvemos ir mais longe, e em 2016 nos tornamos oficialmente uma organização da sociedade civil", relembra a presidente do Projeto Camaleão, Flávia Maoli.
Era o início de uma associação que se consolidou na assistência a pessoas com câncer, incluindo seus familiares e cuidadores, com a missão de promover o acolhimento, a assistência e a reinserção social das pessoas por meio do fortalecimento de sua autoestima e autonomia. Seja oferecendo atividades diretamente aos pacientes, seja apoiando seus familiares e cuidadores, o Projeto Camaleão acolhe e oferece uma nova perspectiva para quem está vivenciando o tratamento contra o câncer. Em 2021, 896 pessoas foram beneficiadas - os atendimentos são realizados para pessoas com qualquer tipo de câncer, condição socioeconômica ou fase do tratamento.
Entre as ações desenvolvidas estão:
"Também trabalhamos políticas públicas e advocacy, além de campanhas de conscientização sobre diversos tipos de câncer. A maior campanha que realizamos é o Abril Branco: o câncer em todas as cores, que tem como objetivo unir pacientes, familiares, cuidadores, equipes de saúde e a sociedade contra nosso inimigo em comum: o câncer", comenta a presidente do projeto.
Desde 2018, o Projeto Camaleão conta com uma sede, localizada na Rua Giordano Bruno, número 82, em Porto Alegre. O local oferece grupos terapêuticos, yoga, meditação, consultoria de imagem, aulas de artesanato e orientação nutricional, entre outras atividades gratuitas. Devido à pandemia, os atendimentos estão sendo realizados de forma online - acompanhe o site e as redes sociais do projeto para ser avisado sobre o retorno das ações presenciais.
"Ao longo dos anos, o crescimento do projeto se deu muito em função das solicitações dos pacientes, que buscavam apoio e acolhimento. Também crescemos muito graças ao nosso time de voluntários, que felizmente cresce a cada ano com o intuito de fazer o bem e apoiar quem enfrenta o câncer", explica Flávia, que desenvolveu muitas das ações do Camaleão baseando-se em sua própria experiência ao enfrentar o câncer por mais de uma vez: em 2011, 2013 e 2014.
Uma das maiores apoiadoras do projeto, a Panvel é também a patrocinadora do calendário Camaleoas Contra o Câncer, que visa mostrar que a mudança da realidade de pacientes é possível por meio do reforço de sua autoestima. A edição 2022 do calendário traz o tema “O tempo é a gente”. Nele, as fotografias de Raul Krebs de mulheres que já participaram de outras edições do mesmo projeto trazem uma reflexão sobre a passagem do tempo.
"A Panvel também tem sido nossa parceira há muitos anos, disponibilizando itens de beleza e autocuidado para as participantes da Feira da Autoestima, ação que realizamos desde 2014. Para nós, é muito importante poder contar com essa parceria, pois acreditamos que juntos somos mais fortes", afirma Flávia.
Se você também ficou com vontade de ajudar, saiba que existem várias formas. A principal delas é a doação:
Além disso, também é possível ajudar o Camaleão simplesmente divulgando o trabalho do projeto. Você conhece alguém que está em tratamento contra o câncer e gostaria de conhecer o Camaleão? Ou alguém que possa apoiar o projeto? Compartilhe essa matéria e ajude para que as ações do Camaleão possam beneficiar ainda mais pessoas!